JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Perdeu?
Nos bastidores da política da city peixeira estão abertas as apostas de que Érico Laurentino (MDB) não descola mais da cadeira do Semasa depois que Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), se afastou para disputar uma cadeira de suplente do turco-careca Esperidião Amin (PP) ao Senado.
Correu
Segundo mexeriqueiros, o verdadeiro motivo da ida de Érico Laurentino para o Semasa foi porque Sodré não quis assinar transferência milionária de recursos da autarquia pro caixa da prefa, para inteirar a contrapartida do empréstimo de 65 milhões de dólares do FONPLATA. Érico bancou a parada, dizem.
Receio
As mesmas bocas de caçapa alardeiam que em um segundo ato, Érico Laurentino enfrentará uma guerra social e política para entregar a concessão de água e esgoto para a iniciativa privada. Mais uma bucha que Sodré não faria nem com reza braba, mas que Érico toparia.
A conta
Se o governo do prefeito barbudinho vai encarar essas broncas de fato, tudo se torna imprevisível. Não se sabe se a piramidal vai querer enfrentar o desmanche do patrimônio público entregando à iniciativa privada. O caldeirão vai ferver e o processo eleitoral pode ser comprometido.
Movimento
Alguns servidores efetivos da autarquia, sentindo o caldeirão esquentar e a eminência do cano estourar, começam a se mobilizar para assuntar a absurda e possível privatização. Os mais afoitos já falam em greve para barrar a ideia antes que ganhe força.
E aí?
Se Sodré era contra tudo isso e, se realmente tudo é verdade, cabe a Sodré deixar de correr atrás de candidatura e voltar para onde não deveria ter saído e seguir cuidando do patrimônio público como se propôs. E num é?
Arquivado
As denúncias que ameaçavam tirar o sono de boa parte dos edis da piramidal casa do povo e que colocavam o vereador Robison Coelho (PSDB) na berlinda, foram arquivadas pela Comissão de Ética.
Duas vezes
O tucano foi denunciado duas vezes pelo presidente da câmara, vereador Paulinho Amandio (PDT), porque disse na tribuna que rolou um “toma lá da cá” entre o governo e os vereadores na votação que aumentou o IPTU dos itajaienses.
Embucicado
A fala, aplaudida pelo povão nas redes sociais, deixou o chefão da casa do povo peixeiro, Paulinho, embucicado, levando-o a acusar Coelho de quebra de decoro.
Morreu na casca
As duas denúncias acabaram morrendo na casca, porque a Constituição Federal garante imunidade ao parlamentar durante o cumprimento das suas atribuições.
Unânime
A decisão pelo arquivamento da denúncia foi unânime entre os vereadores que compõem a comissão e ética: Rubens Angioletti (PSB), Otto Luiz Quintino Junio (PRB) e Luis Fernando da Silva (PDT).
Colegas felizes
Mais feliz que o próprio parlamentar denunciado com o arquivamento das denúncias, só estão os vereadores da situação. Afinal, se Robison Coelho tivesse que se defender das acusações de quebra de decoro, ele acabaria jogando no ventilador quem ganhou e quem perdeu cargos na prefa depois do aumento do IPTU. Ganhou o vereador da oposição e mais ainda a situação. Ditado antigo e sábio é aquele que diz que quanto mais mexe, mais fede...
Dama dos rolos
Caiu como uma bomba ontem a prisão pela Gaeco da lobista que atuava junto à construção civil da city, a loirosa Vera Lúcia da Luz, mais conhecida como Verinha.
Acesso
Desde sempre, Verinha tinha fácil acesso aos órgãos responsáveis da prefa de BC, fazendo negociatas e trazendo facilidades aos construtores. Verinha é agora suspeita de participar da morte do engenheiro Sérgio Renato, apagado em 2017 numa emboscada na frente de casa.
Tem mais
Gaeco havia pego meses atrás um participante que foi peça fundamental para esclarecer quais eram os verdadeiros mandantes da morte de Sérgio. Sobre quem executou, a DIC de Itajaí fez um belo trabalho, rápido, prendendo a maioria dos participantes, mas essa peça chave, que estava sendo ameaçada, resolveu abrir o bocão e jogou merda no ventilador.
