JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra lá e pra cá
Quem anda gastando sola de sapato pela região é o barbudinho júnior, vereador Thiago Morastoni (MDB), que parece já ter engatado a quinta marcha antes da campanha eleitoral deste ano.
Da Amfri
Tá pra lá e pra cá pela região da Amfri fechando alianças que contrariam previsões. O espírito trabalhador herdado do Morastoni Pai caiu nas graças de muito bagrão da política, que até então simpatizava mais com outro candidato ou era obrigado a simpatizar por questões partidárias.
Trabalho de meses
O que preocupa os possíveis concorrentes é que a receptividade das pessoas revela que Thiago já vinha se articulando há tempo. Tem linguarudo dizendo que alguns apoios, tratados ainda em 2016, logo virão à tona pra causar arrepios na turma de pré-candidatos. Eita!
Estadual ou federal?
É esperar pra ver se Thiago Morastoni concorrerá a uma vaga de deputado estadual ou federal. A torcida dos pré-candidatos da região é pra que o barbudinho venha a federal. Afinal, estando em evidência e concorrendo com candidatos que andam meio sumidos, tem tudo pra fazer uma boa eleição.
Sereno
Enquanto alguns colegas de piramidal fazem de tudo pra chamar Thiago pro embate, o edil tem se mantido focado em outras ações. Tá mais preocupado em apresentar projetos de lei que de fato façam a diferença e tem se debruçado nisso. Talvez por isso não esteja dando bola pras alfinetadas que vez ou outra leva durante a sessão.
Portas abertas
Na verdade, verbas, respaldo político e incentivos pra uma cidade não se ganham no grito. “É preciso bom relacionamento, projetos bem elaborados e muitas portas abertas. Usar mandatos para ficar xingando lideranças leva ao atraso. Nossa cidade é maior que nossos planos pessoais”, vem dizendo o barbudinho Júnior nesta nova fase de sua carreira.
Pés pelas mãos
O discurso do vereador Robison Martins, ops, Coelho (PSDB), durante a sessão que homenageou com uma moção o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) começou certo, mas esculhambou no final.
Agradeceu
Coelho agradeceu os incentivos que o ex-governador com cara de padreco, Colombo, concedeu ao porto peixeiro, tão importantes pra retomada do crescimento.
Fundamental
Até aí tudo bem. O problema é que, em seguida, Robison atribuiu o crescimento recente do terminal apenas aos trabalhadores portuários. Não quero desmerecer ninguém, mas é cada um no seu quadrado, né. Trabalhador portuário faz a máquina andar e é fundamental pras operações.
Sisqueceu
Mas viabilizar obras dos berços e dragagem, fundamentais pro aumento da movimentação, envolvem questões políticas, que estão muito além do trabalho dos portuários. E nesse ponto, o que o tucano sisqueceu é que os governos Volnei e o da Santa & Bela têm feito a sua parte.
Buscando recursos
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), cumpriu agenda em Brasólia na semana que passou. Agora que a mariscolândia tem a Certidão Negativa de Débito (CND), em mãos, o alcaide tá correndo atrás de recursos, na capital federal.
Encarcerada
Está indo para a terceira semana que a empresária Vera Lúcia da Luz, a Verinha, foi presa pelo Gaeco da Maravilha do Atlântico, acusada de participar da organização criminosa que teria ordenado o assassinato do engenheiro Sérgio Renato.
Mácula
Com os depoimentos principais já tomados, a tendência é de que a situação possa ficar mais clara, ao ponto de poder ser esclarecido de uma vez por todas e para toda a sociedade, um dos capítulos mais marcantes na história da construção civil na Maravilha.
Ligação
A despachante Verinha passou o dia das mães presa e segue ainda sob custódia do Estado. Até o momento só pesava contra ela uma delação, agora já existe uma ligação telefônica a cobrar, entre um dos criminosos, que já havia prestado serviços para a despachante.
Chefe
Uma conversa interceptada afirma que Verinha não vai assumir toda a bronca e passar por “chefe” do esquema e que novos nomes estão surgindo a cada depoimento (tem gente que não dorme...), deixando o quebra-cabeça ainda mais completo.
Candidato do mito
O empresário Sadi Ribeiro, um dos principais apoiadores do alemão Valter Zimmermann (PSD), na Barra Velha, tá de saída do DEM. O figurão, que foi um dos articuladores da campanha do alemão à prefa, teria se sentido traído quando Valter, após eleger-se no 25, pinchou-se novamente para o 55, e acocorou-se novamente no PSD.
Desalojar o alemão
Dono de um dos bares populares mais balados da praia do Tabuleiro, Sadi agora tá em fase de montagem do PSL na cidade, de olho na candidatura de Jair Bolsonaro (PSL).
De zóio
Sadi postula ser candidato a deputado estadual, para apoiar o “mito”, e ganhar força - quem sabe de zoio numa candidatura a prefeito em 2020, em que tentará desalojar o agora desafeto alemão da prefeitura.
Trabalhando
Leitores da coluna parabenizam o gestor da Cosip da Dubai brasileira, Anderson dos Santos, pelo trabalho que vem realizando frente à autarquia que cuida da iluminação pública no município. Falam que o homem é célere em atender e que tem mostrado trabalho. Parabéns!
Marqueteiros
Assim como em Itajaí, vereadores da casa do povo da Dubai Brasileira precisam de uma assessoria de design o quanto antes. Agora todo dia os zapzap da vida ficam cheios de homenagens.
Disso e daquilo...
É Dia da Família para ali, Dia do Gari para lá, Dia do Não sei o quê, enfim, tem edil que parece mais se preocupar com os dias festivos do que com o trabalho nas casas legislativas. A propósito, a maioria das artes enviadas são sofríveis do ponto de vista estético. Vamos melhorar, rapaziada.
Só falta
Tem que resolver o trânsito de Porto Belo pra Bombinhas se dar bem, como a coluna explanou no finde. Porto Belo tá um caos de buracos. Um tormento aos motoristas.
Daqui pra lá...
Agora só falta o prefeito Emerson investir os impostos de Porto Belo pra dar facilidades pra Bombinhas. E ainda sair fazendo campanha pra ex-prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT). Então entrega a chave para o vizinho. E, num é?
Ninguém engole
E a bendita Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas que ninguém engole. Os especialistas dizem que não adianta cobrar pra entrar sem limite de pessoas. Se a preocupação é com o meio ambiente, então tem que ter um limite de gente lá. Mas, daí se restringe o direito de ir e vir. Complicado...
Acorda, Bagual!
Pagar um passe pra entupir tudo e depois recuperar a destruição feita é coisa de quem não pensa. E se o problema é o esgoto, se paga duas vezes: uma para a empresa de água e outra na TPA. Acorda, prefeito Paulinho Dalago Bagual (DEM), cria vida própria, ou ainda se sente vice da Paulinha?
De pertinho
Hoje tem reunião do MDB do outro lado da vala, Navegantes, comandada pelo presidente estadual, deputado federal Mauro Mariani, com o intuito de discutir as pré-candidaturas da região. Hummmm...
