Plano Diretor
O DIARINHO nosso de cada dia estampou na capa desta terça-feira a preocupação do setor imobiliário e do empresariado por conta de uma possível judicialização do Plano Diretor de Itajaí, que entrou na fase final e deveria ser votado na piramidal casa do povo logo, logo... Compreensível a preocupação dos empresários, mas compreensível também a preocupação do Ministério Público.
As questões de sempre
A preocupação do MP e de associações de moradores, como a da Praia Brava, por exemplo, é de que a especulação imobiliária passe por cima dos interesses dos cidadãos em nome do lucro. A Associação da Praia Brava teme a construção de megaprédios na orla da praia mais famosa da city pexêra, trazendo sombra e confusão pra um local top e popular.
Vendendo a paisagem
Outro tema que pode ser lembrado é a sanha dos empreendedores na liberação de prédios na avenida Beira Rio e na pacata e histórica praia de Cabeçudas, raros locais da cidade onde ainda existe espaço público de qualidade e onde crescem os zóios da indústria da construção civil, ávida por anexar a seus empreendimentos, e a seus lucros, as paisagens que são patrimônio público.
Apoio
Lógico que o socadinho escriba não é contra a construção civil, que é uma mola propulsora, geradora de empregos e renda, e que impulsiona, e muito, a nossa economia. Mas não se pode promover desenvolvimento a qualquer custo.
Ou não são?
A verdade é que se deixar correr frouxo a população vai, como sempre, levar na toba. Pois até um pré-candidato a prefeito aqui de Itajaí é advogado de donos de imóveis e vai lá defender prédios altos na Beira Rio.
Sustentável
E o pior é que não foram poucas as manifestações de outros pré-candidatos ao paço, ou ao legislativo, que se mostraram favoráveis aos “empregos e ao desenvolvimento” trazidos pela construção civil, sem que se exiga um crescimento sustentável. Então estamos mesmo fuzilados.
Resta torcer
A torcida que fica é que o novo Plano Diretor, que vai sair de qualquer jeito, desconfio, não acabe de vez com o que restou de bacana em Itajaí, onde casas históricas já foram demolidas à beça pra dar lugar a arranha-céus, e as ruas estão entupidas de carros, e o saneamento é quase inexistente, e o transporte público é uma porcaria. E agora querem até “comer a paisagem”. E durma-se com um barulho desses...
Lula e o genocídio
Sobre a fala de Lula que citou o holocausto quando criticou o genocídio produzido pelas forças armadas israelenses na Faixa de Gaza, o que consigo ver é que polêmica nenhuma fomentada pelos defensores de Netanyahu consegue apagar as mais de 29 mil vítimas palestinas, a maioria crianças, adolescentes, mulheres e velhos, mortas pelos ataques de Israel, sem ter como se defender.
Outra
A questão, a bem da verdade, não é sobre judeus e palestinos. A questão é sobre o Sionismo e o terrorismo do grupo Hamas. E sobre reação desproporcional. Palestinos e judeus são vítimas de extremistas de um lado e de outro.
Abrir os olhos
Mas palestinosnão têm a tecnologia e o aparato bélico de Israel. Se Lula está certo ou não, é menor do que o fato de ele ter aberto os olhos do mundo para um genocídio e para a vergonhosa falta de posição da maioria dos países sobre a questão.
Pix
O diretor-geral da administração da prefa da Dubai Maravilha, Guilherme Cardoso, foi para os Emirados com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) e o governador Jorginho Mello (PL) para bater foto e filmar o alcaide, sendo que o mesmo não é do gabinete e sim diretor-geral da administração, mais ainda, a diária foi paga via pix, após as 22h, quase de madrugada.
Telefonema
O valor de diárias, de quase 13 mil reais, foi solicitado para a diretora-geral através de ligação telefônica lá de Dubai (original), porque Gui Cardoso, o diretor de administração, alegava que estava jantando e não tinha dindim pra pagar a boia, porque a diária não havia caído na conta e a moça correu pra fazer um pix altas horas da noite.
Manobra?
O pessoal atento às informações diz que ainda está em curso uma manobra no setor administrativo para que a forma e os valores das diárias pagas não sejam postados, digo, encontrados, no portal da transparência. O pedido de diárias é até o dia 26 de fevereiro, porém há quem diga que o alcaide e sua comitiva retornam de Dubai no dia 24. Quem estaria se beneficiando com essas diárias restantes?
Pix do Ferrolho
A deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) coordenou uma reunião com o governo estadual e a empresa dona do ferry-boat que faz a travessia da vala, entre a city pexêra e Navega City. Paulinha escutou da empresa de que nesta terça-feira seriam disponibilizadas 32 maquininhas pra que os usuários possam fazer o pagamento da travessia via pix.
Reconheceu
Paulinha enalteceu a participação do seu colega na leleia, o deputado estadual Napoleão Bernardes, o Napo (PSD), que também esteve na luta pra que a cobrança pudesse ser feita através do pix e não apenas em dinheiro, como estava acontecendo.
Empenho
Paulinha teve a garantia da empresa do ferrolho de que, mesmo com o lançamento do aplicativo pra que o pagamento possa ser feito com antecedência e agilizar o pagório, as máquinas serão mantidas. Parabéns à deputada Paulinha, pelo empenho e a lei que facilitou a vida de quem tem que fazer a travessia.
Meteu um golpe
Um bagrão de uma prefa da região que era sócio de um bar queria ser feliz na marra e meteu um golpe. Na caruda, pegou pra ele 600 mil reais do caixa da empresa. O bagrão cuidava do financeiro do bar. Um dos sócios é enteado do pai de um jogador famoso. Há quem diga que este bagrão é unha e carne com o prefeito... Ai, ai, ai qui dor!
Teco
O vereador Alessandro Kuehne, o Teco (Republicanos), na semana passada fez um discurso na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, elogiando de montão o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).
Bateu asas
Ao mesmo tempo que puxou a sacaria do alcaide rei do rock, Teco também deu um agrado no deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), dizendo que ele estava certo em colocar o seu nome à disposição pra disputa ao paço dos altos da Dinamarca, por todos os seus feitos como vice-prefeito e agora como deputado.
Ciclone varreu os cargos
Na vida e na política, ainda mais, as juras de amor eterno, se fossem verdadeiras, não precisavam de testemunha... Essa semana a ventania do ciclone que está em alto-mar, mas se fez presente na Dubai Maravilha, acabou varrendo os cargos que Teco tinha no governo. Todos teriam levado o pé na buzanfa e Teco bateu asas e deve pousar no Democracia Cristã. Oh, dor!
Efeito nuvem
A dinâmica deste ano eleitoral de 2024 já está movimentando os bastidores políticos em todos os segmentos partidários e de poder. Alguns sabichões e experientes desta seara até comentam que nesta época ocorre o chamado “efeito nuvem na política”.
Óia de novo e já mudou...
O efeito nuvem é referência à folclórica e histórica frase do ex-senador e governador mineiro Magalhães Pinto, raposa velha do setor, dando conta de que “Política é como nuvem. Você olha, e ela está de um jeito. Olha de novo, e ela já mudou”.
Mário
Caso que se encaixa bem neste quadro, comentam os sabichões de plantão, é a recente filiação do prefeito Mário Hildebrandt, ex-Podemos, da galega Blumenau, que assinou ficha no PL do governador Jorginho Mello para ser o referencial, em tese, na disputa eleitoral municipal de lá.
Egídio
Entretanto, nesta semana, o quadro mudou radicalmente com a confirmação de que o deputado delegado Egídio (ex-PTB) vai mesmo ingressar no PL, em vez do MDB como estava previsto, e deverá ser o candidato do partido à prefa da city da Oktoberfest, deixando o Mário bastante fora do círculo de poder de influência no pleito municipal.
Rebuliço com marisco
Já na capital do marisco, a Penha, devido ao grande rebuliço interno no Partido Liberal com relação aos bastidores e interesses diversos nas indicações de pré-candidatos à prefa, na última segunda-feira, em lance rápido e repentino, o bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz, com o aval da executiva estadual do PL, assumiu a presidência local da agremiação para conversar e unificar esse diálogo.
Pivô
Ele substituiu o ex-vereador Isac da Costa no cargo, que está sendo apontado como o pivô dos desentendimentos ao tentar forçar a barra em torno de determinados nomes e estratégias para a pré-candidatura.
Diálogo
O deputado intisicado se comprometeu a dialogar com todos os partidos e indicar o pré-candidato em breve. Sem revelar nomes, Naatz destacou também a importância de construir uma chapa de vereadores sólida.
O fator Luizinho
Apesar de nenhum nome ser citado ainda oficialmente, consta nos meios liberais nestas últimas horas que o ex-vereador Luiz Américo, conhecido como Luizinho, desponta como o nome forte para disputar à prefa da mariscolândia.
Jogo de cintura
Reconhecido como um dos homens de confiança do deputado Ivan Naatz, Luizinho ocupa atualmente o cargo de assessor do parlamentar e é uma figura experiente na política local, especialmente no setor da pesca e no esporte, e que teria o “jogo de cintura” necessário para apaziguar os ânimos e conversar também com os outros partidos.
Dolor
O empresário pexêro Dolor da Silva mandou dar uma raspada na cara e tirou aquela barba de matusalém. Quem viu, com a cara de mais “novo”, imaginou que com a proximidade do período eleitoral Dolor estava se assanhando pra cair na disputa ao paço da Vila Operária, com a porteira aberta e o fim das eras do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Se bandeou
Pra quem é mais maduro, digo vivido, deve se alembrar que um dia lá atrás o Dolor encasquetou de que ia ser candidato a prefeito da city pexêra. Se não me engano, era o falecido PRP. O problema é que o presidente do PRP, o Fabiano da Silva, o Fabianinho, vendeu, digo, se bandeou pro lado do Jandir Bellini e deixou o Dolor chupando o dedo...
Se estrebuchando
Há quem garanta que o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), não tá trabalhando mais por falta de espaço e que o seu gabinete na prefa de Itajaí vive socado de pessoas que querem estar junto na sua caminhada. Se é assim, demorou pra cair a ficha do Marcelo ou é só porque a eleição tá chegando? Bocudo, eu?!
Prato feito
Tanto o PSB quanto o Solidariedade de Itajaí não falam oficialmente, mas não engolem a divulgação do Partido dos Trabalhadores através do seu presidente, o carequinha Gerd Klotz e o pré-candidato a prefeito, o advogado polido João Paulo Tavares Bastos Gama, de que estão juntos.
Não!
Vira e mexe e o PT promove reunião com sicrano e beltrano e divulga que o Solidariedade e o PSB tão junto com os vermelhinhos. Próceres dos dois partidos lascam que não estão juntos de panelinhas ou pratos prontos. Eitcha!
O ano das micro e pequenas empresas
No que depender do deputado federal Jorge Goetten (PL), os microempreendedores (MEIs) vão ter prioridade na pauta da câmara dos deputados neste ano. O parlamentar defendeu os pequenos negócios durante um encontro da Frente Parlamentar do Empreendedorismo nesta terça-feira (20), em Brasília.
Agilidade
A reunião teve a presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França. Goetten também apontou que os interesses da categoria precisam ser atendidos com mais agilidade pela classe política. “Trabalhamos 2023 inteiro pelas micro e pequenas empresas, mas sinto que não demos um passo em favor delas”.
Em favor da causa
Para isso, propôs a convocação de todas as frentes parlamentares do congresso relacionadas ao assunto e das entidades do setor para trabalhar em favor da causa. Jorge é o autor do projeto que cria o Desenrola das micro e pequenas empresas, para pagamento de suas dívidas.
Emprego
O deputado Goetten também defende o aumento do teto de faturamento do MEI para que mais empresários se enquadrem na categoria. “O melhor programa social é o emprego”, finaliza.