Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Partido Novo na Dubai Brasileira


(foto: divulgação)


O quarto encontro estadual do partido Novo suscitou presenças no interior do Expocentro da Dubai brasileira e muitas críticas do lado de fora...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Tiro no pé

A tal história de que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deveria receber integralmente seu salário em caso de afastamento por doença, por ser servidor público do Estado cedido para o exercício de mandato eletivo, jogou luz a uma série de irregularidades sobre a folha de pagamento do alcaide desde o início de seu governo. Pra tropa de juristas de olho no assunto, foi um baita tiro no pé.

 

Não recolhe

O tiro no pé estaria comprovado com a falta de recolhimento das parcelas do IPREV, o Instituto de Previdência de SC, ao qual o barbudinho é vinculado, e também sobre o saldo da diferença de seu salário ao INSS, como manda a lei. Os abelhudos olharam as folhas de pagamentos do prefeito desde janeiro de 2017 e não encontraram nenhum registro dos descontos previdenciários devidos.

Apropriação?!

O fato de receber salários e não recolher as respectivas cotas previdenciárias pode caracterizar até apropriação previdenciária, ensejando outros questionamentos na dona Justa. A defesa, ao querer criar uma narrativa de regularidade, acabou abrindo os zóios para algo que não estava sequer sendo comentado. Quando falava que era muito mais fácil devolver a grana e ponto final, tinha gente que ficava bicuda!

Complô?

Olha, coço o cocuruto agoniado, pois acabo acreditando nos sabichões, mas também penso que todo esse processo é um golpe contra o barbudinho por retaliações meramente políticas e pessoais. Com esse enredo todo, é possível até imaginar que gente próxima do prefeito cometeu o deslize na folha de pagamento do alcaide e, só pra querer bajular ou agradar, não é capaz de admitir a burrada. Ou seria tudo um complô?

Base tremendo

Do jeito que anda o governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), pode ser que o alcaide perca o apoio da base no legislativo. Tudo porque o rei do pop se aliou de alma e corpo à oposição, deixando as excelências excelentíssimas fiéis ao relento.

2024

E isso vai ficar evidente nas eleições municipais do ano que vem, quando cada um vai ter que buscar sua reeleição e as siglas estarão na disputa pra manter ou eleger outros nomes. Daí vai ser uma dor daquela que não passa nem com morfina...

Oposição ferrenha

O ex-vereador Robison Coelho (PL), mesmo estando filiado a um partido fiel da base do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), sem vergonha nenhuma na cara, afirmou que seu diálogo para construção da candidatura a prefeito tem sido com os partidos e vereadores que fazem oposição ferrenha ao governo. Tem horas que me pergunto se Robison acredita mesmo no que fala.

É oportunismo

Na fala, veiculada em uma entrevista de Coelho ao Patrick Multa Eleitoral Dauer, o pré-candidato mostra toda sua face de oportunismo barato, se apropriando dos benefícios de estar num partido com musculatura estadual e federal, mas negando os laços que a sigla construiu na cidade. Em resumo, é o tipo de cara que só tá contigo na boa, mas nas horas ruins te abandona e ainda dá entrevista falando mal.

Juraci popular

A vice-prefeita de Penha, professora Juraci Alexandrino (MDB, por enquanto), disse à coluna que é uma mulher de origem humilde, adora pirão com peixe, que é de família de pescadores, foi a vida inteira professora, educadora do EJA, e se tornou pessoa pública e se mantém presente na comunidade.

Filiação virtual

Deve ocorrer na noite desta terça-feira a filiação do galego Rubens Angioletti ao PL. O evento terá formato digital, através de um podcast, e isso já bastou pra raça de fofoqueiros de plantão começar a conjecturar a falta de cheiro de povo na bagaça. Há quem garanta que a filiação presencial do ex-vereador Robison Coelho (PL) na sigla elevou a régua de evento prestigiado e deixou o galego com medo de fazer feio.

Recados

No vídeo que convida o povão a tacar a mão no celular e participar on-line da sua filiação, Rubens disparou um monte de recados pra classe política local, demonstrando bem por que é ruim de construção e se isola. O vídeo foi um show de arrogância, demagogia e prepotência, além de um atestado de incoerência política. Depois não adianta reclamar que tá isolado e já ter sido engolido nas pesquisas.

Incoerência

Rubens afirma que tem ciência que a sigla escolhida faz parte do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas critica o governo e diz que quer construir uma página nova, com política limpa e honesta. Será que pra isso não existiam outras siglas de oposição pura? E o homem já chega chutando a porta, nem ligando pra raça que tem história no partido e defende o atual governo?

A tal pesquisa

O galego, que segundo uma raça de linguarudos já precisa de um binóculo para enxergar o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD, PSD?) na sua frente nas pesquisas internas (oh dor!), também fez questão de dizer que o partido escolherá seu candidato através de pesquisas. Engraçado que pra dentro do PL Rubens aceita esse critério, mas em conversa com outros pré-candidatos rejeita a pesquisa.

Minha vez

Ignorando completamente o momento natural de construção de nomes e candidaturas, se achando a última bolachinha do pacote, o galego bradou que agora é sua vez de ser candidato, pois no passado já teria cedido o espaço. Rubens ignora que política é uma construção diária, que os concorrentes de hoje, fortalecidos, podem ser os parceiros de amanhã. Com essa fala, só afasta e não agrega.

Pedido pra Deus

O vídeo, cheio de clichês, é finalizado com um pedido de Rubens diretamente para Deus. Será que o galego não confia no próprio taco para precisar pedir pro Homem lá de cima pra que ele não seja seduzido pelo poder e seus princípios éticos permaneçam intocáveis, puros, limpos e cristalinos?

Corda esticada 

Como era previsto e já foi comentado pela coluna diversas vezes, cresce o embate entre a direção das universidades ditas comunitárias do sistema Acafe e as do sistema privado com relação ao projeto Universidade Gratuita, do governador Jorginho Mello (PL), que está na leleia e visa beneficiar gradativamente os alunos do primeiro sistema no seu maior percentual.

Visita dos reitores

Durante a semana, é previsto que haja uma movimentação maior de articulações nos bastidores da Assembleia neste sentido. Até porque nesta quarta-feira está prevista uma visita dos reitores das universidades do sistema Acafe ao governador.

Não aceitam

Consta que os reitores ligados à Acafe não vão aceitar qualquer alteração para além dos 20% estabelecidos nos projetos para as faculdades privadas. Este segmento está pleiteando 30% do total que será investido em bolsas de ensino para alunos carentes da Santa & Bela Catarina.

Queda de braço

Enquanto isso, prossegue o lobby das privadas, tanto via mídia quanto no corpo a corpo com os deputados estaduais. A conferir quem vencerá a queda de braço desta corda esticada para os dois lados e, principalmente, se o governador e os aliados na Alesc conseguirão de fato agilizar a votação a toque de caixa como aconteceu com o recente projeto da Reforma Administrativa do governo.

 

Decorativo

O presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, David La Barrica (Patriota), que vira e mexe ocupa a cadeira de burgomestre quando ele resolve passear, digo, viajar, se elegeu com o apoio da oposição, sem ter a ajuda do prefeito que o chamou pra conversar no seu gabinete nos altos da Dinamarca e, quando ele (David) chegou lá, descobriu que Fabrício tinha carcado sem lhe avisar.

Cada flash, um sonho

Agora, David, que sonha acordado em ser ungido pra estar na majoritária em 2024, tá ficando pra trás por conta do prefeito e de quem supostamente lhe ajudou pra sentar a buzanfa na principal cadeira do legislativo. David anda apagado e aparece vez por outra, quando o prefeito se ausenta... É um flash de foto e zéfini.

Dublê de vampiro 

Enquanto isso, o vereador e dublê de vampiro italiano Nilson Probst (MDB) anda enrabichado com o prefeito em eventos administrativos e sociais, mais sociais do que públicos, é bom ressaltar. E aparentemente Nilson tá se postando como candidato do governo no ano que vem. Se não a prefeito, sendo vice...

Comeram a pizza

E David? O David virou um maestro de uma orquestra desafinada. Tá apenas com a caixa da pizza, porque o conteúdo, digo, as fatias, já comeram... A não ser que se faça presente e encarne a insatisfação dos seus pares governistas na câmara, que andam fulos com o alcaide rei do pop e seu governo. Oh, dor! 

Novo?

O quarto encontro do Partido Novo no Expocentro na Dubai brasileira, segundo os organizadores, reuniu 725 pagantes. Os puxas da sigla alardeiam que foi um momento histórico pra democracia. Menos, menos, pessoal...

Grupo

O evento que trouxe ao estado o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o prefeito da cidade das flores, Joinville, Adriano Silva, entre outros bagrões, pra alguns demonstrou o quanto a sigla se mostra afastada do eleitorado e servindo apenas pra um grupo. Sério?

Homens brancos

O que se viu? A grande maioria dos presentes eram homens brancos, nenhum negro. Uma pá de blogueiros, youtubers, nova geração, empresários e bem aposentados. Longe da realidade que vivencia grande parte da população brasileira. Por isso, defendem o estado mínimo, lascam os linguarudos. 

Longe

Os críticos enfatizam que eles depois reclamam quando outras siglas, principalmente de esquerda, ganham as eleições. Não se faz distinção e todos são chamados, e não longe de tudo e de todos, em um lugar pago.

Experiência

A crítica subiu o tom quando se coloca o lançamento da pré-candidatura a prefeito de Balneário Camboriú do vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo. Tem um bom trabalho na câmara, mas qual a experiência administrativa de Gotardo?

Não sabe

O que o Esgotado, ops, Gotardo, sabe depois que se elegeu excelência excelentíssima, de pagar boleto, sem ter dinheiro na conta? Ganha salário de vereador desde 2016 e não é pouco. Não sabe o que a água pode impactar no orçamento.

Privatizar a Emasa

E por isso Gotardo é a favor de privatizar a Emasa.  Além disso, o suplente de Gotardo, Ney Clivatti, foi presidente da autarquia de água e esgoto da Dubai Maravilha. É esse povo que fala com a boca cheia em privatizar a Emasa.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC

JotaCê

Mistério na disputa da eleição em BC

JotaCê

Marisa foi a Brasília ver Lula



Blogs

Blog do JC

Crea-SC presta homenagem aos profissionais e empresas com a Medalha do Mérito Catarinense

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

Blog da Ale Francoise

Lanchinho do bem!

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO



Podcast

Mais chuva é prevista para a região

Publicado 15/04/2024 19:45


Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação