JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Barrar no tapetão
Acoligação Mudança, Trabalho e Amor da candidata Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT) e seu vice, Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho, promoveram uma baita caminhada na capital nacional do mergulho, Bombinhas. O bate-pé contou com a presença de mais de 600 pessoas, no bairro José Amândio. Fotos no Blog do JC, no DIARINHO
Osocadinho escriba bateu um rango na Beira Rio, ontem, e encontrou casualmente o candidato à reeleição, prefeito Jandir Bellini, a senadora Ana Amélia Lemos e a vereadora Susi Bellini, entre outros. Ana Amélia tá dando um giro na região e devotando apoio aos candidatos da sua sigla, o PP.
O candidato a vereador Thiago Morastoni (PT) sentiu na espinha o tentar ganhar no tapetão. A sua entrevista na rádio Transamérica FM, na Maravilha do Atlântico, rendeu uma tentativa de cassar a sua candidatura, sob a alegação de que ele não poderia ter falado na latinha. O Ministério Público manifestou-se contrário e a dona justa eleitoral rechaçou a bronca.
Não pega nada
A alegação seria de que o vermelhinho Thiago Morastoni teria cometido crime eleitoral, por meio de propaganda irregular. O que, no entendimento do MP e da juíza Sônia Moroso, não se configurou. Isso se chama tapetão. Volto a escrevinhar, como sempre fiz neste espaço, manifestando a minha opinião de que eleição se ganha na urna, na vontade do povo de escolher quem vai comandar o destino do Legislativo e da prefa.
Desaparecidas
Tem duas candidatas ao ex-aquário peixeiro que andam desaparecidas da cena política. Ninguém vê as duas pedinchando votos nas ruas e casas peixeiras. A bela Patrícia Mannes (DEM) e Sandra Debrassi (PR). A primeira é filha do Paulo Mannes, e a segunda, do engomadinho Clayton Batschauer (PR). Hummmm...
Pressão danada?
Tão crescendo rumores de pressão que, segundo os linguarudos de plantão, estaria sendo exercida pela candidata Dulce (PP) pra cima de comissionados e de empresas terceirizadas, como a Minister. Os mais afoitos alardeiam que as funcionárias estariam sendo ameaçadas de demissão caso não estrebuchem voto na muié. Olha, é muita falação de tudo quanto é lado detonando a candidata. Onde tem fumaça...
Força na papelada...
Outro rolo, detonado por línguas despachadas, é de que rolou um entrevero forte entre a direção do sindicato dos Despachantes e a eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSD), que busca a reeleição para o ex-aquário peixeiro. Tudo porque, segundo estas fontes, Ribas estaria dando uma forcinha na feitura de documentos. O que estaria incomodando, e muito, os despachantes. Coisa feiosa, né não?
Forte
Depois do rolo com o advogado Eduardo Ribeiro, que pode até acabar em cassação do Periquito, de acordo com denúncia formulada pelo Ministério Público, quem assumiu a função do jurídico na campanha foi o advogado Ciro Amâncio. Isso mesmo, coincidência ou não, Ciro Amâncio também atua profissionalmente junto ao Narbal Souza, o Duca.
Coincidência? Ou não!
Duca é proprietário do Sistema Menina de Comunicação (Rádio Menina, TV Mocinha e jornal Boca), veículos que direta ou indiretamente apoiam Pirica. Por essas coisas que muita gente fica em dúvida: quem realmente manda no paço dos altos da Dinamarca? Como se sabe, Narbal é empresário e possui empresas que prestam serviço à prefa da Maravilha.
Por outro lado...
O pedincho de cassação é o terceiro que o PSDB da Maravilha bota pra tentar a cassação do Periquito na dona justa. No primeiro, os emplumados alegam que máquinas e funcionários públicos estavam sendo utilizados na limpeza do terreno em frente à Praça das Bandeiras, na avenida do Estado Dalmo Vieira para lançamento da campanha de Edson Periquito (PMDB) e seu vice, o véião Cláudio Dalvesco (PR).
Apareceu
No segundo, o barnabé Eduardo Ribeiro, noticiado na época e hoje na coluna, estava prestando serviços jurídicos para coligação do Pirica no horário de trampo. No terceiro, pedem a cabeça de Periquito por ter utilizado verba na comunicação, volumão acima do permitido pela legislação em ano eleitoral.
Puxar o tapete
Acredito que o bom senso deve prevalecer nesta hora, por isso, boto fé na força da dona justa e no voto do povo. Que vença o melhor! Ficar querendo derrubar o adversário no tapetão a todo custo não é coisa muito bem vista pelo eleitor, que já sabe distinguir vilão de mocinho. Chega desse imbróglio político, vão pedir votos!
Bengala perdida?
Observador atento de plantão envia e-mail para o socadinho escriba questionando o fato de o ex-governador atucanado Leonel Pavan ter sido visto circulando sozinho no Encontro dos Amigos no último sábadão, na Maravilha. Ainda teve quem tenha dito que até a bengala deixou Pavan, ou teria sido o chute que o Periquito deu na bunda do Coronel no debate da TV Panorama? Credo!
Pelotadas no Paivan
Pavan, proprietário da emissora televisiva, disse aos seus súditos que ficaria sentado bem na frente do Periquito para intimidar a ave menor. A estratégia foi um verdadeiro tiro no pé! Ao ver o tucano mor, o homem pássaro se ouriçou todo e direcionou seus ataques pro ninho do Paivan. Eu não faço obras do tipo escadinha de caracol pra comunidade, viu, Pavan?, alfinetou Pirica.
Caminhada do Bob
Tem linguarudo dengo-dengo que conta que a caminhada do alcaide Bob Carlos (PSDB), que tá na lida à reeleição, tem alguns poucos candidatos ao Legislativo dengo-dengo que estão sendo privilegiados, e os demais tão sendo usados como massa de manobra. Em primeiro lugar, tem o candidato da Educação, o Beto Battisteli (PSDB), que é o Beto da Isa, com trocentos comissionados em volta...
E, tem mais...
Em segundo lugar no bate-pé dengo-dengo viria o Juliano de Maria (PSDB), com mais uma pá de comissionados da Saúde, agarradinhos no pau da bandeira. Em, terceiro, segue junto o Chero (PSDB), que traz o povo da secretaria de Obras. Depois, vem juntinho o ex-chefão da Fundação de Esportes, Gerson Fagundes (PP), com uma penca de karatecas, com medalhas em punho.
Medalha! Medalha!
Sendo que os linguarudos dengo-dengosos alardeiam que as medalhas dos karatecas são fruto do trabalho da ONG social do Eritan Messias. E, por último nessa luta desigual, vem o Evandro Argenton (PSDB), feito um Che Guevara revolucionário, cantando rap e metendo o sarrafo em meio mundo.
Ana com JB
A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) esteve em Itajaí, no dia de ontem, onde gravou participação no programa político do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). A vinda da muié, que já foi comentarista política da RBS em Brasília, é uma estratégia pra fortalecer os candidatos progressistas. Ana também passou por Itapema, onde devotou apoio à candidata ao paço, a Luci (PP).
Com a loiruda
Ana fez questão de ter um tête-à-tête com a única vereadora mulher do ex-aquário peixeiro. E, questionou o alcaide sobre a participação das mulheres no governo. Ficou satisfeita ao saber que tem no mando de campo secretaria municipal e chefe de gabinete. Ana Amélia trabalha pelo empoderamento (equidade de gênero em todas as atividades deste mundão) da mulher, assim como a loiruda Susi.
Batendo um rango
Aliás, ao ir almoçar na Beira Rio, ontem, acabei dando de cara com os progressistas que forravam o bucho no local. Tavam lá o alcaide Jandir Bellini, a Susi Bellini, Osvaldo Gern, Tarcísio Zanelatto, Irene Dagnoni, Agnaldo dos Santos, entre outros simpatizantes e puxas de plantão.
Bebendo demais?
O presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, anda bebericando (ao extremo) uísque estragado. Ou deve ser falta de trabalho no cargo onde é bem pago, no porto de Itajaí. Extremamente bem pago. Só que, invés de trabalhar, fica zanzando pela city peixeira, falando bobagens.
