JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mensalinho?
Denúncias que vieram à tona sobre o chamado mensalinho dos vereadores da city peixeira que seriam beneficiados por suposto esquema de empreiteiras contratadas pela secretaria de Obras, repetem a corrupção que a operação Lava Jato desnudou nas altas esferas governamentais.
Pai e filho
Mensalão e seu filho mensalinho são esquemas estreados pela lavra tucana e mineira do ex-governador e senador Eduardo Azeredo e seu operador Marcos Valério (lembram?).
Tomou corpo
Depois essa história de mensalinho, mensalão tomou corpo e foi utilizada no primeiro governo Lula para formar maioria no Congresso com partidos nanicos, e que deu no que deu. Enfim, virou história.
Sempre existiu
Continua existindo e há os que comentam que, na verdade, sempre existiu. Essa prática de compra de apoio no legislativo é antiga e está enraizada nos governos desde sempre, já faz parte da cultura nacional. Investigá-la e puni-la é que é a novidade. E é o que se espera.
Pra todos
A expectativa é que se dê exemplo na aldeia de punição para este tipo de prática que vem sendo investigada e punida no Brasilzão, desde o escândalo do mensalão que quase derrubou Lula em seu primeiro governo. A dureza da lei tem que valer pra todo mundo, lá e aqui, não só para Lula e o PT.
Apuradas
O que se espera é que estas denúncias aqui em Itajaí sejam apuradas com rigor e que seus articuladores sejam punidos, caso fique provado que são culpados. Simplesmente isso. Menos que isso não interessa mais ao povo, que precisa de exemplo vindo de cima.
Tem caroço
No último Jornal do Município de Itajaí foi publicado processo de inexigibilidade de contratação que tem por objeto a organização do evento Falcão e Diego Freestyle fora das quadras.
Não fecha a conta
Bocudos de plantão querem saber como serão ministradas 15 palestras em três dias pelo mesmo atleta Diego Freestyle. Há quem diga que o atleta deve ser cantor de Ópera para ter tanta garganta assim. Além das peripécias com a bola que deve fazer. Arreda cambada...
Toque-de-caixa
O contrato a toque-de-caixa foi fixado, pasmem, em R$ 190 mil para palestras ministradas em três dias. Isso é no mínimo vergonhoso, e cadê o vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT) que não organiza essa turma dos seguidores dos preceitos brizolistas? Só batendo cabeças...
Parceria
Afinal, o evento parte de uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes de Lazer (FEMEL) e secretaria de Educação peixeira, ambos indicados do PDT.
Cadê os uniformes?
Vão torrar 190 mil reales e os uniformes da criançada da rede pública, que já deveriam ter sido entregues no início do ano, nadicadenada. É barulho, meu Pai eterno...
Correção
O filho da ex-prefeita de Itapema, Nilza Simas (PR), não trabalha mais na prefa da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, como a coluna colocou. Ele deixou o cargo em agosto de 2017.
Exonerações
Embora ainda não tenha posição oficial do governo da Capital do Nepotismo Cruzado, a lista de demissões na prefa de Camboriú está recheada de correligionários do prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB) e algumas retaliações contra vereadores que saíram da nau governista.
O que ninguém diz...
O que ninguém está dizendo é que foi exonerado. Muitos com vergonha de carregar a bandeira de Élcio na campanha, divulgam nas suas redes que estão saindo por livre e espontânea vontade, mas na verdade levaram o pé na buzanfa bonito.
A lista
Fontes oficiosas dão conta da exoneração do secretário de Obras e suplente de vereador Mah da Madeireira, do secretário de Agricultura e ex-vereador Dado Rebello, do Chefe de gabinete Rodrigo Rocha e do secretário de Administração Leonardo Teixeira.
As retaliações
O doutor tá aproveitando essa leva de exonerações para também fazer suas retaliações políticas. Apoiadores da vereadora Jane Steffen estão sendo enxotados do governo depois da sua mudança de posicionamento na casa do povo. A irmã Joana Paula Steffen e a competente assessora de comunicação Naiza Comel também receberam o cartão vermelho.
Históricos
O povo de Camboriú está incrédulo com a falta de sensibilidade na condução da reforma administrativa. É justo que a máquina pública precise de ajustes, mas exonerar lideranças históricas como o Alcione Dalago, sem dó nem piedade, parece pura maldade.
Projeto Q.I
Promete dar o que falar no meio político itajaiense o projeto de lei do vereador Bonzinho Edson Lapa, que quer deixar disponível no Portal da Transparência e mostrar pra todo o mundo quem indica os cargos comissionados que trabalham na prefa e na Piramidal Câmara peixeira e quem atua em função gratificada. Tem sido apelidado de projeto “Q.I.”, de quem indica.
Transparência
Se aprovado, Itajaí sairia na frente por dar transparência à sociedade ao apresentar a pessoa ou órgão que promoveu a indicação, seja partido político, entidade sem fins lucrativos, empresário ou sociedade empresarial, agente político, ou até o cidadão.
Independência
Seria no mínimo interessante poder acessar os sites da piramidal e da prefa de Itajaí e bizolhar os nomes dos indicados por esse e aquele político, vereador, empresário...
Exposta
Já pensou? Servidor fulano de tal, cargo: Diretor. Salário: R$ 8 mil. Indicado por vereador fulano. Uau!
Faz sentido
Na justificativa do PL 88/2018 Lapa diz que com a lei a publicidade tornou-se a regra e o sigilo a exceção. É verdade, já que até o holerite de ministro do STF, presidente, governador, vereador e prefeito ficam disponíveis na internet, por que o povão que paga o salário de todos.
Provocação
Na semana que passou, na casa do povo da Dubai Brasileira, mais uma vez a polícia Militar se fez presente para evitar tretas de grandes proporções. Na mira do vereador Nilson Probst, o ex-lutador de MMA, Marcelo Brigadeiro, que ficou secando o vereador durante parte da sessão.
Complicado
Aí quem chega para se juntar ao amigo? Outro ex-lutador de MMA e marido da vereadora Juliethe Nitz (PR), o Juliano Ninja, que protagonizou a vergonheira na câmara tempos atrás.
Policiamento
Ambos ex-lutadores com desavenças com o vereador com cara de vampiro italiano Nilson Probst (MDB). Os dois ficaram lá de trololó. Ao subirem para o gabinete da vereadora, a PM chegou com seis guardas, mas no fim, nada aconteceu e os lutadores saíram felizes e alegres da casa do povo.
Já tá chato
O vereador Nilson Probst é uma autoridade, ex-policial e membro do legislativo, já deveria ter acabado com essas brigas há tempos, até usando do seu ofício. Se tem alguém o ameaçando, que prenda.
Clima tenso
Sacudos também estão os demais vereadores com o clima tenso que anda nas sessões. Se já tinha vereador de nariz torcido para Nilson e Juliethe, pelas incomodações, agora a coisa parece unânime. Os edis querem que a confusão fique fora da casa do povo.
Inoperante
Vereadores da Dubai também andam sacudos com a presidência. Roberto de Souza Jr, o Robertinho (MDB), rei das diárias, não tem pulso para garantir a lei e a ordem na casa.
Acesso fácil
Os arrumadores de confusão continuam livremente andando pela casa do povo e os vereadores tão tendo que assistir a tudo horrorizados. Robertinho também não tem pulso na hora das discussões. Há quem diga que ele jamais esteve preparado para ser presidente.
Gororoba do JC
Vem aí a maior Gororoba de todas. Em setembro. Aguardem!
