Artigos
Por Artigos -
Colocando os pingos de grãos nos is
Fabrício Oliveira
Prefeito de Balneário Camboriú
Em tempos de redes sociais as verdades que não correspondem aos fatos vão se construindo em grande velocidade. Por isso, é sempre importante estarmos alertas e colocando os pingos nos is. Então aqui vamos. O alargamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú foi motivado por questões ambientais, para a proteção da cidade contra o avanço das marés - que vez por outra invade as ruas do centro, e para a construção de um grande parque urbano com áreas de lazer, esporte e contemplação, novas ciclovias e recuperação de áreas de restinga, entregando à cidade as mesmas condições da faixa de areia que tínhamos 60 anos atrás.
Com o avançar das obras, alguns veículos de comunicação divulgaram que a obra teria sido motivada por conta da sombra na praia provocada pelos prédios da avenida Atlântica. E as redes sociais, como é do seu feitio, as reproduziram de forma acelerada. Não, essa não é a verdade. Essa obra é fruto de uma decisão que a cidade tomou em um plebiscito realizado ainda em 2001, ou seja, mais de duas décadas atrás. É claro que a área com sol na faixa de areia aumentará. Mas isso é apenas um dos aspectos positivos dessa grande obra esperada há muito tempo pelos moradores e visitantes de Balneário Camboriú. Mas não o que a motivou.
Para a sua realização a prefeitura cumpriu 42 condicionantes ambientais apresentadas pelos órgãos federais, estaduais e municipais. Essa obra não é uma aventura, uma medida por conta da expansão imobiliária, muito menos um ataque ao meio ambiente.
Tenho duas filhas, de um e cinco anos. Estou construindo uma cidade para que a geração delas e as que vierem depois possam viver com muito mais qualidade de vida. Aliás, durante esses cinco anos de governo pautamos nossas atitudes pela preocupação com o meio ambiente.
Ainda este ano vamos chegar a 100% dos domicílios atendidos pela rede de esgoto. Somos a cidade de Santa Catarina com a maior cobertura. Recuperamos rios poluídos há décadas. Recebemos o selo internacional Município Lixo Fora D’Água. Durante nosso governo conquistamos três Bandeiras Azuis pela balneabilidade de nossas praias.
Dito isso, quero reafirmar que não vão jogar a nossa cidade e o nosso governo na vala comum dos irresponsáveis em relação ao meio ambiente. Todas as nossas ações são ponderadas para construirmos uma cidade cada vez melhor para vivermos e para que os que nos visitem tenham uma ótima experiência hoje e para que as futuras gerações aproveitem do mesmo jeito.