Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel


Menino Jesus, São Nicolau, velho pom-pom e Papai Noel

Na festa do Natal o principal protagonista, sem sombra de dúvida, é Jesus Menino, causa da grande festa cristã. A fé cristã ensina que o nascimento de Jesus trouxe alegrias e paz a homens e mulheres, porque com ele se cumpriu a promessa de redenção de toda a humanidade.

De fato, além de oportunizar redenção a cada pessoa, que é seu escopo maior,  os ensinamentos cristãos propiciaram o nascimento e desenvolvimento de uma civilização apoiada em valores universalmente aceitos. Que tais são:  a igualdade entre todos os homens e mulheres -  a sacralidade da pessoa humana, garantia de liberdade e de justiça; defesa de pobres  e oprimidos; criação dos primeiros hospitais, albergues e asilos; desenvolvimento das noções básicas da moderna economia; a beleza incomparável criada na arquitetura e artes plásticas religiosas;   a criação da Universidade, cuja instituição mudou o mundo; e, apesar de críticas sem pleno conhecimento de causa, apoio e patrocínio ao crescimento da moderna ciência e da filosofia que levou a razão à sua plenitude.

Todavia, a cultura popular e o mercado acabaram por ocasionar no Ocidente o surgimento de outras personagens ligadas às festas natalinas, nem todas referenciando o significado e valores desse acontecimento essencialmente cristão. Vai se tratar das figuras de São Nicolau, do Velho Pom-pom  e do Papai Noel.

São Nicolau, bispo de Mira, do século IV,  na velha região da Lícia grega, hoje Turquia, de quem se faz memória no dia 6 de dezembro, por sua fama de bondoso com as crianças e de presenteiro, acabou sendo festejado com a entrega de presentes aos pequenos, notadamente doces e balas. Também por aqui era costume as crianças fazerem seus “ninhos de São Nicolau”, pratos decorados com folhas verdes e flores, em que ganhavam  as guloseimas. Dizem alguns que o mercadológico Papai Noel foi inspirado no santo bispo de Mira; tanto que em inglês ele é chamado de Santa Claus, corruptela de Saint Nicholas.

Já o nosso Velho Pom-pom é também de certa maneira derivado de São Nicolau, pois que essa personagem também é um velho de longas barbas e traz às costas um saco de presentes que distribui às crianças. O Velho Pom-pom costumava circular entre as casas da vizinhança, nessa época de antes do Natal. Era alguém que alegrava a criançada com seus modestos presentes, mas que lhe inspirava certo medo, porque aquele ou aquela que se vestia como tal lhe dava a aparência nada agradável de um velho andarilho.

Entretanto, nenhuma das duas personagens anteriores buscou elidir Jesus recém-nascido tal qual o fez o performático Papai Noel.  Este, sabe-se, foi criação, nas décadas de 1920 e 1930, de uma indústria norte-americana de refrigerante famoso. Ele surgiu como propagandista do conhecido refresco preto, de modo a alavancar sua venda, associando a bebida às refeições da época do Natal. Tanto que as cores da roupa de Papai Noel são as  da propaganda desse refrigerante e o seu trenó de renas do polo Ártico carregado de presentes, entre os quais com certeza a bebida, sugere que ela deva estar gelada para o consumo.

Agora, em 2022, pois,  os votos são:  que neste Natal se tenha menos atenção a personagens mercadológicas e performáticas e que muito mais  mentes e  corações estejam voltados ao Menino Jesus, que veio ao mundo com a inspiradora mensagem de: “Paz na terra aos homens de boa vontade”.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você topa encarar a subida da Super Gyro Tower pra ver Balneário Camboriú por outro ângulo?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Colunistas

Chiodini vê como natural o MDB como vice de Jorginho

Coluna Acontece SC

Chiodini vê como natural o MDB como vice de Jorginho

Na mira americana

Coluna Esplanada

Na mira americana

Show de Zezé de Camargo em Porto Belo

Charge do Dia

Show de Zezé de Camargo em Porto Belo

O segredo por trás das aposentadorias antecipadas da lei 142/2013: a perícia que muda tudo

Direito na mão

O segredo por trás das aposentadorias antecipadas da lei 142/2013: a perícia que muda tudo

Vitória sofrida

Show de Bola

Vitória sofrida




Blogs

Lixo nas calçadas é problema de todos

Blog do Magru

Lixo nas calçadas é problema de todos

Viralizou

Blog do JC

Viralizou

Nova coluna. Espia!

Blog da Jackie

Nova coluna. Espia!






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.