JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ruth Cardoso
O Instituto Teotônio Villela realizou um evento de gestão para os bicudos de plantão e pretensos candidatos, na capital manezinha - com a presença de tucanos de alta estirpe como o governador do Paraná, Beto Richa, e o senador catarina Paulo Bauer, que aparecem ao lado do pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira
No comecinho desta semana, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), passou pelo Ruth Cardoso com toda sua equipe de gabinete para fazer uma verdadeira limpa no hospital administrado pela Cruz Vermelha. Pirica tá cansado das reclamações de mau atendimento, algumas coisas simples que a entidade não resolve. Precisou o alcaide para botar ordem na casa. A prioridade vai ser o atendimento às crianças.
Gurizada é prioridade
Pirica tá puto em ver os anjinhos ficarem na fila de espera. Entre vários assuntos tratados, haverá uma limpa no hospital. Quem não ajuda vai ser mandado pra fora para não atrapalhar. Na terça, com o dotô Spósito, o alcaide também determinou que a secretaria de Saúde fique com os zoios grudados nas mudanças solicitadas.
Estado mentiu
Em dezembro, quando findava a intervenção do município no hospital, e houve uma berraceira pela ameaça de fechar, o governo do estado sinalizou por meio do secretário Dalmo de Oliveira R$ 1 milhão para custear o hospital até março. Ficou definido que o Pronto Socorro estaria aberto e que o Santa Inês atenderia apenas trauma e ortopedia. Março está chegando e até agora necadepitibiriba da grana estadual.
Colombo, acorda!
Em janeiro, para aliviar as contas do Santa Inês, a saúde da Maravilha depositou dindim nas contas do hospital, para depois, quando chegasse a grana do estado, os cofres municipais fossem repostos. Pois bem, a grana não veio e o prefeito sinalizou que vai garantir os recursos para o pagório dos salários dos barnabés, mas determinou que Spósito ficasse no pé do governo estadual para garantir o recurso tão prometido por Colombo.
Custeio
Do mesmo modo, o secretário de Saúde da Maravilha e seu fiel escudeiro, o gestor do Fundo Municipal de Saúde, Rafael Schroeder, devem também solicitar a resposta do secretário de estado Dalmo de Oliveira, para que ele se defina se vai ou não vai ter ajuda do estado para custeio do hospital. Afinal, estão gozando, brincando com a saúde da população. Ou tem politicagem no meio?
Volnei na lida
Em 2011 o deputado estadual, o barbudinho Volnei Morastoni (PT), levantou a bandeira que vários hospitais da Santa & Calorenta Catarina devem receber ajuda do governo para custear suas unidades. O Ruth Cardoso seria um candidato a receber a bufunfa. Mas até o momento em que dedilho estas linhas...
Chover no molhado...
União de forças, gente! As forças políticas que pertencem à região, principalmente de Balneário Camboriú, tem que deixar de lado rusgas políticas, interesses eleitorais e conflitos pessoais e arregaçar as mangas para que a saúde proporcionada à população, que já é precária, não vá de mal a pior. E depois, seja quem for o prefeito ano que vem, vai herdar todo esse imbróglio. Portanto, ação, bom senso e juízo. Acorda, Colombo!
Não perde nada
Auri Pavoni (DEM), o secretário estrelado do governo do prefeito Edson Periquito (PMDB), discorda das colocações do espaço e acentua que a proposta de mudar o plano diretor para que os proprietários possam edificar prédios maiores, mas sem um metro que seja a mais, foi da municipalidade. Sua. Ele assume o bônus e quem sabe no futuro o ônus. É isso?
Fins justificam os meios?
E que essa foi a única proposta viável até o momento, segundo Auri, para evitar que a guarnição se mude para Camboriú, e a resposta a um sinistro possa representar vida ou morte, ou sequelas. Lamenta-se que a prefeitura, que arrecada a média de R$ 1 milhão por dia, não tenha grana pra colaborar. Só pra grandes e milionárias festas. Ah, são investimentos no turismo...
Quem deve, faz cara de paisagem...
É de lamentar também a omissão do governo do estado, do atual e de ex-governadores que não deram bola pra que a corporação dos bombeiros pudesse ter um quartel definitivo em boas condições.
