JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
De cabo a rabo
O presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), mandou contratar uma auditoria externa pra bizolhar com um microscópio as continhas da Associação dos Municípios da Foz do rio Itajaí-Açu (Amfri). Tudo por conta de que o próprio pessoal do Legislativo não consegue bispar (veja documento no Blog do JC). Pi7 quer tudo bem visto e analisado tim-tim por tim-tim.
Curiosidades
O curioso nessa história toda é que o contador da Amfri, Vilmar Fronza, foi contador da prefa de Porto Belo e o Tribunal de Contas do Estado julgou irregulares despesas de quase 150 mil, entre 2001 e 2004. O TCE responsabilizou solidariamente o ex-prefeito Sérgio Luiz Biehler e os ex-secretários de Administração, Carlos Roberto de Souza e Débora Regina Bertemes, e o ex-diretor de Finanças Edson Luiz Leal Júnior.
Uma coisa é uma coisa, e outra...
Outra curiosidade irrelevante, talvez, é que a Amfri não deu guarida ao Parlamfri (que é isso mesmo?), mas o Vilmar Fronza, que é o contador da Amfri, alugou sua casa para a entidade. Lógico que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Espia lá no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO, a história das despesas não aceitas pelo Tribunal de Contas da Santa & Suada Catarina.
Nas mãos do Hugo Chávez
Uma possível candidatura à principal cadeira do paço dengo-dengo, do outro lado da vala, em Navegantes, do ex-prefeito Debinha Malvadeza (PMDB), tá pra lá de comprometida, pois suas contas rejeitadas de 2004, pelo Tribunal de Contas se encontram na casa do povo, nas mãos do eterno presidente Alcides Hugo Chávez Pêra, o Cidinho (PSL).
Omissão total
E como a Lei Orgânica é omissa e o regimento interno do tempo da onça, escrito em 1991, não há prazos pra se colocar em votação a prestação de contas do Deba. Cidinho tanto pode fazer acontecer de hoje pra amanhã, quanto nunca acontecer... Ou seja, Malvadeza está nas mãos do Cidinho-Bob. Como pode ser candidato com uma guilhotina afiada no seu pescoço?
Quer junto?
E mais, Deba tem dito que quer o PT agarrado com o PMDB, só que o seu sobrinho, que há quem diga que vai ser candidato, anda pelai elogiando de montão o governo e descendo-lhe o sarrafo no lombo da oposição. O único que sobra é o vereador Lino Bento, que não tem maioria no Manda-Brasa, que não alinha com o Bob, mas carrega no lombo o peso do péssimo governo do seu mano, o ex-prefeito Ci.
Num querem
Tem vermelhinho dengo-dengo que almeja o PMDB junto, na lida das eleições deste ano, mas que acha que a coisa anda ficando a cada dia que passa mais complicada. Com isso, as correntes defendem com unhas e dentes que não se abra mão da cabeça de chapa, já que o PT, dentre os grandes partidos, é o único que ainda não governou Navega city, e que, portanto, teria novidades pra mostrar.
Em pé de guerra
Quem bizolhava a sessão da casa do povo da Maravilha do Atlântico pela TV, pôde notar a situação de pé de guerra em que se encontra o presidente Anjoletti (DEM) e o suplente, Robertinho de Souza Junior (PMDB). Tudo por conta de um projeto pra contratar médicos temporários de saúde da família, que não continham os anexos que falavam justamente sobre o número de dotôres que seriam admitidos pela viúva municipal.
Raios, trovões & tempestades...
Irado pelo fato, Anjoletti disparou pesado: vereador Roberto já que o senhor é o líder do governo, não permita mais que esse projeto volte à pauta, ou pelo menos traga as informações necessárias. Este projeto não tem condições técnicas para votação!
Não sentam na mesma mesa...
A situação entre os dois parlamentares se deu por conta de que Robertinho teima que o presidente Anjo nomeie um assessor no seu gabinete. Robertinho já estaria de malas prontas, porque o Nilson Probst (PMDB) tem que se descompatibilizar da secretaria de Segurança pra concorrer à eleição. Aí, o Anjoletti teria que exonerar o novo assessor em 30 dias...
Já vi essa novela
Aliás, os linguarudos de plantão alardeiam que o gabinete do Robertinho seria uma espécie de herança maldita deixada por Probst, que também deixou lotado lá todo o seu staff... Dizem ainda (ô, raça danada de bocudos!) que tem assessor fantasma que não aparece pra assombrar, digo, trabalhar faz um fardo de meses. Meu Pai eterno!
Dublê na leleia
O vereador e dublê de novela mexicana nas horas vagas, Claudir Maciel (PPS), deu uns bordejos pela leleia ontem. Esteve, por exemplo, no gabinete do Dado Cherem (PSDB), pra afinar uma conversa. Existe a possibilidade de que ele venha a assumir a cadeira do Altar Guidi (PPS). E, a base governista na ALESC, tem o entendimento de que é mais do que justo.
Em terras peixeiras
Outra resolução das lideranças tucanas reunidas com o tucano-mor Leonel Pavan, em BC, no início da semana - independente do apoio ao governo estadual, terá liberdade de negociar e coligar com quem quiser nestas eleições municipais, dependendo da realidade local. Exemplo disso é o caso de Itajaí, onde foi citado que o Deodato Casas (vice?) poderá estar junto com o PT do vereador e pré-candidato a prefeito Nikolas Reis.
