Colunas


Ideal Mente

Ideal Mente

CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet

O que é a felicidade?


O que é a felicidade?

A felicidade é como wi-fi. Ao entrar num lugar, você se conecta à rede local ou mantém o seu 4G ou 5G. Não tem como acumular duas conexões ao mesmo tempo. Você precisa escolher uma só.

Vamos fazer um exercício. Lembre-se dos momentos felizes da sua vida. Da vastidão da memória, pince uma, duas, três cenas alegres, em que você se sobressaia pleno, esperançoso, cheio de vigor.

Em todas elas, em qualquer uma das recordações que surgiram à tona, eu duvido que você estivesse fazendo duas coisas ao mesmo tempo. A felicidade é uma coisa de cada vez. É uma conexão de cada vez.

Ou namorava, ou saía com os amigos, ou passeava, ou conversava bonito com alguém, ou dançava, ou cantava, ou corria na chuva, ou relaxava deitado num parque debaixo das árvores. Mas repare na descoberta: jamais dá pra empreender 100% em duas tarefas ao mesmo tempo.

A vida é isso, definir-se por uma conexão.

Toda escolha da nossa existência depende da nossa capacidade de renúncias.

Você somente valoriza o caminho a partir de tudo o que deixou para trás.

Tendo consciência do que recusou, capricha naquilo que possui. Não se mostra dividido entre o passado e o futuro.

Não existe jeito de ser contente na encruzilhada, na dúvida, no dilema, na indecisão sobre em qual rota voar no ninho de estradas.

Ficar fisicamente num local, com a cabeça noutro, fará com que padeça da sensação turva de que vem perdendo uma experiência importante longe dali.

A infelicidade consiste em acumular opções, pois você se apresentará pela metade em várias atividades, numa condição fragmentada, desatenta, distraída, inquieta e não desfrutará da sua inteireza, da paz de viver o agora.

Felicidade não requer efeitos especiais ou grandiosos, talvez seja exatamente não complicar a entrega, explorar o básico, sustentar o essencial.

Nos seus períodos de exultação, você verá que tão somente estava presente. Quanto mais presente, mais feliz era.

O interior e o exterior se comunicavam, interligados. O que acontecia na pele repercutia na alma: um beijo doce provocava o arrepio, um carinho na cabeça gerava um suspiro. Afugentamos a angústia, espantamos o medo, quando nos determinamos por uma rede. E não mais sofremos com as hipóteses.

A simultaneidade é inimiga do acolhimento.

Traz dispersão, perda de foco, frustração e pressa. Você contará os minutos para terminar o que começou, num afobamento desprovido de comprometimento.

Forasteiro de si mesmo(a) nunca se encontrará onde quer, onde deseja.

Somos monotemáticos. Equivocadamente, o mundo contemporâneo dos resultados imediatos e da eficácia a baixo custo tem nos levado na contramão da nossa sensibilidade, educando-nos a permanecer em dois, três lugares ao mesmo tempo. O preço que pagamos pelo exílio vem na forma de ansiedade, pânico, depressão, transtornos mentais.

Felicidade é não se distanciar do corpo. É sentir o corpo, conectado a uma única pessoa, a um único espaço, instante a instante. É estar presente no aqui e agora.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

JULGAMENTO DO GOLPE

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Narcotráfico na Amazônia

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

Rede invisível

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza

FAIXA DE GAZA

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza



Colunistas

Nelinho na Gororoba

JotaCê

Nelinho na Gororoba

Selva de pedra

Charge do Dia

Selva de pedra

Medidas protetivas

Coluna Esplanada

Medidas protetivas

Morro dos Cavalos: projeto apresentado

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: projeto apresentado

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?

De Olho no Fisco

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?




Blogs

Morre Giorgio Armani

Blog da Jackie

Morre Giorgio Armani

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Espaço Saúde

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.