Colunas


Artigos

Por Artigos -

Reforma trabalhista é injustamente atacada


Michel Temer - Ex-presidente da República

 

A campanha eleitoral não pode pautar-se pelo total desapego à verdade. O que pode bem se esperar de um próximo presidente se a sua opção primeira consiste em pregar o retrocesso histórico e o anacronismo de ideias vencidas pelo tempo?

O Brasil está cansado de demagogia, por mais diversa ideologicamente que seja a sua proveniência. Em meu governo, em curto espaço de tempo, empreendeu-se uma substancial modernização do país, com especial destaque para a reforma trabalhista, agora injustamente atacada. Se isto é programa partidário, melhor não ter nenhum.

Embora prematuramente, inicia-se a campanha eleitoral. E não se a faz com propostas objetivas para o país.O que se divulga neste início eleitoral são gestos pautados pela demagogia daqueles que não perceberam os benefícios de várias medidas tomadas no governo que mediou de maio de 2016 a 31 de dezembro de 2018. Dentre elas, a reforma trabalhista. Este artigo só é escrito tendo em vista a notícia de uma das candidaturas segundo a qual o seu “programa” é eliminar a referida reforma ao fundamento de que ela não deu nenhum resultado prático. É preocupante que a falta de compromisso com a verdade possa estar norteando tal candidatura.

Começo pela alegação de que a reforma teria tirado direitos dos trabalhadores. E revelo, desde já, a falsidade da informação, o que é preferível do que dizer da absoluta ignorância no tocante ao sistema normativo brasileiro. É que os direitos dos trabalhadores estão definidos no art. 7º da Constituição Federal, e a reforma trabalhista foi veiculada por norma infraconstitucional, não podendo, portanto, alterar aqueles direitos expressados na Carta Magna.

Assim, nenhum direito foi atingido. Mais ainda: a formatação do projeto se deu depois do então ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, percorrer durante meses seguidos todas as associações de classe dos empregados e dos empregadores, o que permitiu que o projeto resultasse desse intenso diálogo entre as forças produtivas da nação:os empregados e os empregadores.

Tanto foi assim que o acordo firmado entre o governo e aquelas categorias foi objeto de uma solenidade no momento do seu encaminhamento ao Congresso Nacional, quando discursaram representantes de ambos os segmentos profissionais. Anote-se que, promulgada a reforma trabalhista, nãohouve nenhuma greve de trabalhadores. Ao contrário, houve entendimento. E os resultados logo apareceram.

Relembro que, ao assumirmos o governo, o PIB era negativo em mais de 4% nos anos de 2015 e 2016. Mais de 3 milhões de trabalhadores haviam perdido seus empregos como consequência direta desse período de recessão, produzido por uma nefastapolítica econômica. Os eixos da reforma trabalhista foram, em primeiro lugar, a harmonia nas relações de trabalho, diminuindo a brutal litigiosidade que nela se formara ao longo do tempo. Assegurou direitos, gerou emprego se propiciou segurança jurídica. Aprópria figura do trabalho intermitente permitiu uma flexibilização das relações trabalhistas, geradora de postos de trabalho. Depois da modernização das leis trabalhistas chegamos ao patamar de um número positivo, sendo certo que em 2018 fechamos com saldo de 529.500 novos empregos, segundo dados do Caged. Foi o melhor resultado desde 2013. Fomos guiados pelos princípios de que a liberdade de escolha, a autonomia decisória e o diálogo devem estar na base das relações trabalhistas, sem a tutela estatal.

Foram medidas dessa natureza, ao lado do teto para os gastos públicos e do trabalho pela reforma da Previdência, que geraram credibilidade fiscal e econômica no país, com a taxa Selic caindo de 14,25% para 6,5%, e a inflação reduzida de dois dígitos para 2,75%.

Ressalto que o combate ao desemprego depende de emprego, e este só se verifica se houver empregador. Não podemos alimentar a disputa permanente entre esses setores fundamentais para a economia nacional. Daí porque falta racionalidade à afirmação de que a modernização trabalhista trouxe prejuízos ao trabalhador e à economia. E se é falso não pode ficar sem resposta.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Artigos

Como o Plano Diretor de 2006 mudou a história de Balneário Camboriú

Artigos

APA de Itajaí: sustentabilidades social, ambiental e econômica devem andar juntas

Artigos

Seis meses de transformações para SC

Artigos

Agê será inesquecível

Artigos

O que é shark Finning?

Artigos

Competitividade portuária: é hora de agir

Artigos

Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão necessária

Artigos

O(a) novo(a) desembargador(a) do TJSC

Artigos

Energia para a vida

Artigos

Carta ao povo catarinense

Artigos

Uma nova energia para Santa Catarina

Artigos

Bicentenário de Itajaí e do Curato do Santíssimo Sacramento

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Artigos

Não queremos viver numa pátria dominada pela bandidagem

Artigos

Marco do sesquicentenário do município destruído

Artigos

“Um furacão chamado depressão “

Artigos

OAB MUDA

Artigos

Os limites constitucionais da atuação da guarda municipal, segundo o STJ

Artigos

Parabéns, Navegantes!



Blogs

A bordo do esporte

Confederação Brasileira de Vela anuncia Copa Brasil de Vela 2023

Blog do JC

Novo líder do Governo

Gente & Notícia

Grupo Terapeutas da Alegria organiza atividade no Asilo Dom Bosco

Blog da Jackie

Liberty fez 29

Blog do Ton

FG Empreendimentos realiza ação na Fundação Lar da Terceira Idade

Blog da Ale Francoise

Você fez aterramento hoje?

Blog Doutor Multas

O blockchain na Compensação Ambiental

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Valdir Cechinel Filho

"A pandemia deu uma lição para todos nós: a gente consegue se reinventar. O ser humano consegue virar o jogo”

Arildo Simão

"Eu acho que aprendi mais do que ensinei”

Juliano Custódio

"Banqueiro não ostenta, gestor de investimentos não ostenta”

Reginalva Santana Mureb

"Já vamos atender em dezembro 11% da população de Penha com esgoto”

TV DIARINHO

O novo transporte coletivo em Itajaí começa no dia 21 de outubro, com novidades em horários, trajetos ...




Especiais

AGÊNCIA PÚBLICA

Tribunais de justiça no Brasil gastaram R$ 2,6 milhões com constelação familiar

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Rolezinho em Curitiba em 5 lugares imperdíveis

ESCOLAS

Lista completa de escolas particulares da região

apoio da família

Pedagoga dá dicas para ajudar uma criança a estudar

saúde mental é coisa séria

Causas de dificuldade de aprendizagem em crianças devem ser investigadas



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação