Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Chefão do Emasa chama vereador de covarde


(foto: divulgação)


O diretor da Emasa, sem medo de ser feliz, chama o vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), de covarde. Oh dor! 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





Solução à vista

O comitê de acompanhamento das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Balneário Camboriú (ETE) esteve reunido junto com técnicos da Emasa que mostraram in loco os investimentos, obras e ações.

 

Boa notícia

A reunião comprovou as obras e ações para melhorar a qualidade e a eficiência do tratamento do esgoto da Dubai brasileira. No encontro rolou a boa notícia de que está prestes a iniciar a obra de recuperação da lagoa de aeração da estação.

IMA liberou

A recuperação da lagoa de aeração se dá após a emissão da licença ambiental de instalação (LAI) da obra dada pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que recomendou urgência na reativação da lagoa para a melhoria da eficiência do sistema que opera atualmente com um eficiência na média de 60%. Com a reativação da lagoa, a eficiência será próxima a 100%.

Exemplo de cidadania

Vale destaque o trabalho dos membros do comitê de acompanhamento das obras da ETE, formado por representantes da OAB/SC, Observatório Social, Comitê da Bacia do Rio Camboriú, entidades de classe e técnicos da Emasa.

Esforços

Todo esse povo junto não poupou esforços em prol da cidade e acompanhou de perto as ações da Emasa visando a recuperação da lagoa e a melhoria da eficiência do tratamento ainda para a temporada que se aproxima.

Parceria com a sociedade civil

O comitê foi formado no início deste ano pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira, no sentido de dar a maior transparência possível nas ações de recuperação da estação de tratamento, que teve problemas na lagoa de aeração no final do ano passado.

10 e zero

Agora, a situação se encaminha para uma solução, para o bem da cidade e a tristeza da oposição que quer ver o circo pegar fogo para ter argumento para politicagem. Dez para o exemplo de cidadania dos membros do comitê. Zero para a politicagem rasteira.

Covarde

Sobre esse tema, rolou vídeo nos grupos de zapzap da Dubai brasileira em que o diretor da Emasa, Douglas Beber, contrapõe o vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), e o chama de covarde.

Agora parece que piorou

A prisão preventiva do vereador Fábio Negão (PL) ainda suscita comentários nos bastidores da política. Principalmente por conta de que todas as excelências excelentíssimas sabiam da situação. O Gaeco, em julho, na operação “Contracheque”, esteve na casa do vereador e em outros endereços, inclusive no gabinete do parlamentar, e levou  documentos e computadores.

Não sei, não vi

Sob a desculpa de que não tinham acesso ao processo e com aquele papo de ampla defesa, se calaram solenemente. As acusações que pesam sob o vereador Fábio são de rachadinha não apenas de seus assessores, quando se exige uma parte do salário de um assessor ou de indicado pra algum cargo no legislativo e até no executivo. Tem ainda um suposto desvio de recursos públicos de um projeto social.

Por isso o silêncio?

Com tudo isso, nada de uma Comissão de Ética ser instalada (agora, acho que só no ano que vem). O buxixo que corre é de que teriam mais vereadores com essa prática de ficar com uma parte do salário de assessores, por isso o silêncio. Deve ser mentira, isso não acontece. Claro que não!

Borrado de medo

Outro buxixo é de que tem excelência excelentíssima que se caga de medo do Fábio Negão, porque supostamente o parlamentar teria ligações do passado ou do presente com atividades que, digamos, não seriam lícitas. Deve ser outra mentira alimentada, o que deixa muito vereador borrado de medo. Só pode. Esse povo que inventa essas mentiras não vai pro céu!

Corporativismo?

Contudo, entre supostas práticas nefastas e mentiras espalhadas, a grande verdade é que os vereadores, principalmente aqueles que se dizem paladinos e gostam que se enroscam de vender pra incautos discursos zelosos, se calaram, mesmo frente a gravações com ameaças até de morte que foram ouvidas por muitas zorelhas de um par que senta junto no plenário da casa do povo pexêra.

Expulsão

Agora é uma correria pra tirar da reta. A piramidal só se coçou quando a dona justa, além do mandado de prisão, mandou afastar o vereador, e o Partido Liberal de Itajaí, com cara de paisagem, solicitou ao diretório estadual da sigla o que fazer. No caso, devem instalar uma comissão de ética com a possível expulsão do vereador. É o que se fala que vai acontecer no PL pexêro.

Dulce docinha?

Com o mundo desabando, a suplente, a visceral Dulce Amaral, assumiu a cadeira estofadinha com ares de oposição (ou não?). A ex-vereadora, agora na cadeira novamente, tem lá suas mágoas, porque foi escanteada no governo do paço da Vila Operária. Ofereceram até pra fazer docinhos e vender em eventos da prefa... 

Rachadinha

Desde que o mundo é mundo e criaram cargos comissionados, indicações, que instituíram a tal de rachadinha. Em Itajaí, tinha mãe de vereador no passado que ficava com o cartão do assessor pra, depois de comer a maior parte, entregar um quinhão pro cargo comissionado. Se for contar os casos e casos...

Saído

O governo do prefeitão de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), segue cometendo seus deslizes estratégicos. Por decisão da primeira-dama, Andressa Pera, segundo a raça de linguarudos (arreda, seus infelizes!), o assessor de imprensa da prefa Raffael do Prado “foi saído” da gestão.

Sem pai e nem mãe

Sua exoneração foi publicada na última sexta-feira, dia 17, deixando um dos principais setores da prefa, responsável por apagar as chamas de um governo que não termina o que inicia, sem pai nem mãe. O jornalista chegou a postar um agradecimento ao prefeito e à primeira-dama pelo período em que esteve à frente do setor.

Desentendimento

Mas a despedida não se deu num mar de rosas tão florido quanto o texto postado nas redes sociais. Andressa e Rafael tiveram um desentendimento ríspido em uma reunião de secretários, momento em que o profissional deixou a mesa de conversas sem diálogo de despedida. Mas cravando sua saída.

Carreira solo

O profissional que desempenhou exímio trabalho frente ao setor, criando uma maquiagem favorável ao governo municipal, agora segue para carreira solo e com projetos pessoais. Ao que espalham os ventos oceânicos das Piçarrax, a nova responsável pelo setor será uma jornalista gasparense e que irá se unir ao plantel estrangeiro da gestão do piçarrense.

Definições MDB

Os linguarudos de plantão lascam que semana passada o MDB se reuniu com os deputados da Amfri para definir quem serão os candidatos a prefeito e vice-prefeito de algumas cidades da região. Três nomes ficaram definidos. São eles: Paulinho Melzi, para Navegantes; Joel Lucinda, para mais um mandato em Porto Belo; e para a Dubai Marcelo Achutti, o Quero-Quero, para vice-prefeito.

Vendeu ilusões

O Partido Liberal de Balneário Piçarras segue cada vez mais próximo do governo de Tiago. Após convencer eleitores de que faria oposição à gestão municipal, a mudança de guinada tem afastado filiados.

Vai carcar

O André Serafim, vice-presidente da diretoria, já anunciou sua desfiliação após saber que Ademar de Oliveira, hoje no PSD, mas publicamente confirmado no PL, está sendo cogitado para ser o vice-prefeito numa futura chapa encabeçada por Tiago Baltt.

Cobram atitude

Além de Ademar, figuram em fotografias do PL piçarrense outros vereadores locais: Maikon Rodrigues (PSDB), Domingos Ignácio (Progressistas) e Roberto Florindo (PSD) são caricaturas constantes nas ações do partido do ex-presidente Bolsonaro. Filiados de PSD e PSDB e Progressistas cobram atitude de seus presidentes...

Listas tríplices

Em uma sessão extraordinária nesta segunda-feira, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) escolheram as listas tríplices para os cargos de juiz efetivo e substituto, ambos na categoria jurista, do Tribunalão Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina (TRE).

Votados

Na eleição para juiz efetivo, os advogados mais votados foram Sérgio Francisco Carlos Graziano Sobrinho, Ana Cristina da Rosa Grasso e Adriano Tavares da Silva. Para o cargo de juiz substituto, os mais votados foram Felipe Ximenes de Melo Malinverni, Juliano Caporal Menegotto e Leonardo Borchardt. As listas serão encaminhadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a escolha final.

Dar um toque

Leitor deste humilde espaço chama atenção deste pançudinho escriba para dar puxão de zorelhas, digo, fazer advertência, na prefeita da capital do ultraleve, Nilza Simas (PSD). De acordo com o abençoado, a praia da Ilhota atrás da PRF em Itapema está tudo as maravilhas, com coleta de lixo que pode ser exemplo para as praias.

Não gostou?

Aquestão da manutenção e de infraestrutura tem deixado a desejar, desde que tiraram a cabine de chuveiro patrocinada pela iniciativa privada e, como vai sair um edifício onde era o restaurante/estacionamento, o proprietário da construtora não deve ter gostado da concorrência bem em frente à sua nova obra.

Precária

O leitor e banhista diário do litoral catarinense ainda alerta este colunista da situação precária dos deques e das escadarias que dão acesso à praia, todas caindo aos pedaços, com pregos expostos, degraus quebrados, sem corrimão, parte das grades de proteção caídas, entre outros perrengues aos visitantes e moradores que frequentam o local.

Abusada

O local é considerado uma das mais belas praias de Itapema, um dos metros quadrados mais valorizados, mas anda abandonado à própria sorte pela administração pública e abusado pelos construtores que começam a edificar o local, deixando as poucas vias e vagas intransitáveis.

Vai ficar ligado

O Pai Atanásio vai trazer mais informações sobre as praias, os serviços e a infraestrutura local para chamar a atenção dos administradores públicos sobre a situação das praias do litoral Catarina. Se o leitor quiser contribuir como nativo, ops, turista, digo, visitante ou leitor, o espaço segue aberto.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com o reitor

JotaCê

Liba forte

JotaCê

Chiodini no comando

JotaCê

Juliana é candidata

JotaCê

Vereador faz demagogia usando o chapéu alheio

JotaCê

Forte candidato a sucessão de FO

JotaCê

Comissionados do Porto caçam mosquitos

JotaCê

Padaria Jaqueline é ponto de encontro em BC

JotaCê

Rubens fala tudo sobre a disputa à prefeitura

JotaCê

Cocada fervendo

JotaCê

Jorginho e Fabrício nos Emirados

JotaCê

Tour por BC com a lenda Gil

JotaCê

Mais gente chegando ao MDB

JotaCê

Diretor do Semasa explica falta de água

JotaCê

Querida leitora Valentina

JotaCê

Amin e Agnaldo nas demandas da pesca

JotaCê

Fábio Negão na mira

JotaCê

Bate papo com quem manda

JotaCê

Neiva é lembrado

JotaCê

Beira Rio com prédios gigantes?



Blogs

A bordo do esporte

Thiago Pereira e Swim Floripa levam Troféu José Finkel para Floripa

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog do JC

Mulheres MDBistas

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

TV DIARINHO

O crime de injúria racial aconteceu em sessão do filme de Bob Marley no cinema do shopping na noite ...




Especiais

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica

PLANEJAMENTO URBANO

Camboriú vai investir mais de R$ 60 milhões em mobilidade



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação