JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
O maior ponto de encontro democrático da política catarinense!
O pessoal do PT itajaiense, capitaneado por Níkolas Reis estava lá...
... Cícero Zucco do PSDB, o vice de Deodato, e sua turma idem...
...assim como Jandir Bellini (PP) e tchurma
Prometi! E cumpri!
A 6ª edição da Gororoba do JC, que aconteceu no píer da antiga Vila da Regata da Volvo, no fundão do centreventos, foi um sucesso! Políticos de todas as siglas em plena campanha eleitoral almoçando sob o mesmo teto. As imagens que ilustram a campanha dos candidatos da cidade anfitriã do evento (fotos ao lado) demonstram esse espírito democrático do maior encontro político de Santa Catarina. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e sua vice Dalva Rhenius (PSD), prometeram e cumpriram. O sem fraturas Deodato Casas (PSDB) lamentou sua ausência, já que estava em viagem, mas parabenizou pelo sucesso do evento e foi representado pelo seu vice Cícero Zucco (PSDB). O vermelhinho Níkolas Reis (PT) e sua vice, a bela Sara Ternes (PCdoB), que tão na lida do pedincho de votos, também tavam lá, virados em sorrisos.
Prometi! E cumpri! 2
O candidato a prefeito da Maravilha do Atlântico Rubens Spernau e seu vice em chapa pura do PSDB, Fabrício Oliveira, também foram. O alcaide que busca a reeleição, homem-pássaro Edson Periquito (PMDB), não deu as caras. O candidato da Capital da Pedrada e do Tiro ao Vereador Claudinei Loos e seu vice Junior, da Auto Escola, ambos do PSD, tavam lá. A loirosa prefeita de Camboriú não pôde ir, mas mandou votos de sucesso ao evento.
Prometi! E cumpri! 3
Do outro lado da vala, o prefeito Bob Carlos (PSDB) e seu vice Emilio Vieira (PP), que buscam a reeleição, atravessaram o Itajaí-açu pra confraternizar com todos. O também candidato a prefeito dengo-dengo Luizinho e sua vice, a Chica do Caic (PMDB), também circularam pelo rega-bofe político. Da Capital do Marisco, o prefeito e candidato à reeleição, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), e seu vice Guaraci (DEM) também estiveram na Gororoba do JC.
Prometi! E cumpri! 4
Da Capital do Ultraleve, Itapema, o candidato a prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) e seu vice Giliard Reis (PMDB) também apareceram. O outro candidato presente foi o Ricardo Rico (PPS), ao lado de seu vice Yagan, da Climac, que concorrem em chapa pura. O candidato à prefa da Capital do Mergulho, Bombinhas, Claudionor Ribeiro, o Kanô (PMDB), e seu vice Vanderlei Paixão (PSC) deram as caras no evento na beiradinha do Itajaí-açu. A bonitona Paulinha da Silva (PDT) e seu vice, o Paulo Dalago, o Paulinho (PTB), que desejam ocupar o paço da avenida Jubarte, em Bombinhas, também chegaram junto na festança.
Prometi! E cumpri! 5
Outro que marcou presença na 6ª Gororoba do JC, num sábado pra lá de especial, foi o deputado estadual Dado Cherem (PSDB). Assim como o deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (PSD), o deputado federal e ex-governador Esperidião Amin e a sua patroa, a ex-prefeita da capital manezinha, Ângela Amin (PP), e o deputado federal João Pizzolatti (PP). Fora a raça de vereadores candidatos à reeleição. E tinha os abobrões, bagrinhos e o povaréu que se acotovelou na beirinha do nosso valão maior, o Itajaí-açu, pertinho da entrada da barra, banhada pelo oceano Atlântico.
Chegou chegando
Quando estourou na noite de sexta-feira a impugnação da juíza Sonia Moroso pra cima do lombo do atual prefeito e candidato à reeleição, Jandir Bellini, teve puxa que achou que ele e seu grupo não iam das as caras na Gororoba do JC. O que não se confirmou, já que JB e sua vice Dalva Rhenius não só foram como permaneceram várias horas na comilança. E a dupla era só sorrisos...
Assunto
Logicamente que a impugnação foi um dos pratos servidos e degustados entre a galera que comeu na mesma mesa. Enquanto a situação firmava pé, e alardeava que já tinham corrido até Floripa pra protocolar recurso pra reverter a decisão de primeira instância, alguns integrantes da oposição esticavam sorrisos...
Não é ficha suja
Como opinião é igual bunda, cada um tem a sua, este escriba continua afirmando que o alcaide não é ficha suja. Não vou discutir o entendimento jurídico, mas ficou claro que não houve dolo e não teve preju ao erário público na condenação do JB. Ficha suja, pra este que dedilha estas linhas, é o cara que mete a mão no baleiro, rouba dinheiro público, faz falcatruas.
Opinião
E eleição não se ganha no tapetão, não se ganha querendo brecar uma candidatura, como fez a oposição quando protocolou o pedido de degolar o alcaide que busca. Eleição se ganha na urna, na vontade do eleitor de democraticamente poder escolher seu candidato. Ou será que a única chance de ganhar é tirar o oponente do páreo?
Fogo amigo
O inimigo não se encontra no lado oposto, e sim na própria trincheira. Tanto que tinha puxas insinuando uma cartilha de nomes, caso JB não possa concorrer ou seu recurso não tenha êxito. Quais os nomes com viabilidade eleitoral? Os partidos acasalados formalizaram acordos com Bellini, e não com a Dalva. Luiz Carlos Pissetti (DEM), Osvaldo Gern (PP), entre outros, são citados e levados ao vento, caso o prefeito não possa vir a ser candidato.
Acirrou
Apesar da cordialidade, da democracia, do sol, calor e comida supimpa da Gororoba do JC, a decisão que impugnou a candidatura do alcaide JB vai acirrar a disputa e provocar ainda mais amor e ódio entre os apoiadores dos candidatos. Ontem, tinha puxa do Jandi que tava doido da vida. O que vai fazer a disputa do voto ficar mais aguerrida.
Prefeito de Tijucas
Quem ganhar a eleição na Capital Internacional do Dedo Torto de Carregar Gaiola, Tijucas, tem que se precaver. O turco careca Esperidião Amin mostrava ontem o seu dedo mindinho, bem tortinho, do jeitinho de carregar gaiola, e brincava que ia ser prefeito de Tijucas. O dedo torto já tem...
Ia ficar na bronca?
O candidato a vereador Fábio Flor (PP), do outro lado do Ariribá, esteve na choupana pra pegar a camiseta e se empapuçar na Gororoba do JC. Mas não veio. Será que não quis desagradar o ocupante número um dos altos da Dinamarca, o alcaide Pirica? Teria ficado com receio do pito do Pirica? Perdeu de abraçar o turco Amin em terras peixeiras...
Quem é o novo dono de Balneário?
Antigamente, a raça de linguarudos da Maravilha do Atlântico lascava que a city mais desejada do sul do mundo tinha dono. E que este dono se chamava Leonel Pavan (PSDB). Mas hoje tem quem diga que Balneário mudou de dono (arreda, raça de bocudos, vão trabalhar, cambada!).
Agradecimentos
Quero agradecer publicamente a agência Machado S/A (ao Sérgio e a Sarita); bufett Dujuon do amigo João, que faz a comida mais gostosa do sul do mundo; a Floricultura Itajaí, na rua Indaial, que ajudou a decorar; Tendas Itajaí; Canaveral pela limpeza e segurança; e as mais de 1200 pessoas que circularam no entra e sai do evento e fizeram o sucesso da Gororoba do JC. Ano que vem tem mais...
