O “Anuário de Itajaí” já completou 20 anos de publicação interrupta e é, em Santa Catarina, a segunda mais longeva publicação sobre história e cultura catarinense. Ele foi criado, em 1924, pelos jornalistas Jayme Fernandes Vieira e Juventino Linhares. Teve continuidade em 1949, pelo trabalho de Marcos Konder e Silveira Júnior e nos anos de 1959 e 1960, por Laércio Cunha e Silva e Roberto Mello de Farias.
A Fundação Genésio Miranda Lins, muito em boa hora, tomou a seu encargo reeditar o “Anuário de Itajaí” em 1998, como seus anais, para registrar e dar maior circulação a assuntos da vida social, econômica, política, cultural e histórica de Itajaí. Vale-se, para tal fim, do concurso de estudiosos e pesquisadores que tenham trabalhado a partir dos acervos do Museu Histórico de Itajaí, Museu Etno-Arqueológico de Itajaí e Arquivo Público de Itajaí, órgãos culturais da Fundação.
O “Anuário de Itajaí – 2020” é Edição Especial, porque toda ela dedicada aos 200 anos da colonização do Vale do Itajaí, contados desde a criação da primeira colônia, por Antônio Menezes Vasconcellos de Drummond, na região de Itaipava, no ano de 1820.
A Edição Especial publica cinco excelentes estudos históricos sobre o povoamento do litoral norte catarinense no século XIX, a colônia fundada por Drummond às margens do rio Itajaí-mirim, sobre a personagem Drummond, o tempo das ideias e dos lugares vivenciados por ele, seu envolvimento com a maçonaria, de que resultou a fundação da colônia em 1820.
Na edição estão inclusos ainda a famosa “Biografia” de Antônio Menezes Vasconcellos de Drummond, publicada em Paris no ano de 1836, donde se têm as primeiras notícias dos trabalhos dele na região de Itajaí, e um completo inventário cronológico das publicações já feitas sobre a fundação da colônia; bem como, as teses levantadas a partir desse fato histórico, a respeito da fundação de Itajaí e de seu fundador.
Trata-se, portanto, de uma edição indispensável ao conhecimento, estudo e pesquisa de quem queira assenhorear-se dessa questão, mas é também uma leitura agradável e instigante para o leitor que goste de histórias e se deleite com mais conhecer o começo da cidade de Itajaí.
A todos os que se interessarem por adquirir o “Anuário de Itajaí – Edição Especial – 2020”; assim como quaisquer outros exemplares de edições anteriores, informa-se que está disponível na sede do Arquivo Público de Itajaí, na rua Lauro Müller, 335, sempre no período da tarde.
Parabéns à Fundação Genésio Miranda Lins por essa Edição Especial de grande valor cultural e à prefeitura de Itajaí que patrocinou a publicação.