JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Napoleão
O ex-prefeito da galega Blumenau, o emplumado Napoleão Bernardes que é pré-candidato ao Senado, visitou a choupana, acompanhado do presidente do PSDB peixeiro, Cícero Zucco. Napoleão tem circulado pela região e pretende promover um seminário em Camboriú, pra falar da conjuntura atual.
A proximidade, até por razões familiares, do vereador Thiago Morastoni (MDB) com o ex-prefeito Jandir Bellini (PP) tá tirando o sono de muita gente. Especialmente depois da recepção que Bellini e outros bagrões tiveram na Volvo Ocean Race
Coragem
Napoleão admite que saiu da zona de conforto e que foi um ato de coragem deixar um mandato de prefeito por mais três anos. Afirma que houve um chamamento regional. Diz que está preparado para os novos desafios.
Velhos amigos
Napoleão conta que já estudou e trabalhou com Cícero na rua Brusque, na Morgado concursos. Tempos difíceis, quando depois de uma semana de trabalho em Blumenau, pegava uma caranga velha que tinha e vinha aos sábados estudar na city peixeira. Napoleão é natural de Blumenau, mas a família é toda de Camboriú.
Enquanto isso...
A coisa tá feia pro PSDB peixeiro. O sem fraturas Deodato Casas, sempre equilibrado e sensato, tem dado as cartas nos bastidores. Dia destes foi visto bebericando um café na Ressacada com Paulinho Bornhausen. Hummmm...
Apagar a luz
Alguns tucanos pousaram nos poleiros do governo. Uma turma resolveu gritar e gritar e, até agora, não chegou a lugar nenhum. O prefeito Napoleão, de Blumenau, achou melhor se mandar também. O último a sair apaga a luz e dá uma olhada pra ver se a palha do ninho ainda segura alguma coisa.
E agora, Aécio?
E virou réu Aécio Neves, que berrou contra o PT, se dizia a pureza da moral política, e agora também tá encrencado. O ninho tá ficando vazio. Anna Carolina tá ficando sozinha. O presidente Cícero Zucco tá atucanado. O vereador Robison Martins, ops, Coelho, também tá perdido.
Conselhos
O principal apoio da a região agora é da ex-prefeita de Camboriú, a loirosa Luzia Coppi, que, igualmente, tá cheia de problemas na dona justa. E a piada corre solta. Os linguarudos dizem que só falta ir pedir conselho para o ex-reitor da Univali, Mário Santos, para saber o que fazer nas eleições. Oh, dor! Oh, vida!
Juntinhos
Os ex-prefeitos Jandir Bellini e Amílcar Gazaniga, o deputado estadual Leonel Pavan e o secretário executivo da Amfri, Célio Bernardino, foram homenageados pelos serviços prestados nas outras edições da Volvo, fundamentais pra manutenção da regatona em Itajaí. Os quatro almoçaram na Vila da Regata acompanhados por Thiago, pelo prefeito Volnei Morastoni e pelo secretário de Turismo Evandro Neiva.
Reconhecimento
Amílcar, que organizou a regatona durante o governo Bellini, foi só elogios pra Neiva, que recebeu os cumprimentos por ter feito, segundo Amílcar, “a melhor Volvo já vista em Itajaí”.
Dobradinha forte
Mas o que me faz coçar o cocuruto mesmo é o cenário político do ano. Se antes já tinha pré-candidato com medo de uma dobradinha Bellini-Morastoni, agora a possibilidade parece ser cada vez mais real.
De boa, mas...
O ex-homem dos galináceos está muito bem, curtindo férias prolongadas da política e diz que não pretende se candidatar. Contudo, o PP tem implorado pra que o ex-prefeito concorra.
Pressão
Essa pressão e o bichinho da política, que já picou Jandir há muitos anos, podem ser decisivos. E dentro deste possível cenário, uma aliança com Thiago estaria mais do que conversada entre as famílias.
Por Itajaí
A dobradinha seria o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer e poderia representar a real oportunidade de Itajaí voltar a ter deputados estadual e federal.
Carisma e jovialidade
O carisma e a experiência de Bellini, com o mesmo carisma e a jovialidade de Thiago, tem tudo pra emplacar. O fato pode botar um balde de água fria em muitos candidatos, como minha musa BBB, Ana Carolina (PSDB), que tem perdido espaço até dentro do próprio partido.
Fervilhando
Os bastidores da piramidal casa do povo estão fervilhando. Como este pançudo escriba já havia aventado no blog do JC - www.diarinho.com.br/blogdojc -, os vereadores reuniram-se antes da sessão de terça-feira para tratar da sabatina do futuro mandachuva do Semasa.
Bateu pé
O vereador Milrilho, ops Murilo Pereira, do PP, teria sido a única excelência que desaprovou a realização da sabatina do indicado, Erico Laurentino, para a noite de terça-feira.
Mil cargos...
Dizem as más línguas que Milrilho estaria tão focado em chegar a mil cargos que só pensou no seu umbigo e em colocar o seu guru, o topetudo Osvaldo Gern, no Semasa. Há quem diga que companheiros de bancada já estão sacudos porque o vereador só pensa em projeto pessoal.
