Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Médico licenciado do Estado


(foto: divulgação)

Volnei Morastoni é servidor público efetivo do Estado, licenciado pra ser prefeito de Itajaí, e só isso basta pra que tenha direito à remuneração de sua licença pra tratamento de saúde, afirma a Procuradoria-Geral da prefa

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Procuradoria se manifesta

A Procuradoria-Geral da prefa pexêra publicou  uma nota explicativa sobre a questão do pagamento de salários do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) enquanto ele esteve licenciado pra tratamento de saúde entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.

 

Esclarecedor

O documento dos sabichões da procuradoria é bastante esclarecedor e praticamente joga uma pá de cal em toda a politicagem de impeachment do chefe do executivo orquestrada pela turma do quanto pior, melhor no legislativo.

Político-administrativa

Os entendidos da procuradoria explicam que a licença pra tratamento de saúde do prefeito Volnei tem natureza jurídica político-administrativa e não há na lei orgânica do município qualquer menção a regramentos de natureza previdenciária pra referida licença de chefe do executivo.

Não se aplica

Até por isso são inaplicáveis quaisquer regras de natureza trabalhista, com o viés de direitos trabalhistas, de natureza previdenciária sobre regime geral de previdência social, o INSS, porque o licenciamento do prefeito é decorrente do direito funcional de natureza pública, política e administrativa, de um exercício do cargo eletivo e com enquadramento próprio tratado pela municipalidade.

Servidor efetivo

Além de tudo isso, Volnei é servidor público efetivo do estado de Santa Catarina, licenciado pra exercer a função de prefeito de Itajaí, e só isso basta pra que tenha direito à remuneração de sua licença pra tratamento de saúde, conforme os artigos 62 e 64 da lei 6.745/1985, explica a procuradoria. Esse fato, garantem os entendidos, é mais do que suficiente pra encerrar qualquer tipo de discussão sobre o caso.

Simetria

Por tudo que explanou na nota, o jurídico da prefa pexêra decidiu pela aplicação da simetria do art. 22 da Lei Orgânica pra definir o caráter remuneratório da licença e pra que seja mantida a exata correlação constitucional dos poderes entre os detentores de mandato eletivo do poder executivo e do poder legislativo, pois os vereadores têm o direito de licença remunerada pra tratamento de saúde.

Câmara lavou as mãos

A procuradoria ainda lembra que, durante o período do tratamento de saúde de Volnei, a piramidal casa do povo aprovou o afastamento e lavou as mãos quanto ao pagamento, dizendo que isso era de competência do poder executivo. Agora, porém, o que se vê são ataques e mais ataques vorazes querendo o  impeachment do prefeito. Seria a institucionalização do golpe?

Relatório

A expectativa é que na terça-feira a comissão que está analisando o caso dê o seu parecer pelo arquivamento ou pra se seja votado o impeachment de prefeito e vice. O relatório será apreciado pelo plenário, que decidirá se aceita ou não a decisão da comissão.

Politicagem

Como no legislativo pexêro, infelizmente, tem reinado a politicagem, é bem possível que, mesmo que a comissão vote pelo arquivamento do caso, com provas concretas e embasamento jurídico de que nada de errado rolou, a maioria dos vereadores, que é de oposição, seja contra o relatório pra poder botar mais lenha na fogueira e votar o impeachment em plenário.

Consciência

Os vereadores que perderam cargos no executivo certamente seguirão sendo contra tudo o que vir da prefa e principalmente contra o prefeito. A raiva costuma cegar a consciência e vamos ver se os demais edis de oposição também seguirão na mesma linha, mesmo contra o que é certo.

Atuação vergonhosa

A verdade é que a política na city pexêra segue ladeira abaixo no legislativo... São muitos berros, vídeos, denuncismo, sensacionalismo ao extremo, como se isso fosse fazer um bom gestor nas próximas eleições.

O que aconteceu?

A atuação dessas pessoas públicas tem sido vergonhosa e, dos nomes postos até agora, infelizmente não se vê nenhum com capacidade técnica pra gerir a segunda maior economia da Santa & Bela. A tendência é termos um governo catastrófico pros próximos quatro anos, se nada mudar. O que aconteceu com a política de Itajaí?

Gafe

O governador Jorginho Mello (PL) cometeu uma desastrosa gafe na última quinta-feira. Utilizando suas redes sociais, publicou vídeo anunciando que a CCR Aeroportos iniciaria as obras de uma segunda pista no aeroporto de Navega City. A informação foi endossada pela assessoria de imprensa do governo do estado, que enviou rasa nota sobre o tema, bajulando meia dúzia de políticos.

Gafe 2

Minutos depois, Jorginho Mello apagou o vídeo e “esqueceu do assunto”. A nota também foi excluída do site oficial do governo do estado e uma nova e verdadeira notícia foi publicada: da construção de um novo terminal de passageiros, novos pátios de aeronaves, entre outras intervenções estruturais.

Onda fake

Contudo, os minutos da informação on-line foram capturados pelos jornalistas mais zolhudos de plantão – que noticiaram a tão esperada notícia para região. Logo, o setor de comunicação do estado não teve o mesmo ímpeto em comunicar o equívoco e, para muitos desavisados, a obra da segunda pista de teco-tecos ainda está valendo. Abre o zoioooo!

Segunda pista

Para que a segunda pista saia do papel, será necessário que o governo promova um aditivo contratual com a concessionária que administra o terminal, a CCR Aeroportos, que, inclusive, enviou nota oficial à imprensa assegurando que o governador viajou na maionese.

Navega na Lua

A mais nova atração turística do outro lado da vala é o Rally Navega City. É tanto buraco que, se desviar de um, vai cair em outro. Será que é por esse motivo que os secretários do prefeitão Liba Top, ops, Fronza (UB), estão comprando carrões impiçados, ops, ostentação bem altão? Para não sentir tanto a realidade das ruas que mais parecem a superfície da lua?

Tinta ou remédio

A inovação do momento em Navega City é se curar de doença com pintura e reforma. Remédio não tem na farmácia municipal, mas o prefeitão Liba Top, ops, Fronza, que tá de zóio na reeleição, só sabe começar obra e ficar colocando videozinho na rede social. Alguém avisa o alcaide que tinta não cura doença.

Pacotão

Sem acabar as praças e a José Juvenal Mafra, que já estão há um ano em obras, o prefeitão Liba Top, ops, Fronza, fez licitação para mais obras no centro da city dengo-dengo. Se alguém encontrar o viajão, digo, prefeito, de bermuda e camiseta passeando no deque avisa que para se reeleger precisa terminar as obras e não ficar começando mais.

No grito dinovo

Mesmo com mil questionamentos do Ministério Público, o Plano Diretor de Navega City vai para aprovação na casa do povo. Será que vai ser mais um projeto que vai passar no grito, em segundos? Afinal, a base aliada do prefeitão Top tem oito excelências excelentíssimas.

A redenção não chega

Até o momento em que escrevinho estas mais do que atazanadas linhas, não escutei um pio de nossos heróis legislativos da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, sobre a bendita redenção, digo, do Instituto Redenção, que tinha ganhado o direito de catar, digo, levar, os mendigos que por ventura estiverem nas ruas da Dubai Maravilha.

De boa

O vereador Eduardo Zanatta (PT) tinha inclusive questionado a situação e chegou a chamar a minha musa da terceira idade, a pink Christina Barichello, pra falar sobre o polêmico contrato com a instituição, mas os perdigueiros contam que a pink chegou chegando dizendo  que estava indo como amiga e não como convocada. Todo mundo se abraçou e tudo fico de boa. É sério?

Caroço no angu?

Afinal, o contrato foi cancelado quando o vereador e presidente do legislativo, David La Barrica (Patriota), assumiu o cargo de prefeito, quando o pop star Fabrício Oliveira (New-PL) viajou. David, ao ser informado que havia possibilidade de ter caroço no angu, caneteou a suspensão.

Sei lá, entende?

De lá pra cá, ninguém sabe se continua suspenso ou foi cancelado, porque a pink Christina e seu fiel escudeiro, o cérebro João Passos, vaticinavam que o mundo ia acabar e que os servidores e a Secretaria da Exclusão, ops, Inclusão, não estavam dando conta de tratar do problema social dos moradores de rua.

Silêncio sepulcral

A Redenção tá suspensa ou cancelada, fez uma prestação de contas que se considera problemática, e com possibilidade de retorno de recursos públicos. Mas o silêncio parece ser sepulcral na câmara de vereadores. Nem um pio de legisladores, nem os de oposição...


Comentários:

juarez rezende araujo

28/05/2023 15:30

Kkk.O médico que em plena pandemia era contra a vacina da covid e queria enfiar ozônio anal 4 x no rabo do povo de Itajaí.Em país serio tava internado por insanidade.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC



Blogs

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do JC

Vereador Fábio Negão siscapa da cassação

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

O trecho do viaduto da duplicação da BR 470 com a BR 101 será inaugurado nesta quinta-feira pelo Ministro ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação