JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tem dono
Spernau X Periquito. Tem tudo pra que o PSDB da Maravilha do Atlântico divulgue nas próximas horas que terá candidatura em chapa pura, com o galego Rubens Spernau na cabeça e de vice, o Fabrício de Oliveira. Já o PMDB ainda não definiu o vice. O engraçado é que os tucanos saem em chapa pura e as outras siglas (PR, PP, DEM) brigam pra ser vice do homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB). Phode?
Com essa romaria de centenas de candidatos tá difícil para os postulantes frequentarem determinados ambientes. Principalmente se o cara não costumava dar as caras por aquelas bandas. Tem ex-candidato a vereador que conta com largo sorriso, que um dia foi num enterro e quase que acaba fazendo companhia ao falecido, tudo porque o defunto já tinha dono...
Estrebuchou-se
O ex-secretário de (In) Segurança, Carlos Ely, um dos defensores da guarda armada em Itajaí, afirma que há uns dois anos o vereador Renato Ribas (PSD), encaminhou uma indicação ao executivo propondo a criação da guarda armada na city peixeira. Em tom de desabafo, Ely conta que tudo que fez nesse sentido encaminhou à casa do povo.
Putos dos cornos
Tem povo do PPS que tá puto dos cornos com o vereador Lamim (PMDB), que virou defensor da causa. Acusam o vereador bigodudo lá do Brejo de nunca ter dado bola porque não queria dividir espaço com a sua Polícia Militar. E, agora, na ponta da eleição, resolveu aparecer com anteprojeto na manga.
Bandeira
Ely acredita que existe um ponto positivo, pois partidos como o seu, o PPS, vão trazer esta discussão à campanha eleitoral como um programa de partido e os candidatos ao paço, como um programa de governo. Sem querer entrar na polêmica de que muitos eram contra e agora aparecem com projeto debaixo do braço, Ely se diz feliz em saber que o prefeito Jandir Bellini estaria convicto dessa necessidade.
Univali na parada
E Ely conta mais: que a Univali vai promover, por meio de curso, a formação de guardas municipais. Uma boa! Fizemos uma das maiores audiências públicas que a cidade já teve, mas acho que não fui perdoado, já que por um erro tático, fiz num dia de sessão e teve vereador que não foi com essa alegação, lembra, Ely, ainda na busca de explicações que a guarda armada não se concretizasse.
Inchou e murchou...
Ficou evidente que os candidatos baiacus não iriam vingar. Até porque o próprio nome já diz, o baiacu incha, incha e depois murcha... Os dois pré-candidatos nanicos Dolor da Silva (PRP) e o Antonio Moon (PRB) sumiram como apareceram. Igual balão de ensaio ou, pra abarcar a data, de São João. Muito bonito de se ver, até sobe um pouquinho e vai longe, mas acaba sumindo por cair pelai...
Uma coisa...
Tem quem estranhou o fato de Antonio Moon deixar sua candidatura e embarcar rumo à Brasólia, onde deve ocupar um cargo na hierarquia do Ministério da Pesca, ao mesmo tempo em que a sigla promove acasalamento com o PSDB de Deodato Casas, que lá em cima se engalfinha com o PT de Dilma e Lula, e cujo PRB é aliado, justamente na pasta da Pesca. Ou seja, uma coisa é uma coisa, e outra é outra.
Manequinha num vem
O Manequinha da Pesca também não será candidato ao ex-aquário peixeiro pelo PRB. Manequinha teria sido escolhido pra sentar os glúteos branquelos numa cadeira da poderosa Confederação Nacional dos Pescadores. E entre uma luta fratricida por uma das 21 cadeiras e, muitas já com dono, preferiu dar uma de peixe voador e sartar longe.
PT e PCdoB
Com essa novela, o PSDB deve ter ao seu lado o PRB, PSL e o PTdoB, sendo que o menino de ouro do PT, Níkolas Reis, vai ter como companheiro de chapa o comunista da foice e do martelo, Marcelo Werner, que ainda não se tem certeza que concorda em ser vice do petista, ou tentar seu retorno no ano que vem para o legislativo. É um quente e dois fervendo, nos próximos dias...
