JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não tá morto quem peleja!
Quem acha que o gringo atucanado Leonel Pavan tá morto e viu essa foto do tucano com os zoios fechados, se engana. Pavan sentou ao lado do presidente do PDT de BC, Roberto DÁvila, o Piu-Piu, seu ex-coordenador de campanhas vitoriosas, e teve até gaiato que comentou: o amor é lindo.
Sete chaves
Possivelmente no dia de hoje, devem ser divulgados os nomes daqueles que vão substituir os abobrões estrelados que deixam os cargos na prefa peixeira pra serem candidatos. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), volta de viagem e hoje bate o martelo. Aparentemente tá tudo calmo, com algumas rusgas, desejos de alguns em emplacar seus substitutos e frustração de outros que almejavam os cargos & salário$.
Tudo ok
Nas subprefeituras de Itajaí, por exemplo, devem ser emplacados os sub dos subprefeitos. Já em outras paragens, como a Feapi, tem uma fofocalhada comendo solta e o leitor pode ler, no decorrer desta coluna, que teve agoniado que ligou para o prefeito. No Desenvolvimento Social, ainda não se sabe se a galega Juçara Pamplona (PDT) sai, até porque na reunião do colegiado ela não levantou, quando o alcaide pediu praqueles que seriam candidatos levantarem. Vai apoiar Paulinho Amândio?
Sei, num sei
Sobre Neusa Giraldi, da secretaria de Habitação, ainda não se tem certeza absoluta do seu desembarque. Consta que a muié não estaria muito propensa a ser novamente candidata, mas o PMDB teria colocado o pé no seu pescoço. Na secretaria de (In) Segurança, Carlos Eli deve deixar a cadeira estofadinha para o delegado Dirceu (o bom), aposentado da polícia Federal.
Pode ser a patroa
O José Amâdio Russi, da Cultura, não estaria também com aquela vontade toda de cair na disputa eleitoral. Mas, se a sigla entender que ele necessita ser um soldado do partido, vai pra luta. Com isso, fala-se que a sua patroa pode substituí-lo na pasta. No Desenvolvimento Econômico, com a saída do engomadinho Clayton Batschauer (PR), quem deve ocupar o espaço é o Onézio Gonçalves. O Carlos Priess queria, mas num levou...
Soluções caseiras
No Turismo, Rogéria Gregório (PSD) sarta fora. E a Valdete Campos não deve pegar a cadeira, como interina, como acontece há 500 anos. Pode ser que o tucano João Carlos Rebello, veterano no Turismo da região, com passagens por Balneário Camboriú e Navegantes, e hoje diretor na secretaria, assuma o posto. Voltarei ao tema.
Será que será?
Não vai ser surpresa se Pavan for candidato. Com currículo de fazer inveja pra muito político, o atucanado da bengala tá voando atrás do tempo perdido. Pode até voltar consagrado pelo fato de ter sido governador e hoje, com humildade, tentar uma candidatura local.
Contudo...
O atucanado Pavan fez um chamamento durante o final de semana, para que o diretório do PSDB participe da reunião da sigla, nesta segunda-feira. Também deixa muita gente curiosa, ainda mais pela postagem no Face alegando que não tem conseguido ser candidato, diante das pressões. Hummmm...
Deu de cara no chón...
Enquanto o dublê de novela mexicana, vereador Claudir Maciel, mexeu seus pauzinhos e até espalhou fotos na imprensa na semana que passou sobre um encontro que teve na praia do Estaleiro, com o secretário regional Fabrício Oliveira (PSDB) e o deputado federal e secretário estadual da Agricultura, João Rodrigues (PSD). O Fabrício, talvez por inexperiência, se deixou levar pra uma conversa que não chegou a lugar algum.
Bago em cima
Dão não ficou pra trás e trouxe para somar na convenção do PSD da Maravilha, no sábado, o presidente de honra do PSDB de Santa Catarina, Leonel Pavan, e o presidente local, Demétrius Hinz. Talvez, por pressentir o clima do já perdeu, Claudir nem deu as caras, preferindo empirulitar.
Metendo a colher onde não foi chamado
O ex-prefeito de Chapecó, eleito deputado federal pelo oeste, João Rodrigues, está agindo fora de seu território e deixando o partido ainda mais partido, ao tentar elevar seu pupilo Claudir Maciel à pré-candidatura. Enquanto o baixinho Dão - de pequeno só o tamanho mesmo - foi referendado, via fone, pelo também federal Paulinho Bornhausen, esse sim eleito no reduto eleitoral do litoral centro-norte. Mais coerente o apoio!
Também tavam lá
Os presidentes de uma porrada de partido deram as caras pra bispar a coisa. O do PDT, Roberto DÁvila, mais conhecido por Piu-Piu; o presidente do PR, Luiz Maraschin, e até algumas excelências excelentíssimas, como o Moacir Schmidt (PSDB), Orlando Lero Anjoletti (DEM) e o colega de situação, Marcos Kurtz (PMDB), deram um rolé pela convenção do PSD.
Tem que ser assim mesmo!
Tem um ditado que diz que na política o que menos corre, voa. Foi isso mesmo que rolou. O vereador BicuDão Koeddermann saiu aclamado pra ser candidato na Maravilha do Atlântico e teve até bênção do Paivan.
Curru
O alcaide de Porto Belo, Albert Stadler, o Curru (PTB), também se prepara para tomar uma delicada decisão, ou seja, abandonar a prefa em nome do projeto de se tornar o sucessor de Fabrício na SDR. De acordo com as saudadas fontes do escriba, a renúncia ao cargo de prefeito acontecerá durante a semana e a nomeação já teria a confirmação do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo.
Cagada mal cheirosa...
O vereador Bolinha (PSDB), de Itapema, revelou na tribuna da casa do povo, que o contrato entre a prefa e a empresa Multiban, que loca banheiros químicos, está na mira do Ministério Público, depois que ele (Bolinha) abriu o bocão. Em outros municípios da região a Multiban também está sendo investigada, por suspeita de irregularidades e formação de cartel. Só em Itapema, a locação dos cagadores custou 700 mil em seis meses. Orra!!!
Jesus chorou!
Na reunião do colegiado estrelado do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, na semana que passou, o subprefeito da Itaipava, Artur de Jesus (PMDB), que deixa o cargo no finde pra cair na luta de tentar uma cadeira no ex-aquário peixeiro, apresentou relatório de suas ações na pasta e chorou. Foi o único que chorou... de emoção...
Meninos de ouro...
O PT de Itajaí tem o seu menino de ouro, que é o vereador Níkolas Reis. O PP também: o Fernando Pegorini. Já o DEM tem o Jucemar Ferreira, o Juça, que é presidente da juventude da sigla. O que me faz coçar o cocuruto é que Juça já tem 40 anos. Enfim, até quando vai a juventude? Se o cara é jovem com 40, com 45 sou um quase ex- jovem. E num é?
Nazareno!
Os linguarudos de plantão contam que um sujeito teria ligado para o prefeito JB, querendo saber quem iria substituir o Júlio da Silva, da Feapi. Consta que o burgomestre não teria gostado e dito que quem iria assumir o cargo é o folclórico Nazareno, lá da secretaria de Obras, que liga a cobrar pra meio-mundo da política peixeira. E o cara que queria saber o nome parece que tava pra lá de interessado no cargo. Phode?
Correndo atrás
O prefeito de Piçarras, Humberto Teixeira, o Pinguim (PP), é um cara difícil de lidar, mas tem que se reconhecer que na capital federal ele tá com conceito. E foi reconhecido até pela presidenta Dilma Rousseff (PT), quando da agilidade em obras do PAC. Além disso, Pinguim tem corrido atrás de recursos e já arrancou muita grana de Brasília.
Na hora
Piçarras tem pra receber quase 10 milhões de reais pra obra de recuperação da praia, que já tem como parceiro o governo do estado. A verba será espirrada em três parcelas. Nesta semana, na audiência com chefão da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB), e o deputado federal João Pizzolatti (PP), o ministro ligou na tampa, pra agilizar a primeira parcela de mais de 4 milhões de realzitos.
Nada contra, muito pelo contrário...
O alcaide já virou fera por ter problemas em digerir críticas. Contudo, este não pessoaliza nada. E é dentro deste espírito de democracia e de liberdade que escrevinho estas linhas. Como não sou oposição, muito menos situação, nem filiado a sigla política, vou continuar a criticar quando acreditar ser pertinente sem ser o dono da verdade. E elogiar quando crer merecido.
Acordar
A pesquisa do IPS, publicada no DIARINHO na semana que passou, para cabeças coroadas do PSDB de Itajaí, serviu para que o sem fraturas Deodato Casas acordasse. Tanto que depois da divulgação dos números, já marcaram 200 reuniões e o povo emplumado promete se mexer.
Qual o tema
Arno Lapa, o Lapinha (PMN), continua como gerente administrativo e de recursos humanos da Famai e presidente do conselho de Meio Ambiente de Itajaí (Comdema). Colocaram o cara pra trampar lá na secretaria do Márcio Silveira (PMDB), de Relações Institucionais e Temáticas. Só que Lapinha tá proibido de entrar na fundação de Meio Ambiente.
Incongruência
Tô quase com o cocuruto careca de tanto coçar. Afinal, o Comdema é o órgão deliberativo e o sujeito tem cargo no órgão de Meio Ambiente. É um baita de um disparate. Tem quem diga que o mundo acaba no dia 21 de dezembro e a situação continua a mesma na Famai. Tudo sendo empurrado pra ver se acomoda por si só. Qui coceira danada!
