JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pensou na frente
Nilton Dauer, o Diabo Loiro, desistiu de ser candidato a vereador pra, conjuntamente com o seu ex-colega no parlamento peixeiro, Vilmar Mafezolli, apoiar a candidatura da eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSD), que busca a reeleição. E vão dar as caras na Gororoba do JC
O candidato à reeleição ao ex-aquário peixeiro, Osvaldo Gern (PP), em contato com o espaço, diz que fez a indicação do Edegilson de Souza pra que fosse dado continuidade ao trabalho na pasta da (Con) Gestão da prefa peixeira e pra que a patroa dele, Beth do Esporte (PP), pudesse ser candidata. Já fui presidente do partido e penso no conjunto, faço política de uma forma diferente, jura o Topetudo.
Cadê Sara
Os linguarudos (ô raça desgramada!) andam espalhando que os petistas parecem não gostar da vice, Sara Ternes (PCdoB), do vermelhinho Nikolas Reis. Tem candidato a vereador do PT que tá colocando propaganda em sites de relacionamento como o feicibuki, com fotos do Nikolas, Dilma e o Lula. Prigunto: cadê a bela Sara?
Bonita e engajada
Aliás, o que tem de gente em Itajaí, querendo ser o primeiro cavalheiro da candidata a vice, não tá no gibi. A Sara tem uma porrada de qualidades, é inteligente, engajada politicamente, pois milita há trocentos anos no partido da foice & Marcelo, ops!, martelo e a triste é bonita que só por Deus! Ah, e ainda gosta de samba... A nora que toda mãe pediu a Deus!
Num dá
O vereador da situação na Maravilha do Atlântico, Nilson Probst (PMDB), protocolou uma emenda com os nomes dos tucanos, ex-prefeito Rubens Spernau e do primo do vice, Fabrício de Oliveira, Gelson de Oliveira, e mais uma pá na lista do novo relatório da CPI do hospital Ruth Cardoso. Acredito que não tem nada a ver. Afinal, o objeto da CPI do Rutinha é gestão e não saber se o hospital tava bichado.
Esperaram o quê?
O mais estranho dedilhado na emenda, segundo os linguarudos de plantão, seria o advogado do PMDB, Eduardo Ribeiro, que é maridão da Jade Ribeiro, assessora do alcaide Periquito, que fazia parte da comissão de fiscalização e depôs na CPI. Ribeiro teria participado do primeiro relatório do vereador Marquinhos e não viu nada? Por que não atocharam lá atrás o nome do ex-alcaide e os outros?
Policial de plantão
Das duas uma: ou o eterno policial Nilson Probst quer dar uma de faísca atrasada ou, como seria normal nesse momento, quer desviar o foco. Até porque lá se vão quase quatro anos que botaram a mão no hospital. Por que não responsabilizaram os ex-gestores públicos? Por que não entraram como ações? Por que não colocaram no relatório anterior?
Por quê? Por quê?
E, depois, todo mundo recebeu os equipamentos do hospital, com o Cláudio Dalvesco (PR) e o Spósito dando OK para as parafernálias. E, agora, sem mais nem menos, querem alegar que a CPI tem que incluir os ex-gestores. Isso me preocupa, porque se acham hoje que estavam errados, por que lá atrás não foram buscar?
Num foi
O candidato galego Paulo Mannes (DEM) ao ex-aquário peixeiro garante que sua filha, que também tá na lida pra sentar os glúteos numa estofadinha cadeira do legislativo no ano que vem, não é candidata pra fechar o percentual de 30% exigido pela legislação eleitoral de mulheres pra que fosse possível a candidatura da homarada.
Brecar tudo
Os linguarudos de plantão andam espalhando que tem quem estude a possibilidade de cassar a candidatura da Patrícia Mannes - e logo após, pedinchar a impugnação de toda a chapa da sigla, por acreditar que o partido não cumpriu a condição primordial de observar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para cada sexo.
Maldade pura?
Mannes afirma que essas pessoas, antes de qualquer coisa, sequer sabem fazer uma equação matemática. Será? É que, na eleição de 2008, falava-se em reserva de 30%. O que não podia era os homi invadir a cota das muiés. Pra esta eleição mudou, e a regra é de no mínimo 30% e no máximo 70% pra cada sexo.
Na lista
Na listinha do DEM inscreveram-se 24 (8+16) candidatos. Sendo que 30% é igual a 7,2 - como 7 é menos que 30%, então o DEM apresentou oito candidatas, incluindo a Paty Mannes, e 16 homens que estão abaixo dos 70% (24x70% =16,8). Há quem diga que mesmo que tirem fora a filhona do Mannes, a chapa deveria ser impugnada. O galego bateu pé, dizendo que não, que quem falou tal coisa estava ofuscado por uma ilusão numérica.
Continuo coçando
Se retirar uma muié, realmente cai pra 7, mas a lista também desaba para 23. Entoncê, 23x30%=6,9. Sete mulheres tá abaixo dos 70% e pode continuar com 16 homens. Tá certo: 24 (8+16) e 23 (7+16), também tá correto. Logicamente que tal conta não desfaz a dúvida que agonia meu pobre cocuruto: em quem a patroa do galego vai votar? No maridão ou na filhota? Oh, dúvida cruel!
