Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novo nome surge na disputa de Camboriú


(foto: divulgação)


A secretária de Educação de Camboriú, Maria Alice, que é ex-presidente do MDB, vem sendo apontada como pré-candidata a prefeita em 2024   

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

BR 101

Foi prestigiada a reunião que aconteceu na tarde de segunda-feira, na piramidal casa do povo, que contou com a presença de deputados estaduais e federais, além de prefeitos, representantes e instituições estaduais. A pauta do encontro foi sobre a concessão da Arteris e os desafios da rodovia colapsada.

 

Gargalos

Representantes de Barra Velha a Tijucas discursaram sobre a BR 101 e os gargalos que travam o fluxo de veículos, que vão de praças de pedágio, marginais, entre outras situações, além da própria rodovia, que não tem mais comportado o grande número de veículos de passeio e transporte de cargas. Todos sofrem e os prejuízos impactam toda a cadeia produtiva e o desenvolvimento.

Puderam falar

Foi interessante, porque não apenas os deputados estaduais e federais puderam falar, mas também os vereadores, que são os políticos de primeiro acesso da população e que recebem e vivenciam o que o cidadão sofre com a falta de investimento e da falta da criação de uma terceira pista e quarta pista na BR 101.

Partido da 101

Com extrema franqueza, Goetten disse que vivemos hoje muita lacração, e que não devemos e “não quero levar falsa esperança pra quem está na ponta, o contribuinte, não gosto disso, gosto de trabalhar com resultado”, mas independente disso enalteceu a presença de lideranças de todos os setores e partidos, lembrando: “temos algo em comum aqui, nosso partido é o da 101.”

Tudo juntinho

Os emedebistas da Dubai brasileira se reuniram com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) e correram pra divulgar em foto o feito. Na imagem, com brinde e tudo, antes de bater um rango, estava o presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, o estadual Emerson Stein, além dos vereadores do partido na casa do povo.

Tavam lá

Os dois vereadores e pré-candidatos a prefeito, o dublê de vampiro italiano Nilson Probst, e o atual secretário de Educação, Marcelo Achutti, também estavam na mesa pra trocar uma ideia e forrar a pança.

Guerra surda

Achutti e Nilson travam uma guerra surda por espaço e poder na sigla, afirmando que estão na disputa do paço dos altos da Dinamarca, mas a grande verdade é que se forem vice de algum ungido pelo governo agradecem aos céus.

Aqui e ali

Nilson faz a rasteira mais insana, porque ao mesmo tempo que louva o governo, querendo ser escolhido, também janta toda semana no sítio do pai do deputado mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL). Joga pros dois lados. Tenta se agarrar no rei do rock ou no pop star. Estando no campinho do poder, tá bom pro vampiro.

PL e MDB juntinhos?

Agora, o desenho pode se configurar, como vem sendo construído em outras citys por toda Santa & Bela Catarina. O PL e o MDB juntos, tanto como cabeça de chapa, como encarar ser vice. Depende da configuração de cada candidato e em qual sigla estiver filiado.

Queimou a largada

Dos pré-candidatos governistas, o vereador licenciado e secretário de Saúde, Omar Tomalih (Podemos), apesar de esforçado, não deslancha. O presidente do legislativo, o David Lá Traíra, ops, La Barrica (Patriota), parece ter queimado a largada.

Fôlego

David virou chefão do legislativo com votos da oposição e o prefeito pop star não queria papo, considerando que não era de confiança. David fez de tudo, esticou os olhos e a cara, correu na praia, tudo pra ver se fica parecido com o pop star, mas sua gestão na casa do povo é mais do mesmo. Medíocre até. David não se sabe se tem fôlego nem mesmo pra campanha de reeleição à câmara. Oh, dor!

Galego tem fôlego

O nome que vem sendo trabalhado é o do secretário de Planejamento, o ex-prefeito galego Rubens Spernau, que não se sabe se ainda é filiado ao PSDB, mas que aventam até a possibilidade de que se filie ao MDB, sendo cabeça de chapa na próxima eleição.

Cosmopolita

É saber se as administrações do galego Spernau e seu nome ainda figuram pra uma campanha eleitoral ao paço em 2024. Se o governo se uniria em torno do ex-prefeito, e se ele tem ainda pontos depois de quase 15 anos que foi prefeito.

Experiência

A city da praia alagada, digo, alargada, tá sempre em movimento, é cosmopolita, mas os defensores de que Spernau seja o ungido do governo é de que, além da experiência exitosa, Rubens hoje comanda o Planejamento, que junto ao prefeito pop star vem dando um norte para o desenvolvimento de Balneário Camboriú.

Juntos?

Por outro lado, com o endurecimento das relações do deputado sapatinho Carlos Humberto, há quem garanta que a minha musa bocuda, a vereadora Juliana Pavan (PSDB, por enquanto), também se autodenomina pré-candidata a prefeita, poderia vir de vice de CH. Será que será? 

MDB na mariscolândia

O prefeito Aquiles da Costa (MDB), da mariscolândia, acompanhado do secretário de governo, Júnior Mafra, do vereador Maurício Brockveld e do secretário de Assistência Social de Penha e presidente do MDB municipal, Sérgio de Mello, recebeu o deputado estadual Emerson Stein.

Tava junto

Acompanhado do deputado Stein, estava o secretário de Educação de Balneário Camboriú e suplente de deputado federal, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, buscando alinhar estratégias para as eleições municipais de 2024.

Demandas

O governo do prefeito Aquiles, que possui quase 90% de aprovação segundo as mais recentes pesquisas encomendadas pelo partido, busca fazer sucessor e continuar o trabalho. Além disso, o prefeito repassou as demandas de Penha ao deputado Stein.

Bolsa Atleta

O vereador Paulo Rogério Maes (União Brasil) protocolou na piramidal casa do povo um projeto de lei que propõe a regulamentação do Programa Bolsa Esportiva conforme as leis estadual e federal.  Atualmente, com esse programa, são beneficiados financeiramente os atletas e paratletas, técnicos, auxiliares e profissionais de iniciação esportiva do município de Itajaí.

Vai a votação

No entanto, em Itajaí, os valores não são fixados em 12 parcelas mensais como prevê as leis estaduais e federais, e muitos são prejudicados devido a essa instabilidade no pagamento das parcelas do Bolsa Atleta. O projeto tá na pauta pra ser analisado na sessão desta terça-feira.

Tapando o rio

Há alguns anos este abelhudo escriba comentou que estavam tapando o rio Itajaí-Açu e que as futuras gerações teriam que demolir pra, não só ter acesso ao rio, como ter de volta a paisagem. Na semana passada, com a chegada do Plano Diretor na piramidal, pontuei que é um retrocesso a possível construção de um paredão de prédios na avenida ministro Victor Konder, a Beira Rio.

Paga pela paisagem

Quem tem poder econômico faz e acontece na cidade, ao arrepio do que diz a lei, ou mudam conforme interesses... Triste constatar que ali na região da praia de Geremias tem um terreno que há alguns anos tá cercado por um muro de aço horroroso e inútil. O dono, além de não cuidar do seu imóvel, ainda detonou uma das paisagens mais bonitas da cidade.

Quem pode, phode

Ou seja, não são apenas construtoras poderosas que fazem e acontecem, e volto a afirmar, sou um entusiasta da construção civil, do progresso e desenvolvimento que traz, mas com critérios, não pode ser a qualquer custo.

Se tiver dindim

Voltando ao caso da praia de Geremias, entre outros locais, quem consegue comprar pega pra si a paisagem e fica por isso mesmo. Não sei como deixam ou aprovam tal coisa. Basta ter dinheiro que a coisa acontece, é isso, Arnaldo?

Usada

Mudando de saco pra mala, mais ainda falando de paisagem, natureza, preservação. Ali no final da rua José Gall tem uma continuação da via que hoje não é mais usada para o trânsito porque quem vem ou sai no trecho pega a Contorno Sul.

Prejudica

O final da José Gall beira o canal retificado do Itajaí-mirim e virou um depósito de lixo a céu aberto que, além de gerar toda sorte de pragas, como baratas e ratos, ainda leva para o leito do rio todo tipo de lixo que ajuda a emporcalhar e prejudica o escoar das águas quando chove muito.

Sem vergonha

Ainda lembro de uma matéria da TV da piramidal casa do povo, quando entrevistaram o Amarildo Madeira, chefe de gabinete do vereador Sancho Pança Osmar Teixeira (SD). A matéria exibida faz alguns meses falava sobre o tradicional dia de limpeza do rio e mar, e Amarildo contou sobre um carro que passou, o motorista olhou e cem metros a frente, na caruda, jogou lixo na margem do rio.

Agir

Ali, aquele pequeno trecho da José Gall, deveria ser fechado, pois ficou uma rua de barro, de um lado o rio e do outro o fundo de uma empresa na Contorno Sul. Ou se tem algum dono que não seja o município, que seja notificado pra providências. Já se falou até em condômino fechado ser construído ali, o que acho complicado e impossível na beira do rio, mas, que algo tem que ser feito, isso tem.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com o reitor

JotaCê

Liba forte

JotaCê

Chiodini no comando

JotaCê

Juliana é candidata

JotaCê

Vereador faz demagogia usando o chapéu alheio

JotaCê

Forte candidato a sucessão de FO

JotaCê

Comissionados do Porto caçam mosquitos

JotaCê

Padaria Jaqueline é ponto de encontro em BC

JotaCê

Rubens fala tudo sobre a disputa à prefeitura

JotaCê

Cocada fervendo

JotaCê

Jorginho e Fabrício nos Emirados

JotaCê

Tour por BC com a lenda Gil

JotaCê

Mais gente chegando ao MDB

JotaCê

Diretor do Semasa explica falta de água

JotaCê

Querida leitora Valentina

JotaCê

Amin e Agnaldo nas demandas da pesca

JotaCê

Fábio Negão na mira

JotaCê

Bate papo com quem manda

JotaCê

Neiva é lembrado

JotaCê

Beira Rio com prédios gigantes?



Blogs

A bordo do esporte

Thiago Pereira e Swim Floripa levam Troféu José Finkel para Floripa

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog do JC

Mulheres MDBistas

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

TV DIARINHO

O crime de injúria racial aconteceu em sessão do filme de Bob Marley no cinema do shopping na noite ...




Especiais

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica

PLANEJAMENTO URBANO

Camboriú vai investir mais de R$ 60 milhões em mobilidade



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação