JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Temos deputado
[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Osvaldo da Mancha Branca Mafra, do Solidariedade, assume hoje como deputado federal. Ele visitou o socadinho escriba [/caption]Osvaldo da Mancha Branca Mafra (Solidariedade) assume hoje mandado de deputado federal em Brasília. Mafra é suplente de Jorge Boeira (PP), mas só assume porque Odacir Zonta (do PSB de Paulinho Bornhausen) abriu mão da vaga deixada com o afastamento de Boeira.
Gentileza gera gentileza
A abertura de espaço do PSB em favor de Mafra é um aceno para reforçar a aliança dos dois partidos que vai fortalecer a dobradinha Mafra e Nikolas Reis, pré-candidatos a deputado federal e estadual, nas eleições que vem por aí.
Pautas comuns
Além de suas bandeiras históricas frente aos trabalhadores e seus direitos, a assunção de Osvaldo Mafra a deputado também traz à pauta questões regionais de interesse público que são bandeiras comuns aos dois partidos, como o apoio ao InovAmfri e a inclusão do aeroporto de Navegantes no programa de concessões do governo federal.
“Eles é que têm conosco!”
Mafra afirmou em sua visita, ao ser questionado de um compromisso do PSDB de apoiá-lo “de que não temos compromisso com eles. Eles é que têm conosco”.
Recuou
Mafra deixou de postular uma candidatura a prefeito ou vice, em 2016, pra apoiar a minha musa BBB, Anna Carolina, que se lançou candidata à prefeita de Itajaí.
Na pista?
No partido Solidariedade têm ainda o nome do ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito, Maurílio Moraes, que pode ser alçado a condição de pré-candidato a deputado estadual. Contudo, Maurílio, anda quietinho, quietinho...
Projeto Itajaí
Mafra diz que seu projeto é Itajaí é que pode se abraçar com a galega Anna Carolina, o futebolista Nikolas Reis, ou o barbudinho Jr. Thiago Morastoni (MDB). Enfim, com quem esteja disposto de estar ao seu lado. Não é bem assim que a banda toca. Ou é?
Questões importantes
O fato é que Mafra assume com importantes questões em pauta. Questões das quais depende o futuro da região. Pra quem reclamava que não tínhamos deputado pra chamar de nosso, agora temos. Bandeiras, também temos, então vamos torcer para que o deputado da nossa região as defenda.
Empacou
A reforma de primeiro e segundo escalões da administração da Dubai Brasileira empacou. O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), demorado como sempre, não mandou a turma que precisa ir pra casa ir. Já tem gente sacuda e convidados a entrar para o governo já repensam o convite. Ô coisa, acorda prefeito!
Não sai
O futuro Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição (CIAD) de Itajaí, que seguiria o modelo implantado pelo ex-prefeito da galega Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), parece que está longe de se tornar realidade.
Cortando
Dotações orçamentárias que seriam direcionadas para a criação do CIAD, têm sido dilapidadas pela prefa peixeira. Basta surgir uma necessidade em outra área que desaba projeto na piramidal pra que tirem do futuro projeto.
Gostou
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), visitou o CIAD de Blumenau e se declarou inspirado pelo modelo que engloba centralização das compras, armazenamento, logística e a economia.
Chabú?
Aliás, o Ministério Público de Blumenau instaurou um inquérito pra apurar supostas irregularidades na licitação e no contrato com a empresa que cuida do espaço. Tudo em cima de informações do Observatório Social da city alemã. Ui!
Tenham piedade!
Tá nas comissões da piramidal casa do povo outro pedincho de ‘tira de cá e põe lá’, retirando da secretaria de (In) Segurança de Itajaí, mais de um milhão e cem mil reales. A grana é pra suplementar despesa referente ao transporte público, leia-se TransPiedade.
Nem um nem outro
Beira a irresponsabilidade retirar dindim da segurança Pública e constatar que estão faltando valores pra honrar o contrato do transporte emergencial que foi implantado na city peixeira. Duas áreas importantíssimas que merecem melhorar atenção do poder público.
Cumé que fica
Até porque o município tá na beira de implementar a sonhada Guarda Armada, ops, Municipal (os bambambãs da Segurança não vão utilizar o tí tulo armada). Se tão tirando valores, raspando o fundo do cofre, imaginem que vai faltar e muito pra que tal se realize. Ou não?
Abafar
Como a coluna explanou no início da semana, demorou pouco para a turma do prefeito da ex-capital do Jet Sky, Leonel ‘Viajão’ Martins (PSDB), abafar os barnabés de Piçarras. Alguns efetivos se organizavam no sentido de exigir do prefeito a realização de concurso público.
À frente
Um dos que teria sido convidado pelo prefeito com o objetivo de esvaziar a ação dos rebeldes, seria um cargo da Vigilância Sanitária, segundo os bocudos da ex-capital do Jet Sky. Na contagem dos concursados são quatro comissionados-contratados para cada funcionário de carreira.
Planejado
Eles ainda alegam que um bagrão do governo Leonel revelou que tudo foi planejado para a campanha. Que teria sido feito um estudo das maiores famílias da cidade e convidado um, dois ou mais membros para trabalhar na prefa... Daí o inchaço.
Coisitas...
Além das tais contratações de funcionários, outras coisitas estranhas acontecem na pitoresca Piçarras. No bairro Morretes, por exemplo, não se entende porque a prefa está fazendo 100 metros de asfalto, em frente da propriedade da vereadora Dalva Teixeira (PP).
Querem saber
Os moradores já pediram informações à secretaria de Obras sobre valores, projeto etc. Já que não há placa informando nada. Mas até o momento ninguém responde.
Por que faltou, faltou por quê?
A prefa de Piçarras fez em torno de um quilômetro de asfalto na Zona Rural. O prefeito Leonel havia dito que faria 10 km. Entretanto, meses depois da obra estar pronta, voltaram ao Morretes para pavimentar esses 100 metros. Os moradores não sabem se foi um ‘pequeno’ erro no projeto, privilégio, esquecimento ou algo do tipo. Mas eles têm certeza que tudo é muito esquisito.
Gororoba do JC
Vem aí a 12ª Gororoba do JC. Será em setembro. Há 12 anos reunindo pessoas num animado e inesquecível almoço. Aguardem!
