Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Deodato mandou?!


O candidato a prefeito vermelhinho, Nikolas Reis, no Campeche (zona rural da city peixeira) no findi, onde conversou com apoiadores e, principalmente fez campanha atrás de votos.

O ex-governador e atual deputado federal, Esperidião Amin (PP), na muvuca da Gororoba do JC, em 2008, com o atucanado ex-governador Leonel Pavan (PSDB)

Os linguarudos de plantão lascam que quem mandou tentar cassar no tapetão a candidatura de Jandir Bellini (PP) foi o candidato sem fraturas dos emplumados, Deodato Casas. Que teria receio, segundo a raça de bocudos, de não conseguir ganhar nas urnas e, por isso, tentou tirar o alcaide do jogo.

Não é ficha suja

Este socadinho escriba não está aqui pra defender o JB. Ele que se defenda! Mas confesso que não posso imputar ao prefeito a pecha de “ficha suja”. Ficha suja seria o cara que, de uma forma ou de outra, intencionalmente, lesou o patrimônio público. Deliberadamente meteu o mãozão no cofre da viúva. E não foi o caso do alcaide. Na verdade, foi uma cambada de néscios que o cercava que fez a cagada.

Uma merda

Essa turma de aloprados inventou de fazer um jornaleco, onde aparecia foto do alcaide e do desaparecido (ainda tá no Planejamento? Fazendo o quê?), João Macagnan. Foi essa melação que resultou em um processo. Ou seja, o JB não enfiou os 10 dedos na grana pública. Portanto, o mais correto é todo mundo ir buscar voto, convencendo o eleitor.

Até a tampa

Deodato, aliás, é boa gente, mas anda se deixando levar pelo discurso fácil, do faço e aconteço. Contudo, apesar de se vangloriar de ser acessível, não conseguiu costurar alianças plausíveis pra campanha. E tem mais, gosta que se enrosca de falar que a máquina tá inchadona. Pura demagogia, pois quando andava agarradinho com o JB em juras de amor, o “primeiro emprego” da patroa foi como secretária de Desenvolvimento Social.

Farinha pouca...

E, depois que ela saiu, a Rosane dos Queijinhos, ops!, Casas não foi pra casa, cuidar das crianças não. Deodato mexeu seus pauzinhos e colocou a muié pra ser coordenadora regional do Iprev, que é o antigo Ipesc, que cuida da grana e do atendimento aos aposentados do governo estadual. Como falar em máquina inchada, em cargo pra este e aquele, se a patroa é a primeira da lista a ganhar empregão público?

Níkolas propositivo

Imaginava-se que os vermelhinhos é que poderiam tentar usar deste artifício pra tentar ganhar a eleição peixeira. Contudo, o petista Níkolas Reis, como é do seu feitio, continua numa campanha propositiva. Não partiu pra essa história de tentar ganhar no tapetão - empurrão pra que o oponente saia do campo. E olha que o coordenador da campanha é o Amauri Velho de Guerra dos Santos.

Feitiço virar contra o feiticeiro

O problema é que o “feitiço pode virar contra o feiticeiro” e o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que busca mais um mandato, pode sair como vítima dessa história toda. Além disso, tá comprovado na sentença que não ocorreu dolo, preju ao erário e nem improbidade administrativa. Apenas a devolução da grana gasta. E outra coisa, já existiria jurisprudência, em caso similar ocorrido com o Cristovão Buarque (PDT), quando exerceu cargo no executivo.

Arrependeu-se

Os mais afoitos espalham que o candidato à reeleição ao ex-aquário peixeiro, Topetudo Osvaldo Gern (PP), se arrependeu de ter indicado o Edegilson de Souza como seu substituto na secretária de (Con) Gestão e Coordenação da prefa. Foi dar uma força e a patroa do cara, a Beth do Esporte, deitou o cabelo pra ser candidata.

Tás passando mal?!

O problema é que, além dessa situação da muié do cara que ele colocou lá, invés de estar ajudando a cabalar voto, o cargo teria subido pra cabeça do cara, e teve quem se perguntasse se ele tinha bebido uma mamadeira estragada. Pois o triste fez uma lista com o organograma da administração e colocou o nome dele, depois do prefeito JB, sisquecendo da vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD). Era o JB, ele e depois a vice. Phode?

Insegurança total

Depois daquele que o secretário de (In) Segurança Dirceu Leoni participou de uma reunião na Ressacada e debulhou que se os moradores quisessem segurança que contratassem “segurança privada”, que não “precisava do cargo” e que só estava na cadeira no aguardo da “guarda armada”, comecei a rezar com mais fervor. Afinal, só o Altíssimo pra nos resguardar.

Bandidagem deita e rola

Aliás, no triste episódio envolvendo o sequestro da filha do presidente da casa do povo peixeira, ficou mais do que evidente que a bandidagem alvissareira que por aqui campeia tá se valendo da falta de policiamento preventivo. A menina foi levada a poucos metros da delegacia regional. Nem ligaram que tava pertinho da sede que coordena a puliçada de toda região. Precisa escrevinhar mais alguma coisa?

Visita à choupana

Os candidatos a vereador de Itajaí, Maxilane José Messias, o Max (PRB), Thiago Morastoni (PT), Sadi Ve e o de Navegantes, Gerson Fagundes (PP), além do jornalista Paulo Camisotti, do semanário Tribuna Itajaiense, deram um rasante na choupana do escrevinhador, pra garantir presença na Gororoba do JC. Fotos no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO. Espia lá!

Locomotiva do society

Os ex-vereadores peixeiros Vilmar Mafezolli e Nilton Dauer vão apoiar a candidatura à reeleição da eterna locomotiva do society e líder do governo JB no ex-aquário peixeiro, Renato Ribas Pereira (PSD). Mafezolli, inclusive, deve ser o coordenador de campanha do delegado.

Pegaram o galinho

O som alto e o carro rebaixado renderam apreensão do carro do filho do candidato a prefeito da capital da pedrada, Camboriú, Edinho Galo. Não tá fácil para Edinho, que anda enrolado com o processo na dona Justa. E que tá espremido por candidatos que o querem bem longe, como a Luzia e o Claudinei Loos (PSD).

Loas a Paulinho

O presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), ocupou a tribuna na sessão de quinta-feira pra fazer um relato da sua viagem à Zoropa, onde participou da premiação da Volvo Ocean Race a Itajaí, como a parada que mais se preocupou com a sustentabilidade. Além de relatar o acontecido, Pi7 fez elogios ao secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausem (PSD), mentor do evento em Itajaí.

Deixou corado

Contudo, a fala do desassossegado Pi7 foi dirigida ao ex-prefeito e coordenador em terras peixeiras da parada da Volvo Ocean Race, o bigodudo Amilcar Gazaniga. Que, mesmo lembrando a todos que estava aposentado e seria um colaborador, arregaçou as mangas e fez bonito, sendo que Itajaí foi um dos melhores circuitos por onde passou a regatona. Assino embaixo!

Sai na frente em Cambu

A tucana Luzia Coppi, candidata a reeleição em Camboriú, sai na frente de todos os candidatos da região quando o assunto é publicidade. Quem circulou pela city pode perceber a movimentação de carros estampando a foto da loirosa ao lado seu vice Milton Antonio. De acordo com o pessoal da campanha, os santinhos e adesivos dos candidatos da coligação na proporcional já tavam na rua, no sábado.

Randevu?

Moradores de Cabeçudas tão fulos da vida. Tudo por conta da casa que pertenceu ao falecido Odilon Fehlauer e que teria sido alugada pelo barraqueiro daquele programa A Fazenda, o Theo Becker. O problema é o som alto e carros estacionados em cima da calçada. Os caras embriagados saem do local e mexem com a mulherada que passa pela via. Mijaceira na rua, entre outras coisas. Credo!

Sem barraco?

Os linguarudos de plantão espalham que Theo chegou a dar um pulinho na prefa e conversado com o alcaide JB. A raça de bocudos detona que Becker falou para o burgomestre que o local seria um tipo de restaurante chicoso, onde seria possível degustar iguarias e que a música, som ambiente, nota 10, sem incomodar ninguém. Não é isso que o povo dali diz...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Abre o olho, RC!

Blog do JC

Abre o olho, RC!

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.