Artigos
Por Artigos -
Dica da Semana: “O Cidadão Ilustre”
Filme argentino provoca o espectador ao criticar questões como o academicismo, a vaidade e a hipocrisia.
“O Cidadão Ilustre” é uma produção cinematográfica argentina que segue a trajetória do escritor Daniel Montovani (Oscar Martinez), que parece ter atingido o auge de sua carreira ao ganhar o prêmio Nobel de literatura. Porém, em seu discurso, o homem lamenta a vitória na frente de todo o público, pois, para ele, a literatura verdadeiramente boa – assim como a arte em geral – deveria incomodar o leitor e quebrar os padrões construídos pelas academias. Assim, desde o início do filme o espectador já é familiarizado com a personalidade forte de seu protagonista, um homem que, apesar de ter fortes convicções sobre a vida, é também repleto de contradições
Como vencedor do prêmio Nobel, Mantovani é muito requisitado para dar palestras e entrevistas, propostas que nega por preferir sua vida confortável e reclusa em Barcelona aos holofotes da fama. Porém, quando surge o convite de sua cidade natal para que ele receba a medalha de “cidadão ilustre”, o escritor decide aceitar a proposta e retornar à Salas, o pequeno município na Argentina do qual partiu com apenas 20 anos de idade e nunca mais voltou, mesmo tendo continuado a utilizar a cidade como cenário de suas obras literárias.
Assim, movido não apenas pelo afeto, mas também por vaidade – condição que ele próprio condena –, Mantovani faz o seu retorno triunfal para o local onde passou sua infância e início da juventude. Os embates entre personalidade do escritor e a realidade da pequena população de Salas vão rapidamente escancarar as diferenças entre os dois mundos do qual Mantovani fez parte, colocando em xeque suas próprias convicções. “O Cidadão Ilustre” está disponível no catálogo da Netflix, no Google Play, no Now e no YouTube.
Trailer de “O Cidadão Ilustre”
[embed]https://youtu.be/joHFWAKwsOo[/embed]