JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Uma pá
Olha que penca! O prefeito de Porto Belo, Albert Stadler, o Curru (PTB); o da Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB); vice-prefeito de Balneário Camboriú, Cláudio Dalvesco (PR); Umberto Teixeira (PP) de Piçarras e o superintendente do Instituto de Previdência de Itajaí, Noemi Cruz, no teatro de Itajaí, na tarde de ontem
Uma montanha de políticos, secretários, deputados, senador, prefeitos e vices, além dos puxas de plantão (como tinha!) se acotovelaram pra modi de ver de pertinho a fala do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), na tarde de ontem, no teatro municipal de Itajaí. Ele veio divulgar as ações do plano com nome quilométrico pra amenizar os efeitos da enchente. Ah, o nome é: projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. Bonitinho, né não?
Não apareceu
Teve quem acreditou que o deputado estadual, barbudinho Volnei Morastoni (PT), ia aparecer na apresentação de ontem - até porque cheia, Itajaí, tudo a ver. Mas o homi não apareceu. As línguas afrouxadas alardeiam que VM não foi por conta de ser de oposição. Já outros garantem que ele não estava lá por conta dessa história da guria que anda pelai dizendo que ele não assume a paternidade de um suposto filho seu.
Quer falar de pertinho
Raimundão disse para o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e sua vice Dalva Rhenius (PSD), que quer vir a Itajaí pra bater um papo de pertinho com a dupla. Questionado pelo socadinho, Colombo lascou que ouviu falar que a Dalva cozinha bem e que quer vir comer um camarão e conversar sobre política... Hummmm...
14 medidas
Na apresentação dos planos de alerta e contenção das cheias, duas medidas, segundo Colombo, ficaram de fora por falta de consenso e estudos. A ideia de uma mureta nas lavouras de arroz e um canal estravasor. Aliás, essa história de canal estravasor já se escuta desde o tempo que o Konder Reis era guri. Outra coisa, nem um pio sobre dragagem nos rios. Mas, como é coisa da JICA, dos japoneses dos zoinhos puxados... O que dizer? Leia mais no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO. Bota o bago do zóio lá, pô!
Emocionada...
Cada vez mais os políticos estão aderindo às ferramentas sociais. Esta semana quem apareceu com tudo no Facebook foi a ex-vice-prefeita de Itajaí e atual secretária Adjunta da SDR peixeira, Eliane Rebello. Em uma postagem a muié se disse emocionada com a concretização do Plano Diretor com ações do governo do Estado para prevenção da desgraceira das cheias na bacia do rio Itajaí, apresentado na tarde de ontem pelo governador.
Pediu e ouviu
O futuro secretário regional de Itajaí, Albert Stadler (PTB), conversou no meio do povaréu com o prefeito de Itajaí, que lascou que não tem nada contra o Curru, mas explicou sua posição com relação a secretaria regional. Já Eliane Rebello se diz tranquila e afirma que o PMDB não vai se manifestar. Até porque tudo está amarrado. Na geografia política tocou uma SDR para o PMDB, outra vai pro PSDB.
Por outro lado...
...o deputado estadual emplumado Dado Cherem estava animado com a receptividade ao nome de Albert Stadler ao cargo de chefão da regional. Todos os alcaides que ele conversou no evento da apresentação do projeto de Mitigação de Desastres Naturais, ontem, fizeram sinal de positivo, aprovando o nome de Curru.
Vai ser candidata
A Eliane Oliveira, aquela que postou um vídeo no You Tube acusando o ex-prefeito VM de não reconhecer um suposto filho, deve ser candidata à vereadora em Itajaí. Pelos menos é o que afirmam fontes linguarudas do PDT peixeiro. Ela entrou na sigla com esse objetivo, garante um bocudo brizolista. Lógico que uma coisa não tem nada a ver com a outra. E num é?
Condenados e absolvidos
Decisão na dona justa, ainda fresquinha, condenou o ex-secretário de Obras de Itajaí, João Roberto Schmitt, e seu diretor Amarildo Madeira, a dois anos e oito meses de cadeia, por conta de medições erradas na confecção de calçadas na avenida Osvaldo Reis, ocorridas há exatos 16 anos. A mesma ação inocentou o ex-prefeito Arnaldo Schmitt e seu vice Erico Laurentino. Os condenados podem recorrer.
Cosa antiga
O perrengue vem se arrastando desde 1996. As penas aplicadas já prescreveram. Ninguém vai pra cadeia, já que a pretensão punitiva do estado expirou. Mas os réus deixam de ser primários. Assim como o município que teria sido, conforme a dona justa, lesado, pode entrar com uma ação pra receber de volta os valores supostamente pagos irregularmente. Como tudo na vida, alguns sorriem e outros sofrem...
