Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
*Que país é este?*
Desde os anos 80 os jovens brasileiros cantam indignados “Que país é este?” mas parece que ainda não conseguiram responder. Música tão antiga e tão atual. Aparentemente o que chega até nós é que divulgar uma ideia é fácil, lutar por ela é que é difícil.
Como podemos aprender a não apenas a gritar, mas a fazer algo, se nossos pais, aquela mesma juventude tão questionadora de outrora, hoje se encontra em trabalhos infelizes para pagar impostos exorbitantes, ou muitos nem conseguindo manter o básico para sobrevivência porque viram que não adianta discutir com o “coronel”.
Como prosseguir vendo que muitos dos brasileiros se cansam e esquecem facilmente da história política do próprio país?
O cenário político atual é de caos e não estou falando somente de um partido, mas do cenário. Investigações em andamento e protestos sarcásticos em forma de memes bem-humorados povoam as redes sociais. Parece que o brasileiro tem uma resiliência gigante e consegue se adaptar a qualquer adversidade. Mas não exponho isso como uma qualidade. A capacidade de “dar um jeitinho” levou o país ao comodismo em muita coisa.
Aprendemos a não enxergar a desigualdade, a corrupção e a falta de educação. Estamos todos contaminados pela “cegueira branca” de Saramago. Desenvolvemos a princípio uma cegueira seletiva, enxergando apenas o que queremos, o que nos faz bem.
O que acontece quando ficamos com os olhos fechados por muito tempo? “O mundo está ao contrário e ninguém reparou.”
O livro “Ensaio sobre a cegueira”, mostra uma epidemia, onde todos perdem a visão, gerando um caos na sociedade. Um tenta ser mais esperto que o outro e cada um luta pela sobrevivência a seu modo. Não há respeito, há pouca cooperação e todos vivem de maneira desumana. Parece que você já ouviu essa história antes, não? Ignorando mais um retrocesso na política do Brasil, seguimos apenas cantando “Que país é este?”
" Nas favelas, no senado sujeira pra todo lado... Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação”