Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Na ponta


Tem que pedalar...

O DEM se acasalou na proporcional com o PR, na Maravilha do Atlântico, e pode ficar de fora do legislativo da praia mais desejada do sul do mundo. Orlando Anjoletti (foto), do DEM, pode perder para o Asinil Medeiros, do PR, que tem bons votos nos bairros da Barra, Nova Esperança e São Judas, além do apoio da família Cabral. E tem mais: na eleição passada, o antigo pefeelê fez 2500 votos. E agora...

Gororoba do JC: onde todos prometem se encontrar

A 6ª edição da Gororoba do JC, que acontece no antigo píer da regata, no ladinho do Centreventos Itajaí, vai acontecer no dia 4 de agosto. E tem uma pá de políticos que já está prometendo marcar presença. Não dá pra ficar de fora! Contatos (47) 8842-9084 e jc@diarinho.com.br

O coordenador da campanha do candidato vermelhinho Níkolas Reis (PT) é o seu pai Amauri Moraes. Já o candidato sem fraturas Deodato Casas terá no comando da sua campanha o portuário e professor universitário Robson Coelho. O atual prefeito e candidato à reeleição, o ex-homem dos galináceos prefeito Jandir Bellini (PP), terá no comando da campanha Alexandre dos Santos, que deve se licenciar do seu cargo no porto de Itajaí.

É bom não saber

Patroa de um vereador da região tava cismada de que o cara tava pulando a cerca, e contratou um detetive pra seguir seus passos. O investigador descobriu mais do que a muié queria saber. Além de uma amante, o legislador tem um amante (corta pros dois lados...). E a amante também tem um amante. Isso não é um daqueles enredos surreais do Nelson Rodrigues?

Loucura! Loucura!

Já outra excelência excelentíssima, também da região, deixou seus assessores sem conta no banco. O vereador pegava cheques “emprestados” do pessoal que trampava com ele, e depois não honrava os pagórios na data. Uma vergonha, uma tristeza. E o triste quer se reeleger. Só por Deus!

Bom trabalho

O secretário da Criança e do Adolescente de Itajaí, Ewerton Wan-Dall, tem sido elogiado pelo trabalho que vem realizando na pasta. O grande problema é que quiseram passar por cima da hierarquia e levar a questão da bolsa pra estudantada diretamente ao gabinete do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sem a assinatura e conhecimento do secretário.

Politicagem

O prefeito JB, quando tomou conhecimento da situação, endoidou, afinal, a bolsa não é pra fazer políticagem. E, segundo os linguarudos de plantão, JB teria apoiado que o responsável pela área fosse colocado à disposição da secretaria da Administração. Uma coisa é política estudantil e partidária, e outra as ações na administração pública. Não se pode, em momento algum, misturar tudo.

Bolsas

Aliás, o executivo errou e feio, justamente na ausência do burgomestre JB. Deve ser a lua na cachola dos iluminados. Mandaram um projeto pra que seja modificada a lei orgânica do município, que prevê um percentual mínimo de 2% nas bolsas aos alunos carentes que estudam na Univali ou no Ifes. Os sacrossantos queriam que os percentuais mudassem de 0% até 4%. Ou seja, com isso poderiam jogar os percentuais lá pra baixo.

Ferrar com o prefeito?

Não se sabe como o alcaide não passa a mão numa cinta e coloca essa turma pra rebolar. E a situação foi tão feiosa, vexatória, que os vereadores da base de sustentação do governo, o bigodudo Laudelindo Lamim (PMDB) e Paulinho Amândio (PDT), lascaram que não iam assinar embaixo na aprovação da proposta. Pelamordedeus, como é que propõem esse absurdo?

O matuto tem razão!

Bem diz o matuto que vaticina que é mais fácil meter a faca no boi, do que a unha na pulga. O que se escuta e se sabe é de estarrecer. É um tale de um lado pedir grana para o outro lado contrário (pra campanha), que se contar ninguém acredita. Pelamordedeus!

Lado a lado

Os candidatos de costume não deram o ar das suas graças na missa da tradicional festa de São Cristóvão. Quem sentou lado a lado pra rezar e pedir uns bons votos foram os candidatos ao ex-aquário peixeiro, professor Nahor Lopes (PT) e Tonho da Grade (PP). Os zotros ninguém sabe, ninguém viu...

Festarada

Na Maravilha do Atlântico, a entrega de obras em véspera de eleição e as festas de inauguração são dois assuntos que geram polêmica e, ao mesmo tempo, a reação popular, com prós e contras. Não há dúvida que o homem-pássaro tem sido competente politicamente na forma com que desenvolve a plataforma de entrega das obras.

Luzes da orla

Não se pode negar que Pirica tirou proveito político da nova iluminação da Atlântica, motivo de elogios, assim como também da ponte que liga a Vila Real à Capital da Pedrada, Camboriú. Para os oposicionistas, não há muito que explicar, mesmo que alguns recursos tenham sido oriundos do tempo em que o homem da bengala, Arcângelo Pavan, foi governador, ou que sejam projetos elaborados na administração do galego Spernau.

Mais

Muita coisa está para ser entregue ainda pela atual administração, que a memória fraca do povão provavelmente não conseguirá recordar, que se trata de projeto do galego, como, por exemplo, o teatro municipal, prestes a ser inaugurado com a pompa de ser mais uma das ações de Pirica.

Choque

Na comunidade, inicialmente, a repercussão pelo que se observa é que tudo é creditado ao bom desempenho do atual governo, mesmo que a maioria das obras tenha sido iniciada na administração passada ou que tenha demorado quatro longos anos para ser concluída. É um conflito para Spernau e Fabrício, que vão ter uma trabalheira pra esclarecer essa situação junto ao eleitorado.

Falhas

Uma saída pode ser as burradas cometidas pela atual administração na execução de muitas obras, que valem pesadas criticas ao homem-pássaro, principalmente pela rasgação de grana pública ao ser ver obrigado a refazer algumas obras.

Atlântica 1

Realmente, a reurbanização da avenida Atlântica deve ser finalizada antes das eleições e, é lógico, mesmo que apresente algumas pendências, ganhará um visual mais modernoso, atribuindo assim um aspecto pra lá de favorável no ponto político ao governo encastelado nos altos da Dinamarca.

Uma e mais uma

Mas não se pode deixar de citar que é nesta faixa da city que se concentra a parte mais exigente de moradores e ainda a mais crítica. Inicialmente, são muitos os elogios à nova iluminação da praia, assim como também a obra de drenagem, mas aqueles que acompanham tudo de perto se espantam pelo fato de alguns serviços serem realizados por mais de duas vezes, onerando ainda mais o município.

20 anos e num fizeram!

Por fim, embora as críticas e os alertas de que o calçadão está sendo bastante reduzido e que vai retirar o conforto de muita gente acostumada a reunir-se com os amigos em rodas de bate-papo, etc, etc, nada disso afeta o governo, que acredita firmemente na reeleição, engrossando o discurso de que “ficaram 20 anos, mas não fizeram”.

Fosfosol

O atucanado Leonel Pavan é um dos mais preparados para rebater esse tipo de blabaáblá, ou seja, dos 20 anos. Em raciocínio rápido, com três mandatos de prefeito, o homem da bengala recorda que, ao assumir a prefeitura pela primeira vez, em 89, além da folha de pagamento dos servidores estar atrasada, assim como o 13º, não havia uma rua asfaltada, somente um posto de saúde e uma creche.

Demorou, mas chegou

O galego Spernau certamente conviveu no poder neste período e pode refrescar a memória de muitos e explicar de que forma a Maravilha do Atlântico conseguiu chegar a um dos metros quadrados mais valorizados deste Brasilzão, ou seja, graças ao trabalho desenvolvido nesses tão falados 20 anos, que proporcionam hoje também uma arrecadação de mais de R$ 400 milhões à city.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Abre o olho, RC!

Blog do JC

Abre o olho, RC!

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.