JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dedo na ferida
O deputado federal por Itajaí, Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), meteu o dedão na ferida na câmara dos deputados por conta da falta de investimentos no aeroporto de Navegantes que atende todo o vale do Itajaí.
Não fizeram conta?
Mafra chamou a atenção dos parlamentares através de pronunciamento e requerimento de informações para a toda poderosa Infraero questionando o motivo de uma região que contribui com 60 bilhões de reais para o PIB, como a do vale do Itajaí, não receber investimentos federais em logística.
Quer saber
Mafra quer uma prestação de contas urgente da Infraero sobre planos de investimento, expansão, reformas e melhorias do aeroporto de Navegantes, que ajuda a movimentar esse montante na economia nacional. “O Brasil é importante para todos, mas nossa região é muito importante para o Brasil.” Lascou bem!
Reajuste dos servidores
Dizem as más línguas que o servidor público de Itajaí tá longe de estar desamparado. Diferentemente de muitos profissionais de outras áreas, da iniciativa privada, os trabalhadores da prefa peixeira são muito bem remunerados e têm direito a indenizações, gratificações, adicionais, triênio, ascensão horizontal e vertical, licença prêmio, entre outras regalias.
Sempre assim
Apesar disso, e mesmo com o governo cumprindo com o que manda a lei, oferecendo o reajuste anual com base no IPCA, o sindicato sempre quer mais e mais. Entre atender ao chororô dos sindicalistas e conseguir pagar as contas em dia, inclusive os salários e todas as bonificações dos servidores, a lei obriga que a administração respeite o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Transparente
A verdade é que em toda reunião entre o povo do paço municipal e o sindicato foi deixado claro que o limite do reajuste era o IPCA acumulado, pois mais que isso poderia prejudicar o atendimento e a assistência à população. Além disso, a prefa peixeira se comprometeu em analisar com carinho as 32 reivindicações dos sindicalistas, que, convenhamos nunca tão satisfeitos.
Cadê?
Já não se sabe mais se Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) é mesmo o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador. O médico foi motivo de chacota depois de não comparecer na audiência pública que ele mesmo convocou sobre o pepino que é o abastecimento de água.
Sumiu
Aliás, há tempos que o homem do bisturi corta de sua agenda eventos públicos onde possa ser confrontado. Abandonou a mesa da câmara de vereadores quando seria votada a aceitação de denúncia contra ele na polêmica nomeação do controlador do município.
No sapatinho
Élcio também não deu as caras na audiência sobre segurança pública na casa do povo e por vezes entra em seu gabinete pela passagem secreta que existe no palácio da pedra para não ser visto, nem incomodado e muito menos confrontado.
Novo prefeito
A notícia que corre aos sete ventos na capital da pedrada é que o novo prefeito da city seria o procurador geral, o Hélio Derenne Filho. Em todos os últimos compromissos públicos de repercussão, o médico do bisturi manda o dotô para a cova dos leões.
Homem ao mar
O navio da prefa está tão à deriva que nem mesmo o vice-modelo, Ramon Instagram Jacob, tem dado o ar da graça de sua magnitude no palácio das pedras. O povo que é linguarudo disse que o vice pode dar aulas sobre abandono de barcos.
Hasta La vista
Primeiro largou o PP e pulou para o Iate do PSB do prefeito pop star Fabricio Oliveira causando um mal-estar danado no partido dos Amin. Depois, virou as costas para o prefeito do bisturi com quem teve seus desentendimentos no começo do ano.
Modelo
Agora, em plena campanha, Ramon Instagram Jacob parece ter abandonado Camboriú. Dá para acompanhar o vice-modelo nas redes sociais postando fotos ora em Itajaí, ora em Brusque e até São Paulo em pleno dia de semana e horário de expediente. Será que ele abandona o salário de vice também?
Jura que respeita
Em contato com a coluna, o vereador bonzinho Edson Lapa (PR) disse que respeita a imprensa e que foi mal interpretado na sua fala na tribuna, terça-feira passada. Lapa diz que jamais quis ensinar o DIARINHO a fazer jornalismo.
Nem citou (precisava?)
Lapa diz que nem citou o DIARINHO (apesar de sua fala ser claramente dirigida ao jornal). E diz lamentar a cultura criada no país “de que não possa haver contraponto ao que a imprensa diz.” Oi?
Sério
O vereador jurou que a sua crítica é respeitosa, mas diz que não abre mão de ter a sua opinião. O Bonzinho diz que o autoritarismo atribuído a ele parece imperar na mídia, onde não se pode falar nada.
Inclusivo
O vereador, que também é pastor, diz que sua proposta por um Conselho de Direitos Humanos é ainda mais inclusiva do que um conselho específico para LGTBI. Lapa diz que “visa o macro, não o micro”.
