Colunas


Coluna Acontece SC

Coluna Acontece SC

Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis

Segurança nas eleições




As forças de segurança pública definiram a estratégia para as eleições municipais de 6 de outubro. Patrulhamento ostensivo por parte da Polícia Militar, com ativação da sala de situação da corporação e mobilização do efetivo no estado, além dos 620 alunos soldados em formação e os 300 sargentos que realizam curso. As delegacias de Polícia Civil estarão abertas em horário de expediente normal no domingo. A Polícia Científica terá foco no combate às deepfakes e celeridade nas análises. Bombeiros também estarão de plantão. A ordem é apoio total à Justiça Eleitoral. O objetivo é manter a ordem e garantir um pleito seguro, tentando evitar ao máximo as intercorrências. Mais uma vez SC não terá Lei Seca, não haverá medida de restrições ao consumo e à venda de bebidas alcoólicas.

(Foto: DivulgaçãoFetrancesc)

 

Fora do ar

Atendendo ao pedido da Promotoria Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Campo Erê, Palma Sola, São Bernardino e Saltinho, no Oeste de SC, a Meta, empresa responsável por Instagram e Facebook, retirou do ar um perfil que estava disseminando fake news, inclusive vídeos modificados por meio de inteligência artificial. É a primeira ação concreta da força-tarefa que combate este tipo de irregularidade eleitoral.

Salvaro

O clima político em Criciúma está ainda mais quente, após a soltura do prefeito afastado Clésio Salvaro. Mesmo sem poder retornar ao cargo, estar proibido de dar entrevista e de participar de comícios, a simples presença próxima ao candidato Vaguinho Espíndola (PSD) já é o suficiente para deixar o resultado em aberto, apesar da força de Ricardo Guidi (PL). O pleito no maior colégio eleitoral do Sul de SC promete ser histórico.

Biometria

O TRE-SC informa que no estado o cadastramento biométrico atingiu 4.826.877 dos eleitores e eleitoras, o que equivale a 85,57% do eleitorado catarinense. No total, 2.495.093 são mulheres e 2.331.784 são homens. A identificação biométrica ajuda a reduzir fraudes, pois evita que uma pessoa vote no lugar de outra, auxilia na verificação de registros duplicados no cadastro eleitoral e torna o processo de identificação mais célere.

Fetrancesc

(Foto: Divulgação)

 

O empresário de Concórdia, mas com empresa tanto no oeste como em Itajaí, Dagnor Roberto Schneider, foi reconduzido ao cargo de presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc). A nova diretoria tomará posse no dia 4 de outubro, em solenidade na Arena Opus, em São José. Riberto Lima segue como 1º vice e Ivalberto Tozzo, como 2º vice. Nas demais funções de diretoria houve renovação de 50% dos representantes.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha de a Prefeitura de Porto Belo ter gastado quase meio milhão pra contratar Zezé Di Camargo e Luciano?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Colunistas

Operação “Tudo de casa”

Coluna Esplanada

Operação “Tudo de casa”

Luz no fim do túnel

Coluna Acontece SC

Luz no fim do túnel

Carrões de luxo autuados em Balneário Camboriú

Charge do Dia

Carrões de luxo autuados em Balneário Camboriú

Lula com Trump

JotaCê

Lula com Trump

Classificação confirmada

Show de Bola

Classificação confirmada




Blogs

Itajaí fica por último mais uma vez

Blog do Magru

Itajaí fica por último mais uma vez

Monopólio sob suspeita

Blog do JC

Monopólio sob suspeita

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças

Espaço Saúde

🌿 Sistema imunológico: seu escudo natural contra doenças






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.