Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Dimas Rosa: artista de Itajai desconhecido aqui


Dimas Rosa: artista de Itajai desconhecido aqui

Dide Brandão, Meyer Filho, Dimas Rosa, Diniz Domingos, Osny Schauffert e Lucy Ferreira, só para citar os já falecidos, constituem o sexteto de maior reconhecimento no grupo de artistas plásticos itajaienses. Dide fez nome no Rio de Janeiro;  Meyer Filho e Dimas, em Florianópolis; Diniz e Lucy Ferreira, em Itajaí.

Todavia, malgrado todo esse reconhecimento no mundo das artes plásticas catarinenses, um deles - Dimas Rosa -  é praticamente desconhecido em sua terra natal, Itajaí. Não se conhece na cidade obra alguma dele. Dide, Meyer Filho, Diniz, Schauffert e Lucy Ferreira têm obras, mal aproveitadas no acervo do Museu Histórico de Itajaí. Infelizmente, estão lá à espera do Museu de Arte de Itajaí, há anos prometido por muitos governantes. Acham nossos governos que obras importantes são tão somente ruas asfaltadas, pontes para transitar, prédios, festas. Esquecem eles que arte também ajuda a educar, gera vidas saudáveis, movimenta a economia e favorece sobremaneira o bem estar social.

Dimas Rosa nasceu em Itajaí a 10 de março de 1931, de pais tecelões da antiga Fábrica de Tecidos Renaux, da Vila Operária. Viveu em Brusque e, depois, mudou-se para Florianópolis, onde veio a falecer em 1994.

Ele, já nos primeiros anos da escola primária, passava a maior parte do tempo desenhando, com  incentivo de alguns professores e tolerância de outros. Somente aos 15 anos, soube pelo amigo, também artista e escritor, Eusébio Maestri, que existiam tintas e telas para pintar quadros; porque até então só pintava com tintas para pintura de casas e sobre tábuas.

Ao se mudar para a Capital do Estado, em 1953, logo passou a fazer parte do grupo de artistas da cidade. Pertenceu ao famoso Grupo Sul,  de jovens intelectuais florianopolitanos que buscavam renovar a arte em Santa Catarina. Foi membro fundador do GAPF/Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis. Ingressou no magistério, como professor de desenho e se graduou em Artes Plásticas, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Como professor, Dimas Rosa implantou e foi o primeiro diretor,  1970/1973, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Um artista bem comportado, convencional, objetivo, amante da representação do natural: um acadêmico da modernidade. Assim o definiram os que estudaram as suas primeiras obras. Já nos anos de 1970, após a graduação em Artes Plásticas, passou a produzir com inovações em seus materiais,  técnicas, abordagens e temáticas.

Suas obras já foram expostas no Rio de Janeiro,  Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Laguna, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú. Só não o foram ainda em Itajaí. Fica a sugestão, para que a Fundação Cultural de Itajaí, cuide de fazer uma grande mostra desse artista itajaiense, aqui desconhecido.  Neste mês de aniversário de Itajaí, teria sido um oportuno programa artístico-cultural. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Coluna Exitus na Política

Vaias da vitória: ídolos, vingança e sentimentalismos

Cuidado com o golpe do bilhete premiado

Charge do Dia

Cuidado com o golpe do bilhete premiado

Flores na Matriz

Clique diário

Flores na Matriz

Refém do Senado

Coluna Esplanada

Refém do Senado

Jorginho pode ficar isolado

Coluna Acontece SC

Jorginho pode ficar isolado




Blogs

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam

VersoLuz

O vento desfez — um poema-objeto sobre ausências que ainda queimam

Educação ou turismo?

Blog do JC

Educação ou turismo?

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?

Blog do Magru

Uma lei para dar dinheiro para os ricos de Itajaí ?

Longevidade!

Blog da Ale Françoise

Longevidade!

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.