JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O último cargueiro do ex-porto municipal
Registro histórico: Saída do último cargueiro operado no complexo portuário de Itajaí ainda municipalizado, bem no começo da noite do último dia de 2024
Demagogia estampada
A pergunta que fica é: Ao utilizar – durante a cerimônia de apresentação dos secretários municipais da prefa pexêra – uma camiseta estampada “Sou Papa Siri” e ao mesmo tempo concordar que alguém sem nenhuma relação com a pesca seja nomeado diretor-Executivo de Pesca, será que a dupla RR optou por estampar sua demagogia nas peças de roupa ou foi mera coincidência?
Amnésia aguda
Pois, por incrível que pareça, o prefeito Robison Coelho (PL) e seu vice Robin, ops Rubens Angioletti (PL), que já mostraram que tão cagando e andando pro nepotismo no governo, mostram que o carguismo que sempre criticaram agora serve, ao encaixarem o Correio Jr (Republicanos), líder sindical dos trabalhadores portuários, na diretoria de pesca da secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Afronta
No debate eleitoral aquele discurso emocionado de que a pesca tem que ser valorizada, resgatada e ser protagonista... Na hora de nomear alguém pra cuidar do setor escolhem uma pessoa claramente vinculada a outras pautas e que não se tem notícia de que saiba jogar uma tarrafa na água, quiçá pegar um bagre no anzol.
Nada contra
Nada contra o Correio Jr, que correu a eleição apoiando a dupla RR contra a orientação de seu partido. É natural que tenha um cargo no governo, não dá pra ser puritano e achar que não. Mas é simbólico e sintomático da amnésia aguda da dupla RR o lugar onde ele foi colocado. E o setor da pesca, por enquanto, quietinho? Todos cooptados pelo prefeito e seu vice?
Se curvou?
A pergunta que fica é se a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, já se curvou à politicagem antes mesmo de completar uma semana no comando da pasta. Até porque empresário nenhum aceita no seu negócio alguém fora da função que sabe exercer. Teve que engolir a seco, sem nenhum pirãozinho de peixe, será? Cuida com os espinhos, Gabi.
Sentença anulada
Este socadinho, inebriado pela passagem do ano novo, acabou induzido ao erro quanto ao empresário Márcio Gazaniga e seu possível cargo comissionado com a dupla RR. Na verdade, mesmo tendo sido preso e condenado com trânsito em julgado, Márcio conseguiu anular a sentença com base em erros formais no seu processo, estando quites com a dona Justa.
Resta saber...
... se a dupla RR, Robison Coelho (PL) e Robin, ops Rubens Angioletti (PL), que apontava o dedo mesmo pra quem fosse inocentado por erros formais ou prescrição, como foi o caso do Márcio, agora acha que não tem problema nomear quem já passou por perrengues criminais lesando os cofres públicos. Vamos aguardar o Diário Oficial.
E ‘la nave va’
No final da tarde, começo de noite de terça-feira, 31 de dezembro de 2024, o cargueiro Jazan cruzou o canal de acesso do complexo portuário de Itajaí em direção ao oceano Atlântico. Muitas pessoas bizolhavam o espetáculo lá no molhe da barra. Mas o que a maioria dessas pessoas não sabia é que presenciavam um momento histórico.
‘Hasta la vista, baby’!
O gigantesco Jazan foi o último naviozão cargueiro operado pelo complexo portuário de Itajaí ainda municipalizado. Agora acabou. E, como dizia aquela música dos Novos Baianos, ‘acabou chorare’.
Uma vergonha
Itajaí ter perdido a dura conquista da municipalização que alavancou a cidade e a nossa região, é uma derrota histórica da política catarinense. E os principais responsáveis por essa derrota são o governador Little Jorge (PL), que caga pra Brasília, e o agora ex-prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que cagou pro processo.
Inconformados
Muitos com quem falo, assim como eu mesmo, estão inconformados com a maneira que se deu essa refederalizacão do porto. Junto com o cargueiro Jazan foi embora muito do esforço de todos em prol da nossa cidade, além de parte do orgulho que cada um de nós tem de ser Itajaiense. Nós nos sentimos enganados. Eu pelo menos me sinto assim.
O triste adeus
O cargueiro Jazan levou embora com ele, no último final de tarde do ano, um bem muito importante para os itajaienses. Os culpados têm que ser punidos de alguma forma pelo descaso. Essa é minha opinião. Itajaí já perdeu muita coisa por conta da falta de atenção e de comprometimento de quem foi eleito para proteger a nossa cidade e o nosso estado. Tanto que não cabe aqui.
“Não é o cargo que te faz líder. É a postura” - Pai Atanásio
Acorda, Itajaí!
Então, precisamos acordar para uma nova realidade, para um novo ano que começa e, antes de mais nada, riscar do mapa os políticos que deixaram isso acontecer. Governador, prefeito, deputados e por aí vai. Nenhum deles merece o voto e muito menos a confiança do itajaiense. Ou estou errado? Hein?
Novos bagrões
Cinco novos secretários do governo 2 do prefeito de Navega City, Liba Top, ops, Fronza (PSD), foram revelados. O Lorival Kempner é o novo secretário de Agricultura e Pesca. A Lu Bittencourt será a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social. A Sorilei Aparecida Dapper a chefona da secretaria de Proteção e Cuidado Animal e o Toninho Uller o mandachuva da Navetran.
‘Estauta’ da Havan
Vira e mexe as ‘estautas’ da Havan viram objeto de polêmica. De fato, são feias pra caraio e não têm nada a ver com a cultura brasileira ou com a catarinense. Todo mundo ligado à cultura ou com o mínimo de senso estético sempre torceu o nariz para elas, mas as lojas Havan foram ganhando o Brasil e com elas as tais estátuas que são uma ode ao mau gosto.
Hang
Feito as estátuas de suas lojas, o empresário Luciano Hang também sempre é alvo de polêmica, por suas opiniões sinceronas e pela ligação política que teve/tem (?) com o bolsonarismo. Pois, agora Luciano lançou a ideia para os prefeitos brasileiros que assumem que tenham como prioridade “limpar” suas cidades. Até aí tudo bem.
Grupo de imprensa
O release da rede de lojonas, reproduzindo essa ideia do ‘véio’ da Havan, causou polêmica num grupo de imprensa aqui da região, onde foi aventado que se deveria aproveitar a limpeza que o Hang quer nas cidades brasileiras para limpá-las, também, das ‘estautas’ americanófilas (até pelo complexo de vira-latas) da loja. Eitcha! Que fique a reflexão…
Pedrão
O socadinho escriba fez uma visita ao chefão regional da força & luz, o Pedro da Celesc, que se sagrou vereador na sua primeira eleição, em outubro de 2024. Filho de ex-vereador, Pedrão, pela experiência, foi convidado pelo prefeito Robison Coelho (PL) para comandar o Semasa, mas declinou porque teria que renunciar ao seu mandato e tem um tempo na Celesc pra cumprir.
Honrar os votos
Questionado sobre o futuro e uma possível caminhada rumo à Assembleia Legislativa em 2026, Pedrão desconversa, afirmando que é cristão novo na política e pretende honrar quem votou nele – e também os que não votaram – ao assumir o cargo de vereador na piramidal casa do povo.
Quem quer que seja
Pedro é um nome forte de futuro na política, reconhecem aliados e adversários, sempre afável e pronto para atender quem quer que seja, por isso está há 36 anos na Celesc e, hoje, ocupa o mando de campo da estatal em toda a região.
Élcio em Barra Velha
O agora ex-prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Élcio Bisturi Kuhnen (MDB), reassume o cargo de médico da rede pública municipal na capital do pirão, Barra Velha, onde é efetivo.
Vetado
Teve quem trabalhou durante 30 dias na transição, da parte da dupla RR. O que se acreditava que lhe daria crédito a possibilidade de assumir um cargo. O sujeito é profissional e ético, neste sentido. Contudo, seu nome teria sido vetado por ideologia, porque o referido cidadão criticou as atitudes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia. Phode?
Puxadinho do executivo
Chamou a atenção de alguns atentos fiscais de redes sociais o fato da nova mesa diretora da piramidal pexêra ter se reunido logo no primeiro dia útil do ano. O espanto não foi pelo fato de os vereadores estarem trabalhando em vez de coçando a sacaria, mas sim pelo local utilizado pra conversa: A mesma sala usada pelo prefeito Robison Coelho (PL) no paço da Vila Operária. Eitcha!
Falta equilíbrio
O mesmo local em que os edis se reuniram foi palco de vídeos do alcaide no mesmo dia e quase na mesma hora. Uma clara demonstração de que o legislativo voltará a ser subserviente do executivo, uma mera instância protocolar e burocrática. Falta equilíbrio nos últimos tempos ao legislativo, que uma hora é capacho do executivo, outra hora é do contra. Quero ter fé de que vai ser diferente.
Agora pode
Falando nessa relação nem sempre saudável entre os poderes, a tchurma com memória boa resgatou projetos e falas da minha ex-musa BBB, a dom quichata Anna Carolina (PSDB) defendendo a proibição de vereadores assumirem cargos no governo, algo que agora que seu grupo político venceu, tá liberado. E este socadinho volta e meia dizendo que mesmo sendo tranqueira, a Anna sempre foi coerente, só que não né?
Começo do fim?
A galega deixando a coerência de lado, aceitando o que sempre pregou ser contrária, concordando com indicação de parentes na prefa, o legislativo capacho do executivo... Muitas carreiras políticas começam a decair assim, quando o cara chega no poder e faz tudo ao contrário do que pregava. Seria o começo do fim pra muita gente?
‘Pega na mentira’
Pai Atanásio se alembrou dessa música ao acompanhar de perto o caso da gaúcha queimada pelos fogos de artifício na virada do ano em Navega city. O que aconteceu foi grave e ninguém vai desmerecer. Merece atenção total do poder público. Só que...
A mínima
A guria anda contando nas entrevistas para a imprensa de todo o país que a prefa de Navegantes não deu a mínima para o caso dela, e afirmou que ninguém entrou em contato com o casal. Mas não é bem isso que mostram as prints do zap do marido dela, em conversa com o secretário de Saúde, que é coordenador do curso de Medicina na Univali, o dr. Pablo, o quase vice de Liba.
Total assistência
A pedido do prefeito ungido, Pablo entrou em contato pessoalmente com o marido da moça para oferecer a assistência necessária, mas teve que esperar. Segundo a conversa do zap, às 11h23, eles dariam entrevista para vários veículos às 15h e não poderia receber o doutor antes disso, só depois.
Ficou no vácuo
Mas, até agora, não responderam ao secretário da Saúde, somente aos pedidos de entrevista. Que o caso dos fogos é grave, isso é. Mas mentir para a imprensa também é, ô se é. E não vai sair barato.
Chiodini e Isnaldo
A região está movimentada de turistas de todo o país e também de personalidades políticas que aproveitam as atrações e visitam amigos. O deputado federal Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB), recebeu o também deputado federal por Alagoas, Isnaldo Bulhões e a família.
Cotado pra ministro
Bulhões é cotado para assumir uma das pastas na reforma ministerial, pelo que dizem a toda poderosa SRI (Secretaria de Relações Institucionais), hoje ocupada pelo petista Alexandre Padilha que irá para o Ministério da Saúde.
Encantado
Enquanto isso não acontece, o colega de partido do Chiodini aproveita para curtir o recesso parlamentar em terras catarinenses, especialmente a nossa região e, claro, visitar o amigo Chiodini e família. Já soube que ele está encantado com as nossas belezas naturais e a badalação da praia Brava.