JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sentaram em cima?
O agente de trânsito da Codetran Peterdione Manerich foi condenado por estelionato contra o município de Itajaí. Recorreu da sentença e a condenação foi mantida: seis meses e um ano de cadeia, pena revertida em prestação de serviços à comunidade. O que não se entende é a sindicância aberta pela Procuradoria, que deve estar embaixo da bunda de um procurador, ou na gaveta, pegando pó. Ou sei lá, entende?
Fato
O Manerich alegou em sua defesa que foi vítima de perseguição política, já que apoiou o atual prefeito Jandir Bellini (PP) e não o anterior Volnei Morastoni (PT). Só que ele fraudou documentos públicos, lesou o erário quando do pagamento pelo município da mensalidade na Univali. A condenação em si não o afasta da função pública. A sindicância frente à condenação, sim.
Tem mais...
A defesa do agente, hoje psicólogo, alegou que seria perseguição porque tem mais uma raça que fez a mesma marmotagem e passou batido. O que não o exime por ter feito a sacanagem e surrupiado a grana pública por seis oportunidades consecutivas. Tá provado e comprovado pela ação transitada em julgado. Há quem diga que estão segurando porque, a partir de abril, pela legislação eleitoral não se pode mais exonerar. Será?
Muralha da China
As línguas afrouxadas espalham que se for finalizar a sindicância, tem mais uns 14 na fila, que fizeram o mesmo rolo, alojados em outros cargos na atual administração, além de fazerem parte de partidos aliados. É impressionante que a investigação, que pediu pela saída do Márcio Sagaz, andou rápido. Já outras, andam a passos de tartaruga anêmica...
Calaram-se todos
Antigamente, a outrora oposição no legislativo, como o Paulinho Amândio (PDT e Laudelino Lamim (PMDB), debulhavam nessa questão de sindicância. Da lerdeza do governo pra explicar os erros e punir supostos culpados. Agora que os tristes viraram Jandir desde criancinha, não se escuta nem mais um pio.
Itajaí nota 10!
O pré-candidato ao paço peixeiro, Deodato Casas (PSDB), em entrevista ao Café Debate, na Univali FM, explanou o seu plano: Itajaí nota 10, onde pontua 10 grandes projetos como carro-chefe pra revolucionar a cidade. O emplumado defende a implantação da Guarda Armada, com 100 novos agentes nomeados a cada ano. Eles ficariam em postos policiais próximos a praças de lazer.
Pouco espaço
Além dos projetos, que englobam ainda um hospital municipal, sem esquecer-se de apoiar a edificação da segunda torre do Marieta, tem ainda a questão da mobilidade urbana, com um anel viário, por exemplo, ligando a Contorno Sul e a Reinaldo Schmithausen. Uma política de incentivo ao uso de zicas, com a implementação de ciclovias. A grana pra tudo isso foi defendida através de um pacto de gestão, com redução drástica dos cargos comissionados e secretarias.
Mais ameno
A entrevista no Café Debate do Deodato Casas (que reúne uma pá de amigos, puxas e políticos, no dia de hoje, em torno da comemoração dos seus 40 anos em Bombinhas), mostrou um pré-candidato mais propositivo, e menos radical com o atual governo JB.
No muro
O vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT peixeiro, Níkolas Reis, se absteve de aprovar as contas de 2009 do atual mandato do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini. Além de ficar em cima do muro, acreditando que se votasse contra o pessoal ia cair de pau, acusando que o fez por conta da questão eleitoral, o vermelhinho se explicou. Espia no Blog do JC.
Cosa formal
O pior é que não encontram-se erros medonhos na prestação de contas do ano 2009 do governo JB. Vira mote eleitoral, de certa forma, rejeitar as contas em um ano de eleição. Mesmo que se diga algo do tipo, eu não posso aprovar por conta dos perrengues, mas não vou votar contra pra não dar conotação de que é uma questão político-eleitoral. Não há nada grave, são erros formais, cosapoca.
Ano fatídico
Níkolas caceteou que poderia ter votado favoravelmente, isso se não fosse o ano fatídico de 2009. Repleto de rolos com empreiteiras e o diabo a quatro. O mais triste é que no ex-aquário, a base aliada não defendeu e não defende o governo JB. E olha que o alcaide foi à câmara com o seu cabelo pintado de loiro alemão prestigiar a abertura dos trabalhos. Níkolas se absteve de votar as contas, e todos se calaram. O JB tá bem arranjado...
Luizinho lá
Os vermelhinhos do outro lado da vala, em Navegantes, lançam no próximo dia 9 do sagrado mês de março, a candidatura do ex-vereador Luiz Duarte, o Luizinho. Ele é pré-candidato da sigla ao paço da beiradinha do poluído Itajaí. O lançamento se dará em uma festa pra filiados.
