NRF 2026
Superintendente do Itajaí Shopping participa da maior feira de varejo do mundo
Michael Domingues representa a ACII e o Grupo Tacla na NRF Retail’s Big Show, em Nova York
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A NRF Retail’s Big Show 2026 começou neste domingo e segue até terça-feira, em Nova Iorque, debatendo o futuro do varejo global.
Michael Domingues, superintendente do Itajaí Shopping, está no evento representando a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) e o Grupo Tacla, responsável pelo Itajaí Shopping e pelo Porto Belo Outlet Premium.
Continua depois da publicidade
Com o tema "The Next Now is Here", a feira reúne executivos de grandes marcas mundiais para discutir como a inteligência artificial, dados integrados, automação e a conexão com o consumidor estão transformando a relação entre marcas e pessoas. “É uma honra estar aqui pela segunda vez, participando do maior evento de varejo do mundo. São dias intensos de aprendizado, atualização e troca de experiências, com palestras relevantes, uma exposição extremamente forte e debates profundos sobre temas como inovação, experiência do consumidor e o futuro do varejo”, destaca Michael.
Ele explica que a comitiva brasileira está em contato com o que há de mais moderno no setor, com o objetivo de trazer conhecimento, tendências e insights que contribuam para o desenvolvimento dos empreendimentos e para o sucesso dos lojistas de Itajaí e região. “Encerramos agora, às 19h, o primeiro dia de palestras. Nesta segunda-feira, vou visitar a Expo, que é focada em tecnologia. Na quarta-feira, faremos uma reunião com o grupo para debater tudo o que vimos durante os três dias. Já na sexta e no sábado, serão visitas técnicas a cerca de 30 lojas. Um grupo de brasileiros será recebido pelas principais flagship stores do varejo, que apresentam novidades e tendências”, complementa.
De acordo com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a edição de 2026 também evidencia uma mudança estrutural no varejo: empresas mais horizontais, integradas e orientadas por dados tendem a responder melhor às transformações do mercado.
Dados do Painel de Comércio Multicanal e Inteligência (PCMI), de 2025, mostram que o Brasil responde por 55% de todo o e-commerce da América Latina.
Mais do que acompanhar tendências globais, o varejo brasileiro já atua em um ambiente de alta complexidade: consumidores digitais, múltiplos meios de pagamento, integração entre canais e pressão por eficiência. Esse cenário coloca o país como um laboratório avançado, e não apenas como mercado emergente, para as soluções debatidas na NRF 2026, considera a CNDL.
Principais temas da NRF 2026:
• Inteligência artificial aplicada ao varejo: ferramenta prática para vendas, personalização, precificação, CRM, estoque e operações
• Experiência do cliente: jornada integrada, mais humana e relevante nos ambientes físico e digital
Continua depois da publicidade
• Omnicanalidade real e integrada: unificação de loja física, digital, marketplace, logística e relacionamento com o cliente
• Retail media e monetização de dados: uso estratégico de informações dos consumidores como nova fonte de receita
• Eficiência operacional: automação, tecnologia e processos inteligentes para aumento de produtividade e redução de custos
Continua depois da publicidade
Franciele Marcon
Fran Marcon; formada em Jornalismo pela Univali com MBA em Gestão Editorial. Escreve sobre assuntos de Geral, Polícia, Política e é responsável pelas entrevistas do "Diz aí!"
