JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sonho de Ícaro...
O clima tenso e as artimanhas são as mais diversas possíveis. As más línguas chegam a insinuar, inclusive, que o pedido para que o vice-prefeito Cláudio Dalvesco (PSD) fosse ouvido na CPI do Ruth partiu da própria base de apoio, mais precisamente de Orlando Lero, ops!, Anjoletti (DEM), que num dorme mais de tanto sonhar em ser vice. E Dalvesco num deu as caras na CPI ontem, o triste. Tem algo a esconder?
Pedrada na crista
O novo convocado por unanimidade chama-se Edson Renato Dias, o Periquito (PMDB). Será que trocaram o vice pelo titular? A pedrada da CPI foi muito mais violenta ao convocar o mandatário-mor dos altos da Dinamarca. E agora o prefeito Pirica estará ou não presente na sexta-feira às 14h, na CPI? Vem mais capítulo por aí...
Galego 1
Olha, tem gente que está muito quieta, calada e que até deixou puteados alguns antigos companheiros emplumados por abandonar as atividades partidárias. No entanto, é um nome que não sai da boca do povão. Pois o socadinho escriba andou recebendo telefonemas de gente que adora o galego Spernau e que daria tudo para vê-lo novamente - nos altos da Dinamarca.
Galego 2
Choveu leitor conversando com este enxerido, informando que o galego esteve no posto de saúde central, na rua 1500, na segunda-feira, e que foi muito bem recepcionado - muita gente querendo um aperto de mão e pedindo para que Spernau retornasse ao comando do município. Daí que está em tempo...
Sobrou
O DEM peixeiro, reunido na noite de terça-feira, aprovou o acasalamento na proporcional com o PR do engomadinho Clayton Batschauer. Corre-se o risco da coligação entre as duas siglas eleger apenas dois vereadores e, com isso, uma vaga já seria do engomadinho Batschauer. Oh, dor! Oh, vida!
Pau pegou
O caldeirão ferveu na reunião do PP, também na noite de terça. O ex-vereador Tonho da Grade chegou a dizer que não seria candidato se fosse aprovado o entrelaçamento com o PR. Já os linguarudos espalham que Clayton estaria puteado e ameaçando zarpar do governo se não atenderem seu desejo. Foi reiterado que a maioria, democraticamente, rejeitou a coligação na proporcional. Mas a porta não travou ainda...
Canoa aberta
Na verdade, o desejo de Clayton é ir para o PPS, pois poderia ser eleito e ter uma pá de carregadores de piano. E Clayton não ficaria se reeleito na casa do povo, mas embarcaria rumo ao governo, como aconteceu durante quase todo o mandato do burgomestre Jandir Bellini (PP). Esse papo rola dentro do PPS, de que com a saída de Clayton abriria uma cadeira para alguém do partido.
Combinar antes
O grande dilema é que isso tem que ser combinado antes com o governo que se reeleito terá que dar uma secretaria para o republicano. E se não combinarem antes, tipo: olha o que temos é essa e mais aquela, Clayton pode desdenhar que num quer essa e exigir outro posto, azedando o caldo previamente preparado.
Ai, meu Jisus Cristinho!
O presidente do PSDB de Itajaí, Cícero Leon Zucco, foi visto dias destes lá na secretaria de Obras, depois das 17h30 pra papear com o secretário da pasta e presidente do PP de Itajaí, Tarcisio Zanelato. O que será que o bicudo que comanda os tucanos queria ou conversou com o chefão dos progressistas? Depois da história de que os tucanos pedincharam uns mangos pra ajudar na campanha pra dividir a oposição, tudo pode acontecer.
Vermelhinhos
O PT de Itajaí praticamente descartou a coligação na majoritária com o PSDB. Com isso, os vermelhinhos já ensaiam uma candidatura em chapa pura, tendo alguns nomes como João Vequi, Manoel Jesus da Conceição, Beth Furtado. O nome da professora Cleonice Comunello nem foi lembrado. Teve petista lá atrás que acreditou que a muié poderia ser candidata à prefeita. Só a vereadora e ponto final. Qui coisa!
Níkolas e Anna
Já nos bastidores, os linguarudos de plantão (ô raça!), alardeiam que Níkolas Reis tem dito que o seu nome preferido pra compor seria o da galega Anna Carolina do PRB. Ou, em última hipótese, o de Antonio Monn, também do PRB. Até porque, chapa pura é complicado. Quem também pode ser vice do vermelhinho é o comunista Marcelo Werner, cuja sigla já está atrelada na proporcional com o PT.
Não empolgou
Gosto do Níkolas, acompanho sua trajetória política deste quando assumiu o seu primeiro mandato no ex-aquário, mas lamento que sua candidatura não tenha empolgado. Aliás, a oposição ficou quatro anos ensaiando uma candidatura de oposição e no final deu o que deu: nadica de nada. Tanto que, apesar do burburinho, fala-se também nas hostes petistas no nome de João Vequi pra enfrentar Jandir Bellini.
Preocupado
Um fato bastante notado pelo plenário e no próprio dia a dia é o nervosismo e preocupação do presidente Anjoletti. As movimentações em torno da disputa, nos bastidores, para o companheiro de chapa de Edson Periquito (PMDB) tem esquentado em muito neste início do inverno.
