LUTO
Morre Maria de Lourdes Garcia, irmã do herói Odílio Garcia
Ela faleceu aos 82 anos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 82 anos, Maria de Lourdes Garcia, irmã do herói itajaiense Odílio Garcia. Ela estava internada no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e teve falência múltipla dos órgãos por volta das 2h.
O velório de Maria acontece nesta quarta-feira, das 12h às 17h, no cemitério municipal do bairro Fazenda.
Continua depois da publicidade
Maria foi rainha do carnaval da Vila Operária e trabalhou por anos na loja Irmãos Coelho, no centro de Itajaí. Antes disso, foi funcionária da tradicional Casa Narciso. Ela deixa três filhos, quatro netos e três bisnetos.
Com a morte de Maria, resta viva apenas uma irmã de Odílio Garcia viva: Doraci. Os irmãos de Odílio: José, Julita, Dilma, Maria de Lourdes e Lídia já faleceram.
Herói de Itajaí
Odílio Garcia faleceu aos 34 anos, em 3 de fevereiro de 1965, também no hospital Marieta. Ele ficou conhecido como o “herói de Itajaí” por sacrificar a própria vida durante o incêndio no navio Petrobras Norte, atracado no Terminal Marítimo Heliogás, no rio Itajaí-açu, às margens da avenida Reinaldo Schmithausen. Para evitar uma tragédia maior, Odílio abriu a válvula do navio e sofreu queimaduras fatais.
"Por volta das 21 horas, não só os moradores de Cordeiros haviam abandonado os seus lares. Os habitantes da Barra do Rio, São João, São Vicente, Rio Pequeno e até Vila Operária, a mais de cinco quilômetros de distância, abandonaram tudo e dirigiam-se para a Estrada de Brusque e Camboriú. Mais de 10 mil pessoas, inclusive mulheres e crianças, deixaram os seus lares numa pavorosa debandada fugindo do calor das chamas que já era sentido à grande distância", narrou na época do incêndio, o jornal A Nação, em fevereiro de 1965.
Nascido em 1930, em Porto Belo, Odílio morava em Itajaí. Por salvar Itajaí das chamas, o nome dele batiza uma rua e o Parque Náutico Odílio Garcia, ambos no bairro Cordeiros.
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
