ITAJAÍ
Obra na rua Silva corta árvores e mexe com circulação no centro de Itajaí
Serviço da prefeitura provoca lentidão no trânsito e gera dúvidas sobre o motivo das árvores saírem do passeio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A revitalização da rua Silva, uma das mais movimentadas de Itajaí, tem causado alterações no trânsito e gerado questionamentos de moradores após o corte de árvores que estavam no passeio da via. A obra prevê melhorias nas calçadas, implantação de ciclovias e qualificação da mobilidade urbana. Os trabalhos começaram no trecho entre a rua cônego Tomaz Fontes e a avenida Marcos Konder, com previsão de duração de cerca de 60 dias. Desde o início da intervenção, há bloqueios parciais da pista durante todo o dia.
Nesta semana, equipes removeram algumas árvores do antigo passeio público, o que gerou indignação na comunidade. De acordo com a prefeitura, a remoção foi necessária porque o trecho deixará de ter o canteiro central existente no início da rua Silva. O plantio de novas árvores está previsto para abril.
Continua depois da publicidade
A licença ambiental para o corte foi liberada pelo Instituto Itajaí Sustentável (Inis). Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, João Paulo Kowalsky, apenas três espécies exóticas foram cortadas, com base em análise e parecer técnico de um consultor ambiental. “Só foi cortado o que realmente poderia trazer problemas para as demais árvores, tanto que exóticas não agressivas permaneceram na rua, mas agora ficarão em outro lugar”, explicou o secretário.
As árvores saudáveis estão recebendo cuidados para serem transplantadas. “Serão 15 árvores transplantadas. Nove irão para o parque náutico — uma delas é uma palmeira — e seis permanecerão na rua Silva. Todas estão saudáveis e permanecem no canteiro de obras, com os devidos cuidados”, afirmou João Paulo.
Segundo ele, cerca de 50 novas árvores serão plantadas nas ruas Silva e Cônego Tomaz Fontes ao fim da revitalização. “A ideia é criar um espaço mais arborizado e agradável para a cidade”, completou.
Novo espaço
O projeto de revitalização inclui calçadas amplas, canteiros com áreas de estar, ciclovia bidirecional, espaço para embarque e desembarque e estacionamento. A ciclovia seguirá o padrão já executado e, no trecho ao lado do colégio São José, contará com arborização. Na rua Cônego Tomaz Fontes, o passeio do lado direito da pista também será alargado e arborizado.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
