JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nos cornos da lua
Depois da pesquisa IPS Univali, Bob Carlos pode sonhar, se reeleito, em ser candidato em outro município, em 2016, como confessou ao socadinho escriba. Será que é em Itajaí?
O ex-pré-candidato ao paço da Vila Operária, Dolor da Silva, do PRP, bateu um papo com o articulista, na manhã de ontem, na sede da sua empresa, a Angel. Dolor está se desfiliando da sigla e fez uma carta de esclarecimento aos que o apoiaram nessa empreitada. Bizolhe no Blog do JC, no site impiçado do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não
Na manhã de ontem, o presidente do PDT da Santa & Bela Catarina, o eterno Manoel Dias, reuniu-se com o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), e o advogado e presidente os brizolistas da Maravilha do Atlântico, e definiram o apoio da sigla à reeleição do Pirica. No caso da casa do povo, os brizolistas debatem a articulação pra lançar nonimata de candidatos.
O presidente da CPI do hospital Ruth Cardoso, dublê de novela mexicana e vereador, Claudir Maciel, sugeriu aos seus pares no legislativo da Maravilha, uma moção de congratulações ao trabalho feito pelo jornalista do DIARINHO, Cláudio Eduardo de Souza, pela investigação que levou o jornal a publicar duas edições especiais, detalhando o caso do Ruth Cardoso aos amados leitores, em oito páginas no jornal mais porreta do sul do mundo.
Olho no lance
Ainda de acordo com o vereador, Claudio esteve de olho no lance em cada ato da comissão. Parabéns, Cláudio! Claudir afirmou na tribuna da casa do povo que foram as matérias publicadas no DIARINHO que motivaram que as denúncias fossem acatadas pela Comissão de Saúde da leleia, por meio dos membros da CPI. A comissão deve participar, em breve, de uma audiência na leleia para relatar os fatos apurados com o descaso de dinheiro público empregado no hospital de Balneário Camboriú.
Careca na área
Projeto que estava na pauta esta semana sobre o Complexo Turístico Morro do Careca, e que tinha como pano de fundo a regulamentação da prática de voo livre no local, foi aprovado na primeira votação e deve receber emenda que deixe bem claro que o acesso livre de moradores e turistas ao Morro do Careca são incondicionais. O projeto deve voltar emendado pra ser sacramentado semana que vem.
Não se trata de venda
O complexo do Morro do Careca não se trata de vender área do município, mas de abrir concorrência pública para uma entidade administrar o espaço. Acho certo a regularização, mas volto a dizer que a venda de áreas que a prefa considera inservíveis, precisa ter o aval do povão, por meio de uma audiência pública. E olha que a recomendação não é só deste metido escriba. Com a palavra o promotor Rosan da Rocha.
Brigaçada
A oposição acredita que os partidários de situação vão brigar entre si, pensando no futuro. O Osvaldo Gern, que estava carrancudo na convenção, toma posicionamentos e erros táticos. Gern não cumprimenta a loiruda Susi Bellini, o Fernando Pegorini, entre outros. E, se tiver que falar, só o estritamente necessário. Com isso, se reeleito, coloca por terra o desejo de ser candidato à presidente da casa do povo.
Burrada ou estratégia?
E olha que a cabeçada já aconteceu lá atrás. Quem não se alembra dos quatros cavaleiros do Apocalipse? Que no início do mandato de Gern sonhavam em sentar a buzanfa na cadeira da presidência, se juntaram pra se apoderar da cadeira da presidência da câmara? Como brigar com quem pode se reeleger ou se eleger e querer contar o voto destes? Será que o topetudo tá consciente, ou se deixando levar? Vou saber!
Debinha Malvadeza
O clima nos bastidores do outro lado da vala, Navegantes, no manda brasa, anda quente. Dizem que o ex-prefeito Debinha Malvadeza teria assumido o papel de presidente do partido nas negociações com o prefeito Bob Carlos, sem o consentimento do presidente Lino Bento, justamente sabendo que haveria uma briga interna. Armada a briga, solicitou a desfiliação do partido.
Coronel
Deba não é mais filiado e não está sofrendo nestes dias decisivos a pressão das oposições para ser candidato. Aliás, agora está querendo crucificar o Lino, atual presidente PMDB do outro lado da vala, como se o Lino fosse culpado do esfacelamento do partido. Há quem caceteie que o partido está na situação que está por culpa do coronel Deba, que nunca abriu espaço no partido para ninguém.
Pau pega e num alivia
E agora arruma desculpa para não enfrentar a eleição, quando o partido estava criando novas lideranças castrou, agora coloca o maior partido de Navegantes e com mais história numa situação de coadjuvante, dizem que lideranças estaduais querem o seu couro. Deba, inclusive, tem trabalhado nos bastidores para expulsar o Lino do partido. É claro que vai ter que arrumar motivos para isso.
Coisa danada é a política!
O Lino desfruta de bom acesso por meio do deputado Renato Hinning, que faz parte da executiva estadual. Deba ainda quer evitar que o sobrinho Cirino venha candidato a vereador, pois teria, pelo sobrenome que carrega, que ser o mais votado de todos os candidatos a vereador, mas pelo que tudo indica corre risco de perder a disputa no PMDB para o Lino. E com isso pendurar as chuteiras.
Já o...
...grupo de Deba chega a alfinetar que Lino está vinculado com o alcaide Bob Carlos, já que bate nos secretários, é contrário à atual administração, mas nem uma palavra contra o mandatário-mor do paço da beiradinha do poluído Itajaí-Açu. E agora! Será que será?
Na trincheira
E os debistas acusam, ainda, Lino de colocar a sigla numa baita marafunda, quando deveria ,neste momento, assumir a postura de líder, já que sair só em busca de cadeiras no legislativo, com a debandada de nomes fortes que tinha, sem a legenda do alcaide, corre sério risco de fazer apenas uma cadeira. O que será uma derrota e perda de espaço político acachapante pra maior sigla dengo-dengo.
Sem lenço e...
...sem documento... O grande dilema é que o alcaide Bob Carlos tá muito forte (pesquisa IPS Univali publicada ontem no DIARINHO mostra esse panorama) e as siglas de oposição não se entendem. Caso, por exemplo, dos vermelhinhos que andam indo pra rádio pra debulhar o sarrafo nos peemedebistas e em outros partidos nanicos que vivem esse perrengue de indefinição. Com tudo isso, Bob sorri das janelas do paço.
Na calada
As nossas amadas excelências excelentíssimas do outro lado da vala se reuniram na manhã de ontem, em sessão secreta, ops!, extraordinária, pra aumentar os ganhos dos eleitos no ano que vem. O salário foi guindado pra quase sete paus. Os três vereadores que foram contra são: o Lino, o Marquinhos (PT) e o João do Posto (PSD). Merecem o voto!
Costurando
A dama de ferro do PMDB peixeiro, Eliane Rebello, sonha em ser candidata à leleia em 2014 e está tentando pavimentar o caminho pra 2014 por meio da eleição dos seus vereadores neste sagrado ano eleitoral. O problema é que tem candidatos da nominata do manda brasa que não serão candidatos. E a coisa não anda nada fácil.
Tá eleito!
O seguidor dos preceitos brizolistas, Osvaldo Mafra, garante onde quer que passe que vai se eleger vereador em Itajaí, e será, com esse aval, candidato a deputado estadual. O problema é que Mafra está se esquecendo de combinar com seus pares de partido. Aliás, se não se eleger dessa vez...
