JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Caso sério
A vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) tem, durante os últimos dias, levado com serenidade a interinidade no comando do município de Itajaí. E isso se torna a cada dia mais imprescindível em tempos de eleição
Os candidatos em chapa pura do PSDB peixeiro ao paço da Vila Operária, sem fraturas Deodato Casas e o seu vice, Cícero Leon Zucco, deram uma passadinha na choupana do JC, pra fazer uma visita a este bocudo e garantir presença no maior ponto de encontro da política catarinense - a 6ª Gororoba do JC
A casa do povo peixeira terá que abrir um procedimento interno pra investigar assessores do vereador Laudelino Lamim (PMDB). Tudo por conta de uma bronca passada, em que a excelência excelentíssima estaria sendo acusada de supostamente ter ficado com parte do salário de assessores parlamentares. Qui coisa, meu povo!
Passa pra frente
A bomba prestes a estourar estaria no colo do presidente em exercício, Níkolas Reis (PT), que provavelmente espera chegar o titular do mando de campo, o desassossegado Luís Carlos Pissetti (DEM), pra lhe repassar o embrulho, antes que a coisa exploda. Até porque, imaginem o desgaste que tal situação vai gerar, com o bigodudo Lamim em plena campanha à sua reeleição.
MP pedinchou
Quem requisitou que o ex-aquário peixeiro tome uma providência, instituindo uma sindicância, é o Ministério Público, que lá atrás já tinha pedido explicações de tal situação e, hoje, volta à carga, depois que uma assessora negou que tal prática acontecia e, em e-mail enviado para um ex-assessor, descascou o porrete de que teria que repassar supostamente - seu pagório pra outras pessoas ligadas ao edil.
Pra frente ou...
A comissão de sindicância deve ser constituída por barnabés efetivos do legislativo peixeiro, que devem colher depoimentos dos assessores do peemedebista. Esses servidores não têm poder de inquirir o parlamentar. Dependendo do resultado da fala dos servidores e da sindicância em si, na câmara, o MP vai arquivar ou dar prosseguimento às investigações.
Tem sacana pelaí
Muita gente sabe que existem parlamentares, nesse mundão de meu Deus, que têm essa prática criminosa de se apoderar de boa parte dos vencimentos de seus colaboradores. Repartem com outros cabos eleitorais, apoiadores de plantão e, até, socam no bolso, como uma forma vergonhosa de aumentar seus ganhos.
Não faz
Contudo, pelo que conheço do vereador Laudelino Lamim, não posso acreditar que pratique tal ato. O que se reconhece é que o parlamentar tem granjeado notoriedade na comunidade por suas ações durante estes dois mandatos na câmara. Correndo risco, neste ano eleitoral de 2012, de ser um dos mais bem votados. Espero que essa situação seja de uma vez por todas esclarecida.
Esquerda, direita...
Os candidatos a uma estofadinha cadeira no legislativo papa-siri, Fernando Pegorini (PP) e Nahor Lopes (PT), estão liderando a enquete do site de relacionamentos Facebook. Interessante que são dois jovens, um postulante de direita e outro de esquerda. Ainda existe esquerda ou direita ou isso é apenas treinamento de soldado? Esquerda, volver! Direita, volver!
Querem saber
Uma pá de leitores e políticos tem encaminhado e-mail e batido um fio para este temente ao Altíssimo querendo saber quem seria o vereador da região que sua patroa desconfiada mandou um detetive seguir e descobriu mais do que queria saber. O sujeito, que não trabalha pra Gilette, tinha uma amante e um amante. Além disso, a amante também tem um amante... Chifre trocado pra todo lado. O vereador é o...
No aguardo
Para quem manja um pouquinho do mundo jurídico, só mesmo um aborto da natureza jurídica pode levar o Tribunal de Justiça da Santa & Frienta Catarina a tomar outra decisão que não seja a de manter o empresário bem-sucedido Samir Mattar (PMDB) no cargo de prefeito da ensolarada Barra Velha.
Cassação politiqueira
Depois da cassação politiqueira à qual ele foi submetido pela casa do povo da Capital do Pirão, sem qualquer prova - e sua defesa rebate, com documentos, ponto a ponto as acusações -, ele desistiu de buscar a reeleição. O veião Samir deseja restabelecer a ordem dos fatos, a verdade política e terminar seu mandato com tranquilidade.
Dona justa
Sem dúvida, a população da city agradece, pois o burgomestre é pra lá de querido e respeitado na cidade, que ainda não entendeu, muito menos digeriu a tal de cassação dos nem tão nobres edis de Barra Velha. É preciso confiar na dona justa...
Candidato de bolsa?
Tem um determinado candidato a vereador com nome de fruta, na Capital do Jet Ski, Piçarras, que anda de porta em porta prometendo bolsas de estudo na Univali. Segundo alguns, já enganados, o candidato-fruta afirma ter uma parente dentro da universidade que pode conseguir o descontão estudantil.
Vamos investigar?
Apesar da promessa, há certo cumprimento do vereador-fruta. Isso porque uma listinha com pessoas já beneficiadas com o Artigo 170 e que moram em Piçarras teria caído na mão do candidato. Com a lista em mãos, ele vai às residências e planta sua sementinha, dizendo que fulano vai ganhar a bolsa... e não é que dá fruta? Vamos investigar, Univali?
Aquiles quer andar
O candidato a prefeito da Capital do Marisco, a Penha, Aquiles Schneider (PMDB), afirmou que vai comprar um novo par de sapatos impiçado para começar sua campanha contra o atual alcaide, Evandro Enrolado dos Navegantes (PSDB), que busca a reeleição. A ideia do peemedebista é passar em todas as casas de Penha para disseminar a discórdia contra os tucanos.
Visitas à choupana
O professor Nahor Lopes (PT), que é pré-candidato a vereador, e a também candidata ao ex-aquário peixeiro, Bianca Innocenti (PCdoB), deram um rasante na choupana do JC pra bater um papo sobre suas pretensões, se lograrem se eleger, além de garantir presença na 6ª Gororoba do JC, que acontece no dia 4 de agosto, no píer da regata. Fotos no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
Asas unidas
Os tucanos Spernau e Fabrício demonstram que estão afinados e com muita vontade de trabalhar. No final de semana passado, circularam por vários pontos da cidade, conversaram diretamente com o povo e foram muito bem recepcionados na feijoada promovida pelo Lions e na Festa do Pescador, na Barra.
Solo
Enquanto isso, o mesmo não acontece no lado da situação, onde se vê apenas o vice Cláudio Dalvesco (PR) representando a administração municipal. Pirica, segundo as más línguas, prefere as baladas e até mesmo as raves da Brava. Arreda, raça de bocudos!
Ele
Um nome que sempre o colunista fez questão de citar nos comentários sobre a CPI do Ruth Cardoso: Humberto Krewinkel. No entanto, pelo visto, nem oposição e muito menos a situação fazem questão de citar seu nome, o que prova que sabe demais e se abrir a boca pode complicar a situação para ambos os lados.
Silêncio sepulcral
Para permanecer calado, segundo os linguarudos de plantão, aparentemente, Krewinkel fica livre, leve e solto, aproveitando-se das benesses do poder, sem ser incomodado pelo que sabe ou deixa de saber. Até a companheira figura com cargo comissionado. Saúde!!!!!
Pau e corda
Embora afastado do poder, o ex-vereador e advogado Marcos Weisheimer, que é vice-presidente do PDT na Maravilha do Atlântico, foi o articulador que trouxe o eterno Maneca Dias pra acertar os ponteiros com o homem-pássaro, numa situação na qual foi alvo, inclusive, de ameaças. Credo!
Sei lá, entende?
Em Itapema, a Capital do Ultraleve, está difícil entender a posição do prefeito Sabino, que não fecha com o candidato petista e manifestou apoio ao candidato do PR. Esse comportamento pode resultar em um processo de expulsão a Bussanello.
Preju danado
Em decorrência da briga entre o professor e o prefeito, o PT pode acumular sério prejuízo nas urnas, onde os dois juntos não teriam mais de quatro mil votos, ou seja, dois para cada lado. Enquanto isso, além da liderança de Rodrigo Bolinha nas pesquisas, outra novidade é a boa performance do ex-prefeito Clóvis Deus nos Livre José da Rocha (DEM).
