Colunas


Coluna Exitus na Política

Coluna Exitus na Política

Por Sérgio Saturnino Januário - pesquisa@exituscp.com.br

Esperanças e tolos


Esperança é uma necessidade humana, da espécie. Somos os únicos seres que podem falar sobre o “depois”. Precisamos sempre acreditar, crer; precisamos sempre agir com expectativas, fé, confiança em se conseguir o que se deseja. Esperança está registrada em nossa formação genética.

Na Idade Média a esperança estava manifestada em códigos espirituais e religiosos. Esperava-se pela salvação divina como triunfo pessoal. E as vidas que se seguiam estavam orientadas à defesa contra os males que poderiam surgir como castigos divinos. Pestes, safras agrícolas prejudicadas, desastres ambientais eram assumidos como danação. Deus era o determinante do futuro, o protagonista do “escrever certo por linhas tortas” na medida que a caminhada humana estava comprometida por erros originais. A orientação civilizatória da Idade Média está centrada em Deus, no TEO-centrismo. Todas as ações humanas só têm significado enquanto esforço para alcançar a salvação, a imortalidade, a graça pelas mãos divinas.

A esperança em um futuro desejado pelo próprio homem é um fenômeno do Renascimento. O homem passa a ser a referência dos acontecimentos, autor de seus atos e responsável por sua vida. Somente no substrato desta Filosofia de Mundo é que passou a ser possível se falar em liberdade individual, em Capitalismo [redentor da ‘liberdade’ material], no “Espírito das Leis” da materialidade humana. O homem passa a interessar-se por si mesmo, pela sua reorganização civilizatória. As leis, a permissão e as punições são escritas pelo próprio punho, num processo de autodeterminação coletiva.

A possibilidade de se desejar o futuro passou a exigir, como contrarregra, uma estrutura política difícil de se compor. A Idade Moderna, como organização social humana, traz necessidades que exigem muito esforço. O Estado como “ser que pune” [O Leviatã], em boa parte é uma substituição da experiência da Idade Média. O sistema de coação e de coerção são elaborados em leis, uma vez que os indivíduos abrem mão de sua liberdade original em nome da segurança de se viver protegido em sistema coletivo.

E a esperança continua a existir. A ciência, na modernidade, foi a promotora das conquistas, com métodos de ensaio-e-erro e com TEO-rias orientadoras que passam por críticas constantes. A ciência se constituiu como elemento de desenvolvimento social, político, material, ambiental, industrial, educacional, de medicamentos e formas de tratamentos de doenças. Isso não mais pelo medo do infortúnio, mas pelas expectativas de conquistas contínuas.

Mesmo assim, depois de tantas transformações sociais, políticas e materiais, a esperança ainda se reserva com conteúdos de tempos longínquos. Como espécie, ainda precisamos acreditar em salvações milagrosas apresentadas pelo homem. A cada eleição os salvadores se renovam e prometem o que não pode ser encontrado no mundo material. Os desejos pela lógica da esperança fazem pessoas acreditarem, como ato de fé, em ‘coisas’ estranhas ao bom senso orientador da ciência.

A despeito dos erros e acidentes provocados, a ciência ainda é a guardiã das transformações bem-sucedidas no período moderno. E não será a Fé Política em tratamentos precoces que diluirá todas as conquistas científicas de um período civilizatório. Tolices e tolos também são parte de nossa história.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

Léo Cordeiro na mira

JotaCê

Léo Cordeiro na mira

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!

Terra de condenados

Coluna Esplanada

Terra de condenados

Feliz Páscoa!

Charge do Dia

Feliz Páscoa!

Ajustes na base governista

Coluna Acontece SC

Ajustes na base governista




Blogs

Festa de  Páscoa

Blog do JC

Festa de Páscoa






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.