Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Tespis Cia. de Teatro: memória e história


Grupos teatrais itajaienses ultimamente têm tomado elogiável iniciativa de grande significado e importância culturais. Eles buscam revistar a sua história  e revelar ao leitor circunstâncias desconhecidas do público acerca de suas atividades. Para tanto, vêm publicando livros e relatos,  em obras físicas e virtuais.

A mais recente dessas publicações é o livro “Memória, história, teatro e resistência”, do grupo  Tespis Cia. de Teatro, lançado na terça-feira, dia 21 de dezembro próximo passado.

Escrito a quatro mãos, Denise da Luz e Max Reinert, artistas que fundaram o grupo, contam a história da companhia teatral e buscam responder como ela atingiu 28 anos de profícua existência ininterrupta e como se processa a criação da obra teatral e seus bastidores.

O livro composto de seis partes, que os autores não chamam de capítulos, começa contando a fundação grupo, numa mesa de bar em torno de algumas garrafas de bebida,   e a escolha de seu nome Téspis, tomado do nome do primeiro ator de teatro do Ocidente, grego de 500 anos antes de Cristo.

As demais partes seguem a contar os desafios de por “em prática o sonho de criar espetáculos e de trabalhar profissionalmente com teatro”. Como se abriram caminhos para produção e apresentação dos primeiros espetáculos. Os cursos livres de teatro, ministrados pelo grupo, a partir de 1995, na Casa da Cultura Dide Brandão, para compartilhar seus conhecimentos e compreender melhor o processo das artes cênicas. Também contam suas andanças por diferentes lugares que sediavam o grupo, até sua atual localização, na rua Pedro Ferreira, no casarão histórico Almeida & Voigt, onde se implantou a “Residência artística – Itajaí Criativa”, mais um espaço cultural da cidade.

Por fim, é narrada a participação dos integrantes da companhia na fundação da Associação Itajaiense de Teatro, em 1996, para organizar e dar visibilidade ao movimento teatral, como um setor ativo da cultura de Itajaí. Desse movimento, sairia o mote “Itajaí tem talento, mas não tem teatro” que instigou a construção do Teatro Municipal de Itajaí.

O livro, de muito boa edição, é apresentado por Sulager Bavaresco, diretora cênica, dramaturga e gestora cultural. É ilustrado por excelentes fotografias, do acervo do Tespis Cia. de Teatro.

Estão de parabéns os autores, Denise da Luz e Max Reinert, pela qualidade da obra e sua importância como fonte para estudo do movimento  teatral e cultural  na cidade. O livro está sendo disponibilizado a quem tiver interesse na Itajaí Criativa – Residência Artística, sede do grupo Tespis Cia. de Teatro, na rua Pedro Ferreira, nº 222, em Itajaí. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Secretaria de Educação de Itajaí está certa em “barrar” o Halloween nas escolas municipais?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Ilha do Combu

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?

Debate do aborto

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?



Colunistas

Napoleão e Júlio Garcia na casa de Evandro

JotaCê

Napoleão e Júlio Garcia na casa de Evandro

Halloween

Charge do Dia

Halloween

O plano Kassab

Coluna Esplanada

O plano Kassab

Alesc avança no combate à violência escolar

Coluna Acontece SC

Alesc avança no combate à violência escolar

Advogadas no comando

Via Streaming

Advogadas no comando




Blogs

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Blog do Magru

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Berreiro dos barnabés de Navega City

Blog do JC

Berreiro dos barnabés de Navega City






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.