Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Novo lider da oposição


(foto: divulgação)


O vereador Osmar Teixeira, o Sancho Pança (SD), foi nomeado líder da oposição na piramidal casa do povo

 

Jura que não

O boa gente do Fábio Inthurn, o Fábio da Lotisa, bateu um fio pra este pançudinho escriba na manhã de quarta-feira pra jurar, ops, garantir, que não será candidato a prefeito em 2024. Honrado com a citação do seu nome e da sua biografia, o empresário pontuou que a repercussão da coluna é muito grande e, como não tem desejo de ser candidato, acha importante desmentir o falatório.

 

Termômetro

Fábio disparou que “a coluna é um termômetro da política e você sabe que é muito lida, daí minha preocupação de que esteja se tornando uma verdade que não é. Não sou e nem serei candidato”. Recém-eleito presidente do Sinduscon, o boa gente garante que sua batalha será pelo setor e qualquer vinculação de seus passos a uma possível candidatura a prefeito não fará bem, principalmente nessa época.

Desafios

O novo plano diretor e a discussão que deve chegar à piramidal pexêra é o grande desafio do Sinduscon e se “essa mentira dos linguarudos se tornar verdade”, a política pode atrapalhar o setor que hoje está sustentando a cidade com empregos e renda. Por isso ele foi tão enfático em dizer que não será candidato.

Dar um pito

Acredito de verdade na conversa e sinto que Itajaí pode estar perdendo um excelente nome que deveria ser colocado à disposição para a eleição de 2024, mas desde já é bom alertar o Fábio para ele dar um pito na raça de linguarudo que tá vendendo a ideia do nome dele pra cima e pra baixo como candidato à sucessão do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). É gente que não tem o que fazer!

Bons nomes

Polido durante a conversa, Fábio citou bons nomes que já se apresentam como pré-candidatos a prefeito, além de ter soprado alguns nomes que o Pai Atanásio estaria dormindo no ponto em não lançar. Só pra não gerar aqueles trezentos tipos de ciumeira de políticos, o Fábio da Lotisa pediu pra este pançudinho não citar nenhum dos nomes aventados na conversa. Pediu off e assim vai ficar.

Pé de guerra

O clima anda quente nos bastidores do governo do prefeito da Mariscolância, Aquiles da Costa (MDB). Tudo por conta da sua sucessão. Apesar de faltar praticamente 20 meses para o fim do mandato, muitos dos que o cercam almejam e sonham em sentar os glúteos na principal cadeira do paço da avenida Nereu Ramos.

Rota de colisão

A toda-poderosa secretária de Administração e Finanças, Camila Luchtenberg, e o secretário de Serviços Urbanos, Alessandro Rubens, o Sandro, estariam em rota de colisão. Os dois querem ser os ungidos pelo MDB pra serem os escolhidos da sucessão, enquanto, correndo por fora, está a vice-prefeita Juraci Alexandrino, que é o nome natural e o mais forte do partido.

Escolhida

Os perdigueiros que circulam pela capital do marisco garantem que a Camila seria a escolhida do prefeito em detrimento de Sandro e da própria Juraci. O fato teria feito com que subisse pra cabeça e teria feito com que Camila partisse pra cima da vice-prefeita Juraci com o tal memorando, dizendo que a então secretária de Educação teria gasto 40% a mais na pasta em 2022.

Bolsonarista radical

Há quem garanta que a situação subiu pra cabeça da poderosa Camila, e muito. A Camila já foi suplente de vereador em Navega City e suplente de deputado. Em 2018 fez 4 mil votos. O problema é que na última eleição fez “arminha”, se aproximando e idolatrando o bolsonarismo mais radical, o que afasta do eleitorado feminino de Penha. Complicado...

Já traiu

Já o Alessandro, o Sandro, já esteve lá atrás com o ex-prefeito, o Coelho barbudo, e traiu ele por estar com o Evandro dos Navegantes. Depois voltou para o MDB quando o Aquiles estava com uma eleição ganha. Já foi vereador pelo MDB, depois pulou pra lado do então prefeito Evandro, sendo, inclusive, secretário. Ou seja, é o famoso: Hay governo, estoy dentro!

 

 

Tiro no pé

A operação, digo, situação de queima da vice-prefeita por ser a mais forte candidata, foi um tremendo tiro no pé do governo, já que a vice, que é professora, a Juraci, provou por “a mais b” que não foi bem assim o enredo repassado. O que se sabe é que Juraci foi chamada pelos vereadores pra dar explicações e quer estar presente, mas já teriam remarcado sua presença por várias vezes. Por que, hein?

Preterido

O vereador Maurício Brockveld, que é o primeiro secretário da câmara de vereadores de Penha e sonhava em ser o candidato do MDB/governo, também estaria sendo preterido pelo prefeito Aquiles.

Líder da Oposição

Depois da lambada que o governo deu nos vereadores da oposição, expondo os votos contrários às vagas em creches, mostrando o que há de pior na política: o posicionamento contra tudo e todos, a oposição ao barbudinho Volnei Morastoni (MDB) indicou o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) como líder.

Contraponto

A manobra da oposição é uma tentativa de se recompor da lambada para fazer frente ao habilidoso líder do governo, o barbudão Douglas Cristino (PDT). Que falta fez um líder da base em dois anos, hein? E pensar que bastava alguém disposto a demonstrar a pequenez do grupo de vereadores chantagistas e interesseiros da piramidal pra balançar os alicerces da oposição.

Todo pimpão

O ofício indicando o Sancho Pança, que segundo linguarudos de plantão tá pra lá de fitness e apaixonado, deixou Osmar nos píncaros da lua. O novo romântico foi pras redes sociais se orgulhar da confiança que tem dos colegas. A posição, se bem utilizada, pode guindar o vereador a uma candidatura majoritária na eleição mais aberta dos últimos tempos.

Oposição inteligente

Tem quem defenda que Osmar adote uma oposição inteligente, como a da legislatura passada, que acabou guindando um de seus líderes, o ex-vereador Robison Coelho (PL), a uma candidatura a prefeito. Se o Sancho Pança for ouvir só o dono da piramidal, o Fabinho Rezes (PSC), pra ser contra tudo que venha do governo, vai se acabar em nada. Tem que saber a hora de apertar e a hora de recuar.

Ofuscar

Sem parceiros para a desejada candidatura a prefeito, a escolha de Osmar como líder da oposição ofusca ainda mais o galego Rubens Angioletti (sem partido). Os linguarudos que acompanham os bastidores da piramidal garantem que Osmar dá de 10 a zero no Rubens, pois sabe atuar em conjunto, ouvir e enaltecer os colegas, além de se colocar na frente do canhão governista quando é preciso.

 

Vaselinagem

Diferente do galego, que gosta de se dizer independente e sempre que uma pauta polêmica é colocada na frente, age com a famosa vaselinagem, Osmar tem demonstrado coragem em tomar posição e ser oposição quando necessário. Se conseguir controlar bem o ímpeto do siachão do Fabinho e se impor como líder de verdade, pode colher bons frutos da posição que conquistou!

Coisa de doido

A coluna se orgulha das fontes que tem! O que mais existe é fofoqueiro bem informado, mas também tem uns que trazem cada teoria que é até difícil de acreditar. Mas como em política até boi voa, a nova fofoca que tem tomado conta dos bastidores é um possível fechamento do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) com seu vice, o Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), numa aliança que parece coisa de doido.

PDT, MDB e PT

A conversa que teriam tido o prefeito e o vice teria alinhado alguns ponteiros e levado em consideração que PDT, MDB e PT andam alinhados em nível nacional, compondo o governo Lula (PT). Para a aliança em Itajaí, Volnei e Marcelo já teriam a sinalização de apoio do ex-deputado federal Décio Lima (PT), presidente do PT da Santa e Bela, e do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), presidente do manda-brasa catarinense.

Só no papel

Olha, no papel a aliança pode até parecer forte, mas os linguarudos ignoram que Itajaí está posicionada no epicentro do bolsonarismo, além é claro de muitas arestas a serem aparadas entre Volnei, Décio, Lula e companhia limitada. A verdade é que o PT nunca digeriu muito bem a debandada do alcaide pro MDB e, agora que deu a volta por cima da carne seca, não teria interesse na reconciliação.

Influência

Embora não possa mais ser candidato, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deve exercer a maior influência sobre a sua sucessão pelos lados da base governista, não sendo muito lógico que despreze partidos como o PL e o União Brasil, que fazem parte de sua aliança, ocupam secretarias de ponta e entregam votos fiéis na piramidal pexêra, para agradar o PT e o PDT. Arreda seus linguarudos!

Egos e vaidades

Em Navega City, a sucessão do prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), que jura de mãos postas que não deseja ir à sucessão, provoca egos e vaidades dos que sonham acordados. No MDB, a briga tá grande entre o vereador Paulinho Meia Praia e o ex-vereador Samuel Paganelli.

Isolado, briga

No PSD, o ex-prefeito Bob Carlos segue isolado. No PL, a vereador Lu Bittencourt se prepara pra briga eleitoral. No PT, o ex-vereador Tarcísio Weise, o albino vermelhinho, se prepara pra eleição dos vermelhinhos. Interessante que o vereador Jonas de Souza, o mano Bob (PL), que está no limbo de ser oposição mas gostaria de ser situação, deseja derrubar o próprio irmão, o Bob Carlos. Que loucura!

 

Moradores de rua

Leia no Blog do JC, no site diarinho.net, sobre a terceirização da abordagem social da Dubai Brasileira e na casa da abordagem. São quase quatro milhões de reais por meses de trabalho. Será que tem caroço nesse angu...


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino preso tem salvação

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

No início do mês, o DIARINHO recebeu mais uma reclamação de usuário a respeito da travessia entre Itajaí ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação