Artigos
Por Artigos -
Luteranos em Itajaí: 150 Anos – 1
Primeiros alemães na foz do Itajaí-Açu
No mês vindouro de julho, precisamente no dia 12, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí estará comemorando seu Sesquicentenário de fundação. Com a fundação da comunidade em 1870, foram os imigrantes europeus, notadamente alemães, os pioneiros na implantação do evangelismo em Itajaí ou do protestantismo, ao qual se chama protestantismo de imigração, porque chegado com os imigrantes europeus. Vai-se tratar desse tema em três artigos, face à sua importância social e cultural para o desenvolvimento da cidade. Este primeiro artigo versa sobre a chegada dos primeiros imigrantes alemães a então Freguesia do Santíssimo Sacramento de Itajaí, em especial daqueles primeiros de credo evangélico luterano.
Os primeiros alemães que se instalaram na foz do rio Itajaí-açu, ainda na primeira metade do século XIX, com destaque para as famílias Schmitt, Haendchen, Deschamps, Zimmermann, Müller, procediam do núcleo colonial de São Pedro de Alcântara, fundado em 1829. Desfeitos os vínculos com aquele estabelecimento colonial, esses imigrantes vieram a se estabelecer na Freguesia de Itajaí e seus arredores. Pedro Müller, por exemplo, pai de Eugênio e Lauro Müller e da professora de primeiras letras, Amélia Müller dos Reis, foi o primeiro comerciante alemão aqui estabelecido. Mas, eram todos católicos, porque aquele primeiro núcleo colonial de alemães de Santa Catarina havia sido fundado somente por imigrantes católicos romanos.
Os alemães de religião luterana começaram a se estabelecer em Itajaí na segunda parte do Oitocentos, depois da fundação das Colônias Blumenau (1850), Dona Francisca/Joinville (1851) e Itajaí/Brusque (1860), que receberam imigrantes de credos protestante e católico. Nesses contingentes de colonos, muitos eram agricultores, mas havia bastante artífices, muitos dos quais se sentiram atraídos pela atividade comercial crescente do porto e para cá se redirecionaram. Fixaram-se na Vila do Santíssimo Sacramento, do município recém-instalado em 1860.
Foi o caso dos irmãos Samuel e Jacob Heusi, suíços de língua alemã, imigrantes da Colônia Dona Francisca, que se mudaram para Itajaí, o primeiro para ser sapateiro e, depois, comerciante e o segundo, como alfaiate. Guilherme Müller imigrou antes para a Colônia Blumenau; no entanto, em 1869, aqui se estabeleceu como mestre construtor. Foi ele quem construiu a primeira Igreja luterana da cidade em 1891. Hermann Willerding e Karl Hugo Praun também foram colonos de Blumenau e cá se estabeleceram após terem lutado na Guerra do Paraguai como “Voluntários da Pátria”.
De modo semelhante, chegaram também Julius Gall, Karl Agge, Friedrich Specht, Fritz Neuhaus, todos devotados pioneiros da fé evangélica em Itajaí.