JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Boataria danada
O secretário regional de SDR peixeira, Fábio Augusto Hachmann, deu um rasante na choupana do JC, na manhã de ontem, e prometeu que vai estar na Gororoba do JC
Linguarudos de plantão, ligados ao paço da Vila Operária, debulham que depois que o jornalão Folha de Sum Paulo veiculou matéria no finde de que a city peixeira cresceu 700% nos últimos 10 anos e que muito desse percentual estratosférico se deve ao Porto de Itajaí, e no caso ao complexo portuário, pipocou boataria de que a APM Terminals tava mauzona das pernas e a Portonave vendendo ações.
Tá forte!
A APM Terminals deve começar a reconstrução do seu berço, no mês de agosto, a um custo estimado em 82 milhões de reales. E a Portonave deve iniciar em breve um ousado e promissor plano de expansão. O que, realmente, faz coçar o cocuruto é se a tal boataria não teria um cunho eleitoral? Se tem, de fato, é triste, lamentável.
Perdem todos
Porque com um papo como esse, tomando proporções negativas, só vem prejudicar a atividade do complexo portuário do Itajaí-açu, formado pelos portos que ficam de cada lado do nosso valão maior. E tal papo prejudica Itajaí, Navegantes, enfim, toda cadeia produtiva e logística que viceja em torno dos terminais. Cada um de nós paga o pato!
Mal a pior
O triste é escutar de candidatos que o governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vai de mal a pior. O que não é uma verdade absoluta. Também não se pode dizer que seja um oásis maravilhoso. Tem uma porrada de deficiências, problemas, mas, no contexto geral, tem tido um caminhar razoável.
Propostas
O que estou querendo repassar é que o importante não é torcer pelo pior e ter orgasmos mentais se muitas vezes as ações do governo de plantão não satisfazem, ou patinam. E até mesmo quando tem os que, além de só mamar e coçar trolhas e periquitas, ainda fazem cagadas, melando todo um trabalho que vem sendo realizado. Isso não quer dizer que não é necessário cobrar ou punir quem faz sacanagem.
Agora
É preciso torcer, colaborar, ajudar para que a coisa funcione, flua, aconteça. E não apostar no quanto pior, melhor, porque será possível retomar o poder ou chegar até a almejada cadeira do paço da Vila Operária. O mercado é problemático e sensível. E tem um monte de doido pra que cargas aportem e saiam de outros terminais dentro e fora de SC.
Outro caminho
Os que nasceram aqui, ou escolheram essa cidade pra viver, perdem, quando a coisa não vai, quando um governo não deslancha nas suas ações. É preciso cobrar, mas não se pode torcer ou até fazer algo pra prejudicar. O que é preciso é apresentar melhores propostas. Tanto os atuais habitantes do paço da Vila Operária quanto aqueles que desejam chegar lá. E num é?
Ainda de Bombinhas
O Ivan Bértemes (PPS) caiu na besteira de colocar de vice o Edson Tridapalli (PSD), mas que já foi vice e nunca chegou entre os primeiros. Os nativos dizem que o Ivan é um Paixão melhorado. Ele morou 20 anos em Blumenau, trabalhava em Bombinhas e o seu melhor amor pela city pode ser medido pela afeição de sua esposa que, segundo dizem, odeia Bombinhas e ninguém conhece ou a viu por lá. Arreda, bocudos!
Pegar pra ele...
Ele vai roubar votos do Yura Schmitt (PT) e vão morrer abraçados porque vão atrás dos 23,3% dos eleitores que elegeram o Maneca (PP), que apoia os dois. Nessa briga de cachorro grande, desta vez, os sabichões tão achando que vai acabar dando a brizolista bonitona Paulinha da Silva.
BC X Autopista
O promotor Rosan da Rocha, da 6ª Promotoria de Justiça da Maravilha do Atlântico, esclareceu em seu blog que as artoridades da city praiana sabiam há muito tempo das obras que seriam realizadas na BR-101. E que poderiam ter tomado providências no sentido de preparar o trânsito do município ou, se não tivessem concordado, ter tomado medidas até judiciais. Ou seja, sabiam e nada fizeram...
Frente a frente
Aliás, reunião entre a Autopista e abobrões estrelados dos altos da Dinamarca foi realizada há meses. Inclusive com um abobrão que hoje é candidato a vereador e isso consta em ata. Não podem dizer que não sabiam de nada, como bem colocou o promotor Rosan. Foi desleixo, incompetência em gerir a situação. É fácil querer jogar no colo da Autopista. E olha que sou um crítico da concessionária do pedágio.
Contudo...
...não vou ser injusto. Em Itajaí, por exemplo, com a gestão do Roque André Colpani, que é presidente do sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Litoral Catarinense e Região (ufa!), ponderando com os abobrões da Autopista, não foram mais realizadas obras durante o dia na BR-101, na região de Itajaí. Só no período noturno. Então, a Autopista não é aquele bicho papão. Conversa e bom senso...
O divisor
Pela primeira vez na história do PMDB, a sigla de esquerda fecha com a situação em Piçarras. Movidos pelo interesse de um ou outro candidato, cúpula do PMDB e PP trabalham juntos para reeleger o atual alcaide, Umberto Teixeira, o Pinguim. Porém, a aliança não está sendo bem aceita. Peemedebistas mais tradicionais já criaram o seguinte adesivo: SOU PMDB, MAS VOTO NO LEONEL.
Na mesma moeda
Leonel, que perdeu a última eleição pela mixaria de 29 votos, também estava coligado com o PMDB à época. Há quem jure de pés juntinhos que os mesmos líderes que se uniram ao PP agora se venderam para a ave marinha, naquele pleito, e não cumpriram com a aliança. Os autores da frase, plotada em várias carangas, já avisaram: Pinguim pagará na mesma moeda. Qui coisa, meu povo!
Meda
Depois que este enxerido escriba denunciou que o site da prefa da Maravilha tava virado num festival de inaugurações, já no período eleitoral, os iluminados administradores públicos brecaram tudo e o site tá mais parado que água de poço. A notícia principal é do dia 5 de julho...
Phode
Lógico que tem que haver o bom senso na divulgação de cada ato público, por isso existe um departamento com uma penca de jornalistas profissionais que devem focar seu trabalho na informação de utilidade pública e não apenas eleitoreira. Então, não tem por que ter receio, ou inventar que é pra ficar igualitário na disputa. Afinal, independente de campanha, a máquina pública tem que andar e fluir. E num é?
Assim phode!
A população precisa ter o acesso às informações, a prefa tem o dever constitucional de se coçar pra prestar esclarecimento sobre o que está em andamento na administração pública, sem associar promoção pessoal com o ritmo de determinadas obras. O povão tá de zoio e vai fiscalizar o exagero ou a omissão das informações públicas, que, como o próprio nome se refere, são de acesso público.
Cabo de guerra
Uma penca de candidatos da Maravilha do Atlântico teve o pedincho de impugnação de suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral. O advogado da coligação do PSDB solicitou que o TRE se manifeste no caso do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), e do vice Claudio Dalvesco (PR), através da Lei Ficha Limpa, pela rejeição de suas contas na campanha passada.
Segurança, donde?
O vereador Nilson Probst e mais uma pá de candidatos que trampavam na prefa também tiveram o pedido de impugnação da candidatura por terem atrelado seu nome eleitoral com o da máquina pública, no caso de Nilson: Nilson da Segurança. Qual segurança?
Apesar de que...
...na opinião deste pançudo escriba, mesmo que a lei possa tachar como ficha suja por conta da rejeição de contas, ou outras situações - candidato sujo, com a sua ficha enlameada é o que meteu a mão com tudo no baleiro. Buliu com recursos públicos em beneficio próprio. E trouxe preju ao erário. Aí, sim, merece o castigo e a pecha de ficha suja.
