Via Streaming
Por Kreitlon Pereira - colunavia@gmail.com
A coluna Via Streaming seleciona e apresenta semanalmente filmes ou séries em destaque disponibilizados pelas plataformas de vídeos "on demand" que atuam no Brasil
“Nise: O Coração da Loucura”
Um dos pontos fortes do cinema nacional neste século certamente são as cinebiografias. Obras como “Madame Satã” (2002), “2 Filhos de Francisco” (2005), “Elis” (2016) e “Marighella” (2021) demonstram o alcance que esses filmes conseguem no público brasileiro. No longa “Nise: O Coração da Loucura” (2015), Glória Pires interpreta Nise da Silveira, uma médica psiquiatra brasileira que revolucionou o tratamento de distúrbios mentais no Brasil que, na época, adotava uma série de abordagens agressivas como eletrochoques, insulinoterapia e lobotomia. Alagoana, se formou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1926, sendo a única mulher em uma turma de 158 alunos.
O filme se passa no Rio de Janeiro, no início da década de 1950. Nessa época, Nise começava seus trabalhos no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, primeiro hospital desse tipo no Brasil, localizado no subúrbio carioca do Engenho de Dentro. Lá. Nise se depara com os pacientes em situações degradantes, presos em locais insalubres e tratados como se fossem animais selvagens. Independentemente da condição do paciente, todos eram tratados com hostilidade e padronização, já que defendiam que uma forma de tratamento através da violência serviria para todas as situações. Porém, essa não era a linha de Nise, que defendia a utilização de técnicas que viam os pacientes como seres humanos.
Para ocupar o seu espaço dentro desse sistema manicomial, a protagonista precisou lutar muito. Enfrentando o machismo e a descrença de seus colegas de profissão, Nise assume a responsabilidade de organizar, por conta própria, o setor de pacientes esquizofrênicos. A médica substitui a abordagem violenta de antes pela arte. Definido como um método de investigação científica, artística e política, Nise estimulava a socialização entre os pacientes e, através da observação cautelosa, aplicava técnicas de recuperação individual que trouxeram muitos frutos à psiquiatria. “Nise: O Coração da Loucura” está disponível no Star Plus, na Amazon Prime Vídeo, no YouTube e no Google Play.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
Notícias Mais Lidas
ITAJAÍ
Rua do Porto avança com nova demolição de antiga garagem de carros
Diz aí, João Paulo!
"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"
Araquari
Policiais capturam matador baiano
PRA BRILHAR
Alunos de Itajaí representam o Brasil em mundial de robótica nos EUA
PAPAGAIO FOLIÃO
Bico do Papagaio entra no clima do carnaval com fantasia de pirata
Diz aí
Diz aí, João Paulo!
"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"
DIZ AÍ, Dagoberto!
“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”
Diz aí, Regina!
“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”
Diz aí, pastor!
“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”
Diz aí, Juliana!
“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”
Bons negócios
Fort Atacadista leva a torcida para o campeonato Catarinense 2026
Maserati apresenta MCPura Cielo na Suíça
Veículos
Imóveis
Kitnet
Alugo Kitinet
R$ 1.650,00
Apartamento
Aluga-se Apartamento (centro De Itajaí)
R$ 6.000,00
Empregos
Tenho vaga para
Captador De Imóveis Apra Locação
Tenho vaga para
Vagas Turno Noturno
De tudo
Esporte e saúde
Espaço Terapêutico
Esporte e saúde
Cantinho Da Massagem
ENQUETE
Você é do time cardápio impresso ou digital?
Hoje nas bancas
Folheie o jornal aqui ❯
Especiais
Eleições 2026
Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”
Cão Orelha
Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes
BANCO MASTER
BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master
Colonialismo de dados
Especialista explica o que querem os donos das big techs
Microbolsas
Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil
Colunistas
Charge do Dia
SC zera ICMS do diesel
Clique diário
Curva que abraça o mar
Mundo Corporativo
Profissionais ocupados demais nem sempre são produtivos
Casos e ocasos
O futuro turístico de Balneário Camboriú exige escolhas
Via Streaming
Dica da semana: “Foi apenas um acidente”
Blogs
Blog do Magru
O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura
Blog da Jackie
Carnaval hoje no Itamirim
Blog do JC
De pai para filho
VersoLuz
Falha Poética nº 5
Podcasts
Bico do Papagaio entra no clima do carnaval com fantasia de pirata
Publicado 06/02/2026 20:15