JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Unidos pelo Futuro de Itajaí
União
Em seu discurso na convenção do PP, no último sábado, na sociedade da Vila, a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) conclamou os presentes à união. Já o prefeito Jandir Bellini (PP) acrescentou que deve haver respeito aos oponentes e que ninguém ganha uma eleição sem a participação efetiva de cada um dos partidários da coligação, dentro dos limites da legalidade
Guarda armada
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) encaminhou ao executivo um anteprojeto de lei pra criação da guarda armada em Itajaí. Lamim esteve em Curitiba, São José, Floripa e Balneário Camboriú e fez um baita projeto, que merece ser analisado com mais atenção pelos sacrossantos do paço. Lamim deu um rasante pela choupana do JC e deixou uma cópia pra este dar uma bispada
Os pré-candidatos ao paço de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB) e seu vice Giliard Reis (PMDB), também prestigiaram a Feijoada do 45, lá na Terra da Pedrada e do Tiro ao Vereador, Camboriú, no último sábado
A convenção do PP de Itajaí reuniu presidentes dos 15 partidos e candidatos ao ex-aquário peixeiro que estarão abraçados na reeleição do agora candidato Jandir Bellini (PP) e sua vice Dalva Rhenius (PSD). Enalteceram a candidatura de JB, em seus blablablás, o secretário de Estado Paulo Bornhausen (PSD), o deputado federal e ex-governador Esperidião Amin (PP) e o presidente estadual do PDT, Manoel Dias.
Uma pá
Interessante que na convenção do PP na Vila Operária, aparentemente, tinha mais gente que esteve do outro lado em 2008, com o barbudinho Volnei Morastoni (PT), do que aqueles que sempre estiveram agarrados no saco do burgomestre JB. Qui coisa, meu povo!
Pi7 coordenador
Pela experiência e por estar junto com o Jândi desde o princípio, há quem defenda que o desassossegado presidente da câmara e do DEM, Luiz Carlos Pissetti, viesse a ser o coordenador da campanha de JB. Até pelos laços que os unem. Com uma penca de 15 partidos, se não tiver alguém com pulso firme, a coisa pode se transformar numa verdadeira torre de babel...
Puteados
O rastilho de pólvora de que a bela galega Anna Carolina, do PRB, pudesse vir a ser vice numa chapa encabeçada pelo PT de Itajaí deixou a própria Anna, o presidente da sigla, Beto Pacheco, e o pré-candidato ao paço Antônio Momm puteados. Beto Pacheco, inclusive, caceteia que foi deselegante o que foi espalhado pelaí. E que a candidatura ao ex-aquário peixeiro da muié é inegociável.
Acabou de acabar
O PRB peixeiro iria se reunir na noite de ontem, já que, segundo Pacheco, passou da hora de decidir. Mas ele confessa que a probabilidade de fechar com o PT é desse tamanhinho Aliarmo-nos com o PT soma muito menos do que se sairmos em chapa pura, assegura Beto, afirmando ainda que, se esse for o caso, de sairem purinhos, a vice será uma mulher. Não é a Anna Carolina.
Rolar de tudo
Até a próxima sexta-feira pode acontecer de tudo. Candidato a vereador pode desistir e quem tá perfilado pode mudar de lado. Tudo depende de acordos durante a semana. Ou seja, tem candidato que tá só tentando barganhar acertos e cargos. Nada mais, nada menos...
Sisqueceram de acertar...
Nessa história toda da coligação na proporcional do PPS com o PR, com o compromisso que o engomadinho Clayton Batschauer, depois de eleito, desocupe a moita legislativa e vá para o executivo, os articuladores sisqueceram de combinar com o maior interessado, o noivo JB.
Berreiro danado
E tem mais. A revolta é desgastante no PPS, com postulantes que mastigam pimenta pura e cospem fogo com esse acordão. Afinal, agora terão que carregar a areia, cimento, água, tijolo pra construir a casa e deixar arrumada a cadeira pra que o Clayton a ocupe. O que pode fazer com que muitos candidatos façam de conta que trabalham juntos...
General de 64?
O vereador bigodudo Laudelino Lamim não senta na mesa do vice-governador Pinho Moreira. Laudelino (não confunda com Laudelindo) lasca que Pinho não cumpre acordo e que Lamim nem pode escutar o nome do Moreira perto que já fica de bigode ouriçado. E nem tem medo de pegar pesado ao dizer que Pinho Moreira mais parece um general de 64, ao imaginar que o PMDB velho de luta é só ele! debulha, sem dó.
Tempo senhor da razão?
Há algum tempo, quando este temente ao Altíssimo pontuou determinadas situações quanto à secretaria de Turismo da Capital do Marisco e a festa, a mandachuva do Turismo da época, Larissa de Andrade, recheou meia página no DIARINHO desancando o articulista. E, agora, o que tem a dizer?
Galego pode vir
O galego Rubens Spernau, do PSDB, ainda pode vir a ser candidato ao paço dos altos da Dinamarca. É o nome mais forte da sigla pra este embate. E essa possibilidade aparentemente tem algo a ver, pois foi transferida a convenção do dia 23 para o dia 30. Quem sabe, pra Spernau pense melhor...
Num foi
Os vereadores Claudir Maciel (PSD), Zé Hannibal (PP), Moacir Schmitt (PSDB), Fabrício de Oliveira (PSDB) e até o presidente do legislativo da praia mais desejada do sul do mundo, Orlando Anjoletti (DEM), deram as caras na tarde de sábado pra colher o depoimento do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), na CPI do Ruth Cardoso. Só que o triste do Pirica num deu as caras...
Chapa quente
O clima político em Bombinhas está quente. A Paulinha (PDT) vem como vice do vereador Perrone (PR); o Kanô (PMDB) está fechando com Ivan Bertemes (PPS), o Iura Schmitt (PT) não tem vice por enquanto, e o Vanderlei Paixão (PSC) está namorando os verdolengos da Capital do Mergulho.
Procurando tu, tu ,tu...
O vereador Edson Tridapalli (PDS), que tem o atual prefeito Maneca do Quiosque (PP) como garoto propaganda, também está à procura do vice. Na semana que passou, Kanô teria ganhado uma liminar para concorrer, mas depois ninguém sabe se o segundo colocado vai assumir. Os grandes nós são os índices absurdos de rejeição, que variam de 12% a 23%.
Na cópula?
Aliás, Kanô concedeu entrevista pra Transamérica Porto Belo, na noite de sexta-feira. Entre uma montanha de perolas, respondeu a um ouvinte que era pré-candidato, mas que se fosse eleito iria atender aos cidadãos na cópula. Eu é que num vou lá falar com o Kanô!
Vem com tudo
O topetudo Osvaldo Gern (PP) já avisou pra quem quiser escutar que vem com tudo pra se reeleger. Lá atrás Gern ficou engasgado com a candidatura da loiruda Susi Bellini, e agora, com a vinda do Zé Alvercino, acabou de pirar na batatinha. E Gern não tá vindo pra ficar na câmara, já que lá ele não desencantou, e sim pra voltar ao executivo, com o poder de ter uma cadeira na câmara. É apenas um trampolim.
Agulhada em poucos
Enquanto a Afuvi, Apesi e APC, que são as associações de professores e funcionários da Univali, conseguiram para todos os professores e seus familiares a aplicação da vacina contra a gripe porca pela bagatela de 15 pilas, acadêmicos terão que pagar vintão, e ainda só tem a merreca de 1650 doses, que serão disponibilizadas a partir desta segunda-feira.
Desculpa pública
Iniciativa boa, já que pra ganhar uma agulhada e ficar imune dessa peste que é a gripe H1N1, pagando esse valor, tem que se louvar. O que não dá pra guentar é a desculpa esfarrapa do presidente do DCE nas redes sociais, de que esse valor é porque vai demandar mais pontos de vacinação e mais profissionais de saúde. E a baita estrutura da universidade? Palhaçada!
Ah, pará né!
E a sacanagem com o povão que depende do serviço público do SUS e do pronto-socorro do Marieta? Os iluminados vão edificar mais um baita prédio. Com isso, o pronto-socorro, que já é uma bosta, vai ficar num canto qualquer. E ninguém acorda! Ninguém faz nada! É tudo uma cambada de lerdo, de incapazes e lenientes.
Não somos tolos!
Acham que o povo é atolesmado. Só phode! O problema da saúde não é e nunca será de prédio, espaço físico e cosa & losa. E sim da falta de médicos, enfermeiros, profissionais da saúde. O que falta é gente pra atender, especialistas pra cuidar dos males e desgraças que nos acometem. Pode até ser louvável mais um prédio. Mas nunca jogando o povo, que paga toda essa sacanagem, de escanteio, mofando sem atendimento digno.
Juntinhos
Tem pré-candidato do mandabrasa peixeiro que tá tão ligado ao partido Progressista, que terá o 15 e o 11 no seu número como candidato. E teve quem pensasse que o PMDB iria sair junto ao partido dos Trabalhadores de Itajaí. Num tem como. O PMDB tá sempre junto a quem tem mais propensão de ganhar. Foi assim e aparentemente sempre será...
