Artigos
Por Artigos -
“Que Horas Ela Volta?”
Com a chegada do Dia das Mães em plena quarentena, grandes comemorações se tornam inviáveis. Por isso, juntar toda família para assistir um filme – mesmo que seja cada um em sua casa – pode ser uma opção. Para celebrar essa figura tão importante na vida de todos, uma opção interessante é “Que Horas Ela Volta?”, uma produção da Globo Filmes que foi extremamente elogiada pela crítica e que teve o aval do ministério da Cultura para indicação do Oscar de Melhor filme estrangeiro. Atualmente, encontra-se disponível na GloboPlay e no Telecine Play.
Ambientado no elitizado bairro do Morumbi, na zona Sul de São Paulo, o filme acompanha a história de Val (Regina Casé), uma empregada doméstica que trabalha na mesma casa há mais de uma década. No entanto, para tentar a vida na grande metrópole, ela teve que deixar a filha ainda pequena sob os cuidados da família em Pernambuco. Dentro desse típico retrato da classe média brasileira, os patrões muitas vezes se referem à Val como “quase da família”. Afinal, ela criou os filhos deles como se fossem os próprios. Porém, ela ainda faz suas refeições separadas na cozinha, dorme no quarto dos fundos e jamais colocou os pés na grande piscina da mansão.
Apesar do seu trabalho ter conferido à estabilidade financeira necessária para garantir o sustento da filha no nordeste, Val sempre se sentiu culpada por não estar presente na criação da filha. Portanto, quando recebe uma ligação de Jéssica (Camila Márdila), que compartilha com a mãe seu desejo de prestar vestibular para Arquitetura na USP, Val sente que o destino lhe concedeu uma segunda chance. No entanto, a chegada de Jéssica na casa provoca certos conflitos, pois ela não vê sentido em condicionar a forma como trata as pessoas de acordo com sua classe social e, portanto, conversa com os padrões da mãe de igual para igual.
Link para o trailer de “Que Horas Ela Volta?”: http://globotv.globo.com/globo-filmes/globo-filmes/v/trailer-do-filme-que-horas-ela-volta/4304843/