Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Perdeu


O deputado Dado Cherem visitou a choupana e garantiu presença na Gororoba JC

O candidato a vereador em Itajaí, Fernando Pegorini (PP), e o também candidato a vereador e presidente do PP na capital do Ultraleve, Itapema, Fabrício Lazzari, deram uma chegadinha à choupana do JC e prometeram que vão estar na Gororoba do JC

O candidato a prefeito da capital do Ultraleve, Rodrigo Bolinha (PSDB), também esteve em terras peixeiras e veio na choupana com a promessa de estar na Gororoba do JC

O ex-prefeito alemão Arnaldo Schmitt (PMDB) alardeava que podiam botar um poste pra competir que ele ganhava a eleição. Mas brigou com os candidatos a vereador que sempre estiveram agarrados com ele, como o Elói Camilo da Costa (PMDB) e o Calinho Mecânico (PP). Foi o que bastou. A dupla, entre outros, detonava o alemão. Jandir ganhou à época por algo em torno de 500 votos.

O cerco

O problema não é o alcaide JB, conhecido e reconhecido por seu carisma, tranquilidade e por ser um homem acessível. A dificuldade é o pessoal que o cerca que parece que saiu de uma loja de sapatos de salto alto. Tão achando que tá todo mundo eleito e a eleição é favas contadas. Não existe eleição ganha e nem perdida. Olha lá, cuidado!

Competindo com a Carminha

Tem candidato que lamenta que tá difícil de fazer campanha noturna, que é quando o pessoal tá no aconchego do lar. Tudo por conta da novela da Vênus Platinada, Avenida Brasil, onde uma das personagens (eu não assisto) é a mau-caráter e megera de plantão, Carminha. Naquele horário nem adianta se achegar pra pedinchar voto. Só se for pra assistir a trama junto...

Sem viés político

O vice-presidente da Ong Porto Ambiental, de Porto Belo, Paolo Living, diz que a organização é composta de 60 pessoas, sendo que 10 são atuantes e, destas, apenas seis teriam algum tipo de filiação partidária, tanto que a presidente e ele têm ligações com o PT, mas a Porto Ambiental, frisa Paolo, não é vermelhinha e sim verde de meio ambiente. E que as ações da Ong não têm viés político e sim de proteger a mãe natureza.

Júnior Pavan

O tucano Dado Cherem não concorda com o fato de Júnior Pavan não poder concorrer a vereador em razão de exigência de alguns candidatos da própria coligação, sob a alegação de que seriam prejudicados. O emplumado parlamentar não vê motivos para Júnior não entrar na disputa e declara publicamente seu apoio para que isso aconteça.

Esverdeou

Leitor, que se declarou apaixonado por estas atribuladas linhas, enviou imagem do que classifica como “esverdeamento das obras”, questionando luzes verdes instaladas em uma recém-inaugurada praça pública, nas proximidades da rodoviária da Maravilha do Atlântico, que, por sinal, também é apontada pelo leitor como “Green bus station”. Entendeu? Esse leitor deve estar fumando muito verde!

Onde tem fumaça, tem...

A verdade é que já rola no Ministério Público uma denúncia dos vereadores João Miguel (Tatá) e Claudir Maciel (PSD), se não me falha um dos dois neurônios, denunciando o abuso da cor verde como marca predominante da administração pública da praia mais desejada do sul do mundo. A situação teria chego até à esfera estadual, porque os parlamentares se queixavam que na local “não dava nada”...

Nada + nada =?

Como uma imagem vale mais que mil palavras, espia a foto, estampada no Blog do JC, amigo leitor, e tire suas conclusões se tem alguma coisa de mais ou promoção pessoal, através da cromoterapia que alguns insistem que pode levar a cidade a ficar como Las Vegas, nos States. A única que pode ser vista da Lua devido sua iluminação de luzinhas pisca-piscas. No caso da Maravilha, seria uma luz verde parecida com o sinal do Batman, só que em forma de um Periquito. Bocudo, eu?!

Super-herói

Agora, no período eleitoral, o homem-pássaro, salvador da Maravilha, declarou que não vai abrir o bico ou dar entrevistas quando o assunto for eleições. Se a atitude do prefeito der certo, vamos ter a primeira campanha eleitoral 100% com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Isso porque o galego Spernau já propôs ao seu adversário uma campanha sem carro de som nas ruas.

Limpo e justo!

Acho mesmo esse negócio de carro de som uma baita chatice. Coisa do tipo de quem está apelando e precisa enfiar seu nome goela abaixo, ou melhor, zovido adentro dos eleitores que têm que aguentar paródias das mais chinfrins, tipo: “eu quero tchan, eu quero tchu, eu quero fulano, eu quero sicrano...” Chega disso, meu povo! O eleitor tá com a sacaria e os zovidos cheios.

Pauleira jurídica

Escreveu, o pau comeu. Parece que essa será uma das tônicas da campanha em Itajaí. Já começaram a colocar notificação e ameaçar de processo e o escambau os bocudos da mídia. Já tem notificação rolando, e tem gente lascando que o bicho pode pegar. Acredito serem precipitadas certas atitudes. Se a coisa foi pra lá de feiosa e não tem como reparar o estrago, ou quem falou não abre espaço, aí sim. Caso contrário...

Calar a boca

Por exemplo, este espaço, que ontem completou oito anos, um dia e outro também. E a pauta sempre foi de “vou dar oportunidade de você dizer que eu estou errado, mesmo acreditando que estou certo”. Agora, cada qual que pense à sua maneira. O que acho incorreto é essa postura que já vicejou em campanhas passadas em Itajaí e região, de lascar processo no lombo do cara pra tentar silenciar a sua opinião. Daí, sai de baixo...

Cerco se fechando

A Polícia Federal já teria indícios do autor do vídeo postado nas redes sociais tentando macular a juíza eleitoral Sônia Mazzetto Moroso Terres. Há quem garanta que quem postou o do Patati e Patata detonando a imprensa peixeira, acusando os alegres meninos e meninas da mídia local de estar mancomunados na campanha à reeleição do JB é o autor do vídeo da juíza. Já outros dizem que são casos distintos. E agora, José?

Chorumelas

Os apoiadores do candidato do Partido (ou seria rachado?) dos Trabalhadores a prefeito da capital do Ultraleve, Itapema, Professor Vieira, abriram o berreiro no feicibúqui contra o atual alcaide da Tapera, Sabino Busanello (PT), porque o figurão apareceu abraçadinho na propaganda eleitoral de outro candidato, seu ex-assessor jurídico e professor da Univali, João Emmel (PR).

Trocaram de lado

Os vermelhinhos, que até então defendiam Busanello de unhas, dentes, corpo e alma, agora questionam sua ética e coerência. Debulham que Sabino hoje é prefeito graças ao PT e que teria obrigação de apoiar o candidato de seu partido, que pela Executiva Nacional seria o Dr. Roberto Ruiz (que siscafedeu do mapa).

Carta na manga

Na eminência de não conseguir emplacar o Dr. Roberto Ruiz junto à dona Justa eleitoral, Sabino tem realmente apostado suas fichas em seu ex-assessor, que seria o único candidato identificado e alinhado ao sistema que o burgomestre implantou na prefa de Itapema, tendo, inclusive, participado nos bastidores na formação da coligação que inclui, com exceção do PT e do PP, todos os partidos da base de seu governo.

Troca-Troca

Como o pastor Davi (PRTB), que seria candidato a vice do ateu Professor Viera (PT), não tem o tempo de filiação partidária necessário para concorrer, pipocou sua impugnação e o vermelhinho teve que se virar nos 30 pra arrumar alguém que topasse a parada. Zenira Inocêncio (PT), 58 anos, aposentada do Banco do Brasil, foi apresentada ontem para alguns cumpanhêros como postulante à candidatura.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Abre o olho, RC!

Blog do JC

Abre o olho, RC!

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.