JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Itajaí Participações
O socadinho escriba bateu um papo, durante um almoço no finde, com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). E, além do papo, o alcaide não parou nem na hora do rango, quando teve que assinar o TAC com o Ministério Público e a Fatma, pra que a nova usina de asfalto comece a funcionar
Cai, cai, balão, aqui na minha mão!!!!
A casa do povo peixeira aprovou, na sessão de quinta-feira passada, projeto enviado pela prefa criando a Itajaí Participações, uma empresa pública pertencente ao município que vai possibilitar parcerias público-privadas que viabilizem o Distrito de Inovação, a ser instalado no terrenão do antigo polo industrial.
Inova SC
O projeto do Distrito de Inovação de Itajaí é uma parceria entre o município, governo do estado, via secretaria de Desenvolvimento Sustentável, e Unival. Ele foi apresentado à imprensa, empresários e comunidade em maio último, tendo uma baita repercussão. O distrito será implantado seguindo um novo modelo de desenvolvimento urbano e de sustentabilidade, oferecendo trabalho, moradia, estudo e lazer em um mesmo ambiente.
Bacana!
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulinho Bornhausen, Itajaí servirá de modelo para outros 12 polos que serão implantados na Santa & Bela Catarina. Paulinho considera a aprovação do projeto de lei que cria a Itajaí Participações a pedra fundamental do Inova SC, que pretende instalar mais seis distritos no estado ainda este ano.
Pau pegou
Os últimos dias foram de correria na oposição, principalmente no PT peixeiro, onde rolou de tudo. Até desistência de pré-candidato, como foi o caso do Níkolas Reis, na reunião da executiva da última quinta-feira, frente ao estresse da rejeição da coligação na proporcional, naquele momento. O que ajudou pra levar a fervura do caldeirão nos bastidores a níveis estratosféricos.
Num queriam
O que muitos petistas não desejam é trabalhar como na eleição passada, pra eleger um vereador do PCdoB, no caso Marcelo Werner. O que deve ocorrer novamente. Tanto que depois de todo o rolo, da bronca e do serenar, quanto os caciques da executiva voltaram atrás pra consagrar a candidatura de Níkolas, teve petista que debulhou: Vamos trabalhar pra eleger um vereador do PT e outro do PCdoB, novamente.
Cooptar
Tudo certo, bonitinho. Níkolas é o candidato e a bela comunista Sara Ternes sua vice. Mas os bastidores mostraram que a coisa não anda tão unida (nunca esteve), já que aconteceram manobras de última hora pra trazer o ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni para o páreo. Teve contatos e ligações pra tudo e todos, inclusive tentando demover lideranças de partidos já acasalados com JB, pra vice de VM.
Vergonheira
Cabe agora ao ex-secretário de Saúde da Maravilha do Atlântico, José Roberto Spósito, prestar esclarecimentos sobre declarações dadas no entrevistão do DIARINHO, no sábado passado. Quem é o cheirador de cocaína; quem é o cachaceiro e quem tem desmanche de carro na Maravilha? As bocas malditas afirmam que é um 3x1. O fato é que é uma baita vergonheira para a saúde pública.
Credo!
Acontece que é notória a desavença entre o homem-pássaro e Spósito. Acusado de estar envolvido no esquema de desvio milionário no hospital Ruth Cardoso, Spósito, por sua vez, acusa a Cruz Vermelha, mas afirma que o prefeito Edson Periquito é o mandante e o responsável por ter trazido a entidade.
Cosadiloco!
No meio dessa manifestação de Spósito, e da afirmativa de que nessa história alguém é cheirador de cocaína, cachaceiro e dono de desmanche de carro, o mais triste é vislumbrar que a CPI do Ruth Cardoso demonstra, infelizmente, a falta de compromisso do atual governo com a saúde pública. Quase 200 mortes, e tem quem acredite que é estatística. Tudo virou uma enorme pizza.
Teatrinho?
Quem entende um pouco de política não engoliu o fato do alcaide não ter sido ouvido e a possível encenação do presidente da CPI chegar atrasado. Outra hora vou contar um sonho que tive com o dublê Claudir Maciel (PSD) e Edson Periquito. Para piorar, o incrível relatório do vereador Marcos Kurtz (PMDB), que deve entrar para a página negra da história política da praia mais cobiçada do sul do mundo.
Não digeriram
A legislação eleitoral concede o prazo até o dia 5 próximo para o registro oficial das chapas, mas a escolha do vice em ambas as chapas causou surpresa ou deixou muita gente decepcionada do lado de lá do Ariribá. O nome do galego Rubens Spernau, como vice de Fabrício de Oliveira, ainda não foi muito assimilado pela militância tucana.
Pirica e Dalvesco
E o pior ocorreu do lado do prefeito Pirica. O ex-secretário do Planejamento e fanático do Facebook, Auri Pavoni (DEM), chegou a ser indicado pelo PMDB. Já o sonhador Orlando Lero Anjoletti (DEM) ficou de fora e prevaleceu o veião do Cláudio Dalvesco (PR), um nome de consenso.
Flor
O ex-vereador baixinho e intisicado Fábio Flor também amargou um revés, pois pretendia manter o PP na base de sustentação a Edson Periquito, mas agora vai ter que dar muitas explicações ao careca Esperidião Amin para manter seu objetivo. O PP, se depender do turco careca EspeluDão, será aliado dos tucanos.
Incrível
A política realmente é uma caixa de surpresas e tem ditos populares eternos, como aqueles que se vaticina que muitas vezes o povo tem memória curtinha, curtinha. Pois em Itapema temos um exemplo, com o ex-prefeito Clóvis da Rocha (DEM) aparecendo em segundo lugar na pesquisa da Univali, liderada por Rodrigo Bolinha. Só por Deus!
Tranquilão
Na Capital do Marisco, o prefeito Evandro Eredes dos Navegantes tem tudo para ficar tranquilo em relação à reeleição, se os números das pesquisas da Univali se confirmarem. Só mesmo se surgirem outras cagadas dos áulicos que o cercam pra tirar Evandro do caminho da reeleição.
Sacanagem
Manobras de última hora dos adversários políticos também contribuem para a tranquilidade de Evandro dos Navegantes. Afinal, na última hora um grupo do PMDB tentou lançar o nome de Henny Coelho, tirando da disputa o Aquiles. Agindo com sensatez, o PMDB não permitiu a rasteira no vereador, mas não conseguirá talvez impedir o afastamento do grupo de empresários disposto a investir na ex-primeira dama.
OAB fecha com a oposição
Os presidentes de subseção, cargo que ocupo pelo terceiro mandato, precisam de uma nova liderança. Só são prestigiados aqueles que dizem sim permanentemente. As duras palavras são da presidente da subseção da OAB/SC da Maravilha do Atlântico, Retijane Popelier. Fotos no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
Quer renovação
Os petardos verbais da presidente da OAB de BC, Retijane Popelier, foram direcionados à atual diretoria da entidade. Retjane é aliada do pré-candidato da oposição Tullo Cavallazzi Filho e apoia o movimento que pede renovação na Ordem. As eleições ocorrem em novembro.
Festa do Peixe
Pra tapar a boca dos linguarudos (ô raça danada!), que afirmam que só falo mal, quero parabenizar a secretaria da Pesca pelo evento de sábado. Uma baita festa, onde devem ter circulado umas 15 mil pessoas. Peixe da hora, povo marcando presença. Até um parquinho para os pais deixarem os pimpolhos. Bacana! Agora, o secretário da Pesca, Agoniado, ops!, Aguinaldo dos Santos, já pode voltar a jogar bola no Cílio...
Legião
Aliás, os três candidatos passaram por lá. O sem fraturas Deodato Casas e seu vice, o boa praça Cícero Leon Zucco; o vermelhinho Níkolas Reis e Sara Ternes e naturalmente os amarelos Jandir Bellini e a vice Dalva Rhenius. Fora a legião de candidatos ao ex-aquário peixeiro. Era um tal de esbarrar com candidato a vereador. E o de sempre antes das eleições: sorrisos, tapas nas costas, aperto de mão. Depois da eleição, os caras se fecham e, se duvidar, passam a mão na bunda do cara. Sai pra lá!
Fique esperto!
O saudoso veio Dalmo Vieira é que vaticinava naquela sua natural sapiência: O pau resvala no lombo do rico e entra no fiofó do pobre! Trazendo esse raciocínio para a área política, enquanto o sujeito necessita do dedinho do cara apertando a urna, é só love, só love. Depois, não quer nem saber. Sem generalizar, é claro. Daí a importância do voto consciente pra eleger uma câmara compromissada com os anseios peixeiros.
Juventude na luta
O menino de ouro do PP, Fernando Pegorini, tá cuspindo marimbondos vivos, e da raça vespas progressistus. Tudo porque um apoiador seu, que tinha ficado na secretaria da Criança e do Adolescente, quando Pegorini foi para o Semasa, teria sido colocado à disposição da Administração pelo secretário Wan-Dall. Com essa situação, renasce com força a rusga, ainda não curada, entre alguns do PP e PDT. Qui coisa, meu povo!
Forte e fraco
Enquanto o prefeito do outro lado da vala, Bob Carlos (PSDB), continua com o seu vice Emilio Vieira (PP) e tem mais de 70% de preferência, conforme a pesquisa IPS Univali, publicada no DIARINHO, a oposição vai de Luizinho (PT), tendo como vice o peemedebista Miguel Ranguetti, que na penúltima campanha pra vereador fez mais de 500 votos, e na última, pouco mais de 300. Foi só pra constar...
