JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra baixo
Há quem esteja no governo do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), puteado com o vereador e presidente do PSD, Dão Koeddermann, e defendendo que ele seja mandado divolta pra Kombi da madruga. Credo!
O presidente sem fraturas do PSDB peixeiro, quarentão Deodato Casas, não se cansa de alardear por onde passa dizendo que será candidato a prefeito e que seu vice será o menino de ouro do PT, Níkolas Reis. Aparentemente, o partido do Eu Deodato já decidiu que os vermelhinhos virão à reboque. O que para muitos petistas não dá pra engolir... Será que ele já combinou com o Níkolas?
Só ele
Engraçado que o Deodato, quando tava acasalado com o Bellini, possuía junto de si apenas aquela velha guarda que quando deu a brigaçada se desgarrou dele e ficou agarrada no saco do prefeito pra garantir as suas boquinhas. Não apresentou nenhum nome novo, a não ser de sua patroa, a Rosane dos Queijinhos. Ele já disse que era tática. Deve ser a velha máxima de que se a farinha é pouca, meu pirão primeiro...
Eu, eu, eu!!!
E depois tem quem fique alvoroçado quando escrevinho sobre o Deodato. Os seus puxas se contorcem. Não tenho nada contra. Sou amigo do Deodato. Quem na política se arvora inimigo ou carrega as coisas para o lado pessoal é idiota. Mas a verdade é que o Eu Deodato, ficou explícito quando todo partido tava contra e ele bancou o cargo da querida e bela (ela tem personalidade!) Rosane dos Queijinhos. Isso não é o eu, eu, eu?
Primeiro eu!
Aliás, essa história de presidente de partido mamar na prefa de Itajaí é uma putaria. Tem uma pá que tratou de se aliar ao governo e arrumar um cargo pra se encostar. O caso do Marcelo Saldré, comandante dos seguidores brizolistas, é apenas um exemplo. Tratou logo de arrumar uma baita, suculenta e deliciosa teta no porto de Itajaí. A raia miúda da sigla teve que se contentar com o baixo escalão e salário...
Ao léu
Houve um considerável aumento de mendigos, flanelinhas e até crianças com adultos esmolando no centro de Itajaí. O que vem demonstrar que a secretaria de Desenvolvimento Social da prefa, sob o comando da Juçara Pamplona, anda pecando. Além disso, é necessária uma maior atenção do conselho tutelar.
Vento encanado
O prefeito psitacídeo Edson Periquito (PMDB) retornou de suas férias, mas até o momento em que dedilho estas atazanadas linhas, ainda não tocou no nome do substituto do Ney Clivati no cargo de chefão da Emasa, autarquia sob a mira do ministério Público. Qui dor!
Voltar pra Kombi
Já escutei de político de peso na Maravilha do Atlântico que o vereador e presidente do PSD, Dão Koeddermann, será o candidato a prefeito de Leonel Pavan (PSDB). Olha! E o pior: nos bastidores do paço dos altos da Dinamarca há quem defenda a sua volta a Kombi de pegar mendigos na madruga. Uiii!
Fica atiçando
Os detratores de Dão alegam que ele fica azucrinando nas redes sociais. Ajudando a disseminar maldades e espalhando pauta negativa contra o governo do Pirica. Ou seja, querem ver o diabo e não querem ver Dão nem pintado de PSD. Credo, meu povo!
Cobras & lagartos
Se contar sobre um secretário que andou metendo o sarrafo em outro para o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vai dar uma briga dos diabos. O homem teria perguntado ao burgomestre, em meio a um monte de abobrões, inclusive vereadores, como o alcaide mantinha determinada figura, soltando sapos, lagartos, cobras e serpentes pra cima do colega do primeiro escalão. Eu, hein!
Bronca da hora
A bronca da hora em Bombinhas foi a entrega pela prefa de três carnês: IPTU 2012, Taxa de Lixo 2012 e Correção IPTU 2006 2011. Quanto ao período anterior, desde a emancipação política da City do Mergulho até 2006, ninguém vai estrebuchar pagório corrigido porque já prescreveu o prazo. Segundo os comentários na rádio corredor, tem empresário rico e famoso que tinha registrado suas edificações luxuosas como sendo galpões e pagava uma merreca. Agora vai tomar no lombo R$ 300 mil de pagamento pelos atrasados.
Pupilo do atucanado
O pré-candidato Wanderley Paixão vem fazendo campanha pesada para se eleger prefeito de Bombinhas, tendo a tiracolo o ex-governador atucanado Leonel Pavan, que tem uma baita mansão no município e aposta um monte no seu pupilo. Inclusive, na semana que passou, eles participaram de aniversário de criança e até costelada com chimarrão em Bombas.
Collor de Bombinhas...
Os adversários de Paixão já estão chamando-o de novo Collor de Bombinhas, porque vem dizendo que vai romper com o atraso e trazer o progresso com prédios de até 25 andares. Mas, se depender do governo federal, ele estará órfão, porque lá o PSDB de Pavan não canta de galo. Ai, ai, ai, que dor!
Uma coisa é uma coisa...
Não tenho nada contra o pessoal que trampa no camelódromo. O que este espaço defende e ao longo destes quase oito anos registrou é que ali é uma praça pública. Não coloco nem a questão dos prédios históricos em seu entorno. Também não me emociona a tal de questão social. Ali, grande parte paga aluguel. Pode pagar então em outro local.
80 mil
Um boxe em cima da praça hoje custa, por baixo, de 70 a 80 mil reais. Tem quem possua de duas a três lojas. Enquanto isso, muito comerciante luta pra sobreviver na selva de impostos de toda ordem. Porque os governos municipal, estadual e federal sabem muito bem atochar na espinha da classe empresarial uma gama de impostos que é uma doidura.
Todo mundo lá
Então que se abra a praça para todos. Vamos acabar com a hipocrisia! Problema social tem de montão em Itajaí. Tem uma pá que deseja poder montar um negócio, vender uns badulaques em um baita ponto como hoje é a praça Arno Bauer, no coração da cidade. É feio não ter tido até hoje um prefeito de colhão pra resolver essa baita vergonheira.
Calar a boca
Mas aqui é assim. Se você apontar que tem um sujeito que se aproveita da complacência, ou seria da omissão do poder público, ou é jogo de interesses que protege os chegados, você ainda leva processo nas costas. Se o cara chegar e tomar conta, ainda recebe medalha, igualzinho naquele desenho animado do Mutley. A madre superiora diria que é soda, sem açúcar...
Teve colhão!
A ex-prefeita Ângela Amin (PP), teve colhão há alguns anos quando resolveu reformar a praça 15 de Novembro no centro da capital. Mandou cercar de tapumes e tirou o comércio irregular do local, arrumando, inclusive, o trabalho dos artesãos. Houve protestos, mas a muié enfrentou tudo com competência r coragem.
Quem sair na frente...
Na verdade, hoje em Itajaí existem quatro projetos de shoppings. Os já citados na coluna, no morro Cortado, do apresentador Ratinho; na avenida Abraão João Francisco, a Contorno Sul, do Horácio Figueiredo; do Waldir Benvenutti, na Adolfo Konder; e tem um projeto da Embraed, na região da praia Brava. Como não tem público pra isso tudo, quem largar na frente vai fazer os outros repensarem.
Dalminho
Como o espaço já explanou, o arquiteto, urbanista, historiador e professor (ufa!), Dalmo Vieira Filho, pode vir a prestar uma assessoria ao governo Jandir Bellini (PP). Ele estaria cotado a idealizar o funcionamento do instituto de Planejamento de Itajaí Lito Seara, entre outras questões urbanísticas de Itajaí. Uma boa.
