Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bastidores do poder


(foto: divulgação)


Governador Jorginho Mello (PL) nomeou João Paulo Kleinubing (União Brasil) e puniu o ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB)

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Universidades comunitárias

As universidades comunitárias de nossa Santa & Bela que integram o sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) estão se mobilizando com muita força para participarem ativamente do novo projeto “Universidade Gratuita”, que será implementado pelo governador Jorginho Mello, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

 

Fundamentais no desenvolvimento

E não poderia ser diferente, pois é inegável a contribuição histórica dessas instituições (sem fins lucrativos e que não têm donos) para o desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e econômico de nosso estado.

Melhorando

Afinal, são quase 60 anos de história melhorando a qualidade de vida de nossa gente, não à toa alçando a nossa Santa & Bela, já há muito tempo, aos melhores índices de qualidade de vida, desenvolvimento, geração de emprego e renda, e sustentabilidade no Brasil tupiniquim.

Coisa pra mais de metro

A Acafe é formada atualmente por 14  instituições de ensino superior, todas criadas e instituídas por lei pelos poderes públicos municipais. Sem fins lucrativos, reinvestem integralmente todos os seus recursos na melhoria de sua infraestrutura.

 

Relevantes serviços

E também na prestação de relevantes serviços à sociedade, nas mais distintas áreas, incluindo a própria educação, saúde, assistência social, jurídica, ambiental, tecnológica, dentre outras ações, todas predominantemente gratuitas, possibilitando a melhoria da qualidade de vida de nossa gente.

Exemplos

Um destes exemplos pujantes é a nossa querida Univali, o templo do saber e do conhecimento pexêro, que tem transformado a vida de centenas de milhares de pessoas nesses quase 60 anos de existência.

Fazendo a diferença

Assim como fizeram e continuam fazendo também todas as demais instituições comunitárias de educação sem fins lucrativos da Acafe, que têm suas características e peculiaridades distribuídas por todas as regiões da Santa & Bela Catarina, fazendo a diferença para o estado e para o nosso povo do sul do Brasil.

Governador correto

O governador Jorginho Mello (PL) tem apregoado aos quatro cantos do estado que o programa “Universidade Gratuita” e seus recursos serão destinados, especial e prioritariamente, para as instituições comunitárias sem fins lucrativos.

Está certo

Cá entre nós: o governador está muito certo e agindo de modo pra lá de coerente, pois dinheiro público deve atender aos interesses públicos, como fazem nossas universidades comunitárias da Acafe há quase seis décadas.

Pauta comum e apartidária

Sobre este assunto envolvendo dinheiro público do governo estadual para a concessão e compra de bolsas e vagas para alunos carentes no ensino superior, precisa ser trazida à memória (este escriba não sisquece) célebre frase da deputada estadual e professora Luciane Carminatti (PT).

Incontestável

Carminatti, em 2017, de sua cadeira na Alesc, disse: “O governo deve, e muito, para o sistema Acafe”. Verdade incontestável! Ademais, essa é uma pauta apartidária, e que ultrapassa eventuais divergências e picuinhas políticas e/ou ideológicas.

Alesc e secretarias

Acompanhado de outros reitores e reitoras da Acafe, o reitor sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, visitou os deputados estaduais e alguns secretários de estado para apresentar os resultados das universidades e instituições de ensino comunitárias que integram o sistema Acafe.

Alta qualidade

E que são pra lá de relevantes e expressivos, pois, além de formarem os melhores profissionais para atuarem nos poderes públicos e na iniciativa privada, essas instituições comunitárias e sem fins lucrativos ainda prestam serviços da mais alta qualidade em todas as áreas, e predominantemente gratuitos.

Relevante

Parabéns ao governador Jorginho pela acertada decisão, para nossos deputados estaduais da Alesc, e, sobretudo, para as instituições da Acafe, por todo o relevante e impagável trabalho desenvolvido em prol de nosso estado e do povo catarinense.

Candidata?

A nomeação da ex-desafeta política do governo de Camboriú, a ex-vereadora entisicada Jane Stefenn (União Brasil), está provocando um buxixo danado na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador. Os governistas, que apanharam junto com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), questionam se Jane seria a escolhida como candidata à sucessão do alcaide.

Fábio do Boné

O nada simpático chefe de gabinete Fábio Borba, do prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen, que agora adotou como indumentária um boné, virou motorista do prefeito. Os linguarudos de plantão lascam que, talvez, seja a função ideal, porque como chefe de gabinete ele só afasta as pessoas devido à sua extrema polidez...

Voltando

Corre também a informação de que o vereador Claudinei Loos (MDB) provavelmente vai voltar para o primeiro escalão do governo Elcio. Claudinei é engenheiro e, se o seu retorno se confirmar, ocupará a Secretaria de Planejamento.

Líder do governo

A vereadora Zulma de Souza (Progressistas) é a nova líder do governo na casa do povo da capital do ultraleve. A parlamentar assume no lugar do vereador Leo Cordeiro (MDB), que pediu seu afastamento da liderança.

Articulação

A Zulma está no seu quarto mandato e é a vereadora mais antiga no legislativo. Terá a tarefa de fazer a articulação, a defesa dos projetos e orientar as excelências excelentíssimas da base do governo da prefeita bonitona Nilza Simas (PSD).

Decisões unilaterais?

Principais comentários dos bastidores políticos da capital manezinha e da Assembleia Legislativa durante a semana foram em torno da dispensa do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) do cargo de diretor representante de Santa Catarina no BRDE e a nomeação do ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing (União Brasil), para o seu lugar.

Surpresa

Dizem que todos foram pegos de surpresa: tanto as lideranças do MDB como do próprio União Brasil e do PL. A decisão e nomeação, tida como “unilateral” pelo governador Jorginho Mello (PL), visaria fortalecer o apoio ao governo pela bancada do União na Alesc.

Punir

Teria visado, ao mesmo tempo, “punir” o ex-governador médico Pinho Moreira por ter sido contra a aliança do MDB com o PL à época da pré-campanha ao governo do estado no ano passado. O MDB, dividido, acabou apoiando o ex-governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), que acabou se lascando.

Mapeado

Consta ainda que, no caso da nomeação de Kleinubing, ele poderia na sequência também ingressar nas fileiras do PL e ser uma opção para a candidatura à prefa na galega Blumenau, embora o já fiel escudeiro de Jorginho, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz, também esteja mapeado como opção para disputar mais uma vez o paço municipal da capital nacional da cerveja e da Oktoberfest.

Mal estar

Mas o fato, no geral, segundo os analistas de bastidores de plantão, é que as recentes estratégias e arrumações políticas internas do governador bolsonarista Jorginho Mello tem causado, além de surpresa, mal-estar entre seus aliados, pelas decisões unilaterais, sem maiores consultas, ou “os chamados debates intrapartidários”. 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação